Questões de Artes do ano 2009

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A cultura visual tem sido defendida como uma possível metodologia de ensino de artes nas escolas por desenvolver

  • A. o potencial mercadológico dos sujeitos produtores de arte, bem como o seu olhar estético sobre o poder estabelecido pela sociedade e economia.
  • B. a capacidade do estudante de ler imagens de arte, a fim de apreciar e obter prazer estético no contato com as formas criativas produzidas pelos artistas.
  • C. a compreensão crítica do papel das práticas sociais do olhar e da representação visual, de suas funções sociais e das relações de poder.
  • D. a percepção visual sobre a arte e suas novas tecnologias, que representam a consolidação das relações sociais e culturais da atualidade.

Em uma abordagem formalista, pode-se descrever as poltronas da designer brasileira Júlia Krantz, enfatizando-se

  • A. formas geometrizadas com base na esfera, textura háptica e ritmo ondulado.
  • B. formas concretas baseadas na natureza, textura lisa e ritmo curvilíneo.
  • C. formas naturalistas, textura estriada e ritmo uniforme das linhas de construção.
  • D. formas orgânicas, textura visual estriada e ritmo linear contínuo.

De acordo com Pimentel (In: BARBOSA, 2002, p.114-115), a arte, em todos os tempos, sempre recorreu as inovações tecnológicas para seus propósitos, até mesmo porque necessita do que está disponível, para que algo seja criado. A autora argumenta que “ a escola se apropria das tecnologias desenvolvidas com o mesmo enfoque tradicional de supremacia do texto em detrimento ao estudo da imagem”.

Seguindo a argumentação da autora, o uso da tecnologia (informática e computação) na escola não tem favorecido o ensino de artes visuais, porque

  • A. as tecnologias na sala de aula ressignificam o repertório visual na aprendizagem cultural dos alunos.
  • B. o uso das tecnologias de imagens gera impasses na aprendizagem textual.
  • C. o programa de ensino prioriza a edição de textos e bancos de dados.
  • D. os programas e softwares são explorados como ferramenta para a alfabetização visual.

Na arte/educação contemporânea, estimula-se a utilização das redes de comunicação e o uso de softwares gráficos para

  • A. a criação individual mais consistente por meio da pesquisa na internet.
  • B. o conhecimento de como a arte informatizada contribui para as outras disciplinas.
  • C. a originalidade dos trabalhos de arte sem referência das cópias de outros artistas.
  • D. o intercâmbio e simultaneidade de operações artísticas.

As recentes metodologias para o ensino de artes investem na proposição de projetos com narrativas individuais e/ou coletivas. Pode-se justificar esse investimento pelo fato de as narrativas

  • A. transmitirem conteúdos mais eficazes da história da arte.
  • B. permitirem construir trabalhos artísticos mais refinados.
  • C. revelarem relações dos sujeitos com eles mesmos e com os outros.
  • D. facilitarem a tarefa de avaliar os conteúdos proposto no plano de aula.

 

Na atualidade é urgente a atenção às questões ambientais em todas as áreas do currículo. Na estreita ligação entre as artes visuais e o meio ambiente, pode-se destacar

  • A. a relação estética entre natureza, invenção humana e cultura que configura aspectos emergentes de uma nova cidadania.
  • B. a relação entre o artista e a natureza que pode incrementar o mercado de artes na contemporaneidade.
  • C. a aproximação entre o ser humano e o ambiente natural que gera relações estéticas existentes no passado.
  • D. a relação arte e natureza que configura uma necessidade de artistas engajados em cargos do governo.

Segundo Ana Mae Barbosa, o esforço de se entender a área de Arte-Educação ou Ensino de Arte em relação à cultura tem gerado estudos significativos que apontam a arte como cultura e

  • A. expressão.
  • B. experiência.
  • C. sensibilidade.
  • D. racionalidade.

Na década de 80, chegaram ao Brasil metodologias norteamericanas de leitura de imagens, que utilizavam as habilidades de descrever, analisar, interpretar e produzir como as bases do ensino de artes. Por mais de duas décadas, os professores brasileiros de artes encontraram dificuldades de apropriação dessas propostas, porque

  • A. a tradição do “saber fazer” que predominava no contexto brasileiro desvalorizava outras habilidades como o saber ler e interpretar.
  • B. as concepções de alfabetização visual aceitas e utilizadas no Brasil eram as formuladas pelos autores espanhóis e portugueses.
  • C. as vivências pedagógicas existentes no contexto brasileiro possuíam uma sólida base de leitura de imagem, refutando um modelo estrangeiro.
  • D. o entendimento comum dos educadores era o da incapacidade natural das crianças brasileiras para a habilidade da leitura e descrição de imagens.

O relato dessa experiência permite afirmar que as ações desenvolvidas tiveram por base procedimentos metodológicos

  • A. intradisciplinares, que envolvem diversas linguagens artísticas.
  • B. transdisciplinares, que colocam a arte como eixo transversal.
  • C. multidisciplinares, que colocam a arte e os demais campos de conhecimento num mesmo projeto ambiental.
  • D. interdisciplinares, que buscam o diálogo entre linguagens da arte e meio ambiente.

Uma das tarefas mais complexas dos professores de artes no contexto da educação formal é a avaliação. Arte-educadores, na atualidade, investem na avaliação formativa, porque

  • A. oferece parâmetros para diagnosticar o grau de originalidade.
  • B. estabelece etapas de evolução na produção de imagens.
  • C. oportuniza modificações contínuas, valorizando o processo.
  • D. permite aferir a liberdade de expressão de cada aluno.
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