Questões de Artes do ano 2011

Lista completa de Questões de Artes do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Semana de Arte Moderna, também conhecida por Semana de 22, foi um dos principais movimentos artísticos do século XX no Brasil. Com relação a esse movimento, julgue os próximos itens.

As principais características da produção artística realizada no contexto da Semana de 22 foram a renovação da linguagem, a experimentação, a liberdade criadora e a ruptura com o passado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Semana de Arte Moderna, também conhecida por Semana de 22, foi um dos principais movimentos artísticos do século XX no Brasil. Com relação a esse movimento, julgue os próximos itens.

Os movimentos artísticos que irromperam durante a Semana de Arte Moderna advinham exclusivamente do campo das artes visuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Semana de Arte Moderna, também conhecida por Semana de 22, foi um dos principais movimentos artísticos do século XX no Brasil. Com relação a esse movimento, julgue os próximos itens.

As atividades artísticas que compuseram a Semana de 22 ocorreram simultaneamente em diversas capitais do Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as afirmações:

I. A tendência de associar o Ensino da Arte com a Cultura Visual é forte.

II. O compromisso com a diversidade cultural é enfatizado pela Arte-Educação Pós-Moderna.

III. O conhecimento da imagem é de fundamental importância tanto para o desenvolvimento da subjetividade quanto para o desenvolvimento profissional.

IV. A originalidade é um fator da criatividade extremamente valorizado.

Sobre o pensamento de Ana Mae Barbosa em relação à Arte na escola, atualmente, está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV.

  • E.

    III e IV, apenas.

Na história da arte brasileira, dois artistas que, muito significativamente, operaram com a inserção do corpo inteiro do receptor na construção de suas obras são

  • A.

    Regina Silveira e Tunga.

  • B.

    Lygia Clark e Hélio Oiticica.

  • C.

    Iole de Freitas e Nuno Ramos.

  • D.

    Carmela Gross e Cildo Meireles.

  • E.

    Tarsila do Amaral e Amilcar de Castro.

O projeto de criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional − Iphan −, em 1937, envolveu a intelectualidade modernista e teve como base um anteprojeto elaborado por

  • A.

    Mário de Andrade.

  • B.

    Tarsila do Amaral.

  • C.

    Oswald de Andrade.

  • D.

    Menotti del Picchia.

  • E.

    Graça Aranha.

Observe a reprodução da obra Lavadeiras, de Candido Portinari, e leia o comentário de Fayga Ostrower (2004) sobre a obra.

Com base na imagem e no comentário, está correto afirmar que

  • A.

    a forma e o conteúdo são independentes.

  • B.

    o invisível do conteúdo só se torna visível pela forma.

  • C.

    o conteúdo e a forma são visíveis exclusivamente na pintura.

  • D.

    o conteúdo como mensagem do artista é independente da forma.

  • E.

    a forma é a expressividade de um conteúdo como mensagem.

O Brasil também teve sua cota de participação na arte barroca. Em várias províncias brasileiras, artistas se dedicaram à elaboração de uma arte expressiva e rica em detalhes ornamentais. Considerando a arte barroca brasileira e as figuras IX e X, representativas dessa arte, julgue os itens a seguir.

O tipo de pintura de teto retratada na figura IX, geralmente encontrado em igrejas e capelas, com imagens de santos ou de Jesus, tem como objetivo sugerir ausência de cobertura, como se o templo estivesse a céu aberto.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Brasil também teve sua cota de participação na arte barroca. Em várias províncias brasileiras, artistas se dedicaram à elaboração de uma arte expressiva e rica em detalhes ornamentais. Considerando a arte barroca brasileira e as figuras IX e X, representativas dessa arte, julgue os itens a seguir.

A figura X apresenta uma das principais características da escultura barroca: a riqueza de detalhes, que confere maior expressividade à figura retratada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Brasil também teve sua cota de participação na arte barroca. Em várias províncias brasileiras, artistas se dedicaram à elaboração de uma arte expressiva e rica em detalhes ornamentais. Considerando a arte barroca brasileira e as figuras IX e X, representativas dessa arte, julgue os itens a seguir.

O barroco brasileiro pode ser dividido, regionalmente, em alto Barroco –– do Rio de Janeiro até o Nordeste — e baixo Barroco — de Minas Gerais até a região de Santa Catarina.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...