Questões de Artes do ano 2009

Lista completa de Questões de Artes do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

De que período é essa imagem?

  • A. Renascimento
  • B. Maneirismo
  • C. Classicismo
  • D. Romantismo

No livro Conceitos Fundamentais da História da Arte (1989), Wolfflin divide as formas gerais de representação em cinco pares de conceitos: forma aberta e forma fechada; linear e pictórico; plano e profundidade; pluralidade e unidade; e clareza e obscuridade. De acordo com essa conceituação a gravura de Goya apresenta:

  • A. forma fechada, pictórica, profundidade, pluralidade e clareza.
  • B. forma aberta, clareza, pluralidade, unidade e pictórico.
  • C. forma aberta, pictórico, linear, obscuridade e unidade.
  • D. forma fechada, linear, plano, clareza, unidade.

 

Estendendo as colocações do texto para o trabalho em sala de aula, a função prioritária da imaginação, no processo de ensino/aprendizagem da arte, seria a de propiciar ao aluno a

  • A. imaginação de formas artísticas autênticas para o mercado de arte.
  • B. criação de significações pessoais acerca da arte e do mundo.
  • C. criação de soluções plásticas inovadoras para as propostas sugeridas pelo professor.
  • D. imaginação de situações criativas para o seu cotidiano escolar.

Com base no texto, conclui-se que o processo criador se realiza por meio de duas ações fundamentais, que contemplam

  • A. abstrair e criar.
  • B. intuir e contemplar.
  • C. elaborar e configurar.
  • D. pensar e sentir.

No ensino de artes visuais, o processo de avaliação mediadora tem por intenção

  • A. promover melhores oportunidades de desenvolvimento dos alunos e de reflexão crítica da ação pedagógica, mediante desafios intelectuais, artísticos e estéticos.
  • B. averiguar o desempenho artístico dos alunos, com base nos resultados estéticos e cognitivos obtidos por meio de avaliações críticas e pontuais.
  • C. aferir os processos cognitivos, estéticos e artísticos dos alunos, por meio da análise criteriosa e específica dos trabalhos artísticos e estéticos.
  • D. propiciar situações de acolhimento, afeto e diálogo entre alunos e professores, por meio de ações pedagógicas quantitativamente distribuídas em atividades artísticas e intelectuais

No ensino pós-moderno de artes visuais, a autoavaliação é uma importante ferramenta no processo de avaliação, pois propicia ao aluno

  • A. tomada de consciência sobre seu processo de aprendizagem, de se perceber aprendendo e de querer aprender mais.
  • B. capacidade de se conhecer como produtor de arte e de desejar continuar aprendendo cada vez mais para ser um artista.
  • C. percepção da sua capacidade de auto-aprender sobre os processos de aprendizagem artística, conscientizando- se mediante a vivência da arte.
  • D. conscientização do seu processo de auto-aprendizagem sobre a arte, despertando sua percepção para aprender cada mais.

Em um trabalho pedagógico de artes visuais, o exercício reflexivo e crítico sobre essa notícia favorece a compreensão

  • A. da cor rosa como a preferida das mulheres com câncer de mama.
  • B. das representações visuais do feminino em nossa cultura.
  • C. da necessidade urgente de estabelecer uma cor como símbolo do feminino.
  • D. da expressividade da cor rosa na arte contemporânea de artistas feministas.

Segundo Ostrower (1983, p.235), “o vermelho, o verde, ou qualquer outra cor, pode vir a ter significados múltiplos e até bem diversos, uma vez que a expressividade da cor dependerá das funções que desempenhe”. Segundo esse entendimento, a cor desempenha uma função conceitual e informativa de caráter

  • A. objetivo
  • B. direto
  • C. dispersivo
  • D. subjetivo

 

A imagem que se vê é uma fotografia de uma performance. O resultado da composição apresenta uma

  • A. verticalização da composição com eixo descentralizado, recurso muito usado no barroco.
  • B. espacialização elíptica de linhas em torno da figura principal, reforçando o efeito dramático do romantismo.
  • C. composição piramidal de equilíbrio estático, esquema clássico do Renascimento.
  • D. acentuação do rebatimento geometrizado para enfatizar o contaste claro/escuro da composição maneirista.

Observe o diálogo de formas e os jogos das linhas que estruturam a cadeira red and blue do arquiteto holandês Gerrit Rietveld e responda.

Em que estilo da arte moderna essa cadeira é inspirada?

  • A. Artes e ofícios
  • B. Suprematismo
  • C. Cubismo
  • D. Fauvismo
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...