Lista completa de Questões de Artes do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os vestígios deixados pelo artista nos chamados documentos de processo oferecem meios para captar fragmentos do
pensamento intuitivo intelectual.
pensamento formalizado.
pensamento criativo.
planejamento, execução e erros da obra.
planejamento, execução e avaliação posterior da obra.
Conforme a definição de Cassirer (In: Santaella, 2003), a cultura é um sistema
contemporâneo de formas.
tradicional de formas.
universal de formas artísticas.
simbólico de formas.
empresarial do mercado artístico.
Considere os seguintes conceitos de espaços culturais:
I. Lugares do entretenimento expandidos para lugares da experiência por meio da ação do professor, do mediador.
II. Lugares que reafirmam o sentido de não pertencimento dos alunos àquele mundo cultural.
III. Espaços para uma viagem/expedição com um objetivo comum, algo a investigar, a estudar.
IV. Lugares sacralizados da alta cultura e erudição que promovem parceria com a escola para elevar professores e alunos ao atributo de pessoas cultas.
Segundo Mirian Celeste Martins, Rejane Coutinho e Stela Barbieri (Programa Cultura é Currículo), está correto o apresentado em
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O texto A leitura da imagem sob o ponto de vista da semiótica, de Sandra Regina Ramalho e Oliveira (In: Oliveira, 2007), discorre sobre o processo de leitura de imagens, que a autora vem estudando e investigando, com o objetivo único de concentrar a atenção do olhar e do entendimento do leitor sobre a imagem em si. Nessa perspectiva semiótica, é dispensável o que está fora da imagem, como
I. a história de vida do artista.
II. o título da obra.
III. a época e o contexto da sua realização.
IV. o estilo.
Está correto o apresentado em
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
No campo de estudo da cultura visual, a experiência visual é uma articulação
contextual, ideológica e política.
histórica, geográfica e religiosa.
semiótica, etnográfica e estética.
política, ideológica e artística.
religiosa, estética e artística.
Sobre a construção da competência de leitura da imagem, considere:
I. A imagem a ser lida pode ser apresentada aos leitores antes de qualquer outra informação.
II. O tempo da leitura, tanto de textos verbais quanto visuais, deve ser o tempo de um olhar que vagueia e com prazer passeia sobre a imagem da arte.
III. A leitura da imagem deve ser feita a partir de uma única metodologia.
IV. A referência dos passos de uma metodologia de leitura da imagem deve ser seguida fielmente.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
A palavra estética, originada do grego aisthésis, que significa percepção, sensação, refere-se ao que pode ser percebido pelos sentidos. No século XVII, Alexander Baumgarten utilizou o termo para teorizar sobre o belo e suas manifestações no âmbito da arte. Para o filósofo Kant, a estética se contrapõe à razão como uma alternativa de acesso ao conhecimento do mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens subsecutivos.
A função da obra de arte sempre será, de uma forma ou de outra, a de mímesis (imitação) da realidade, tal como se afirmava na tradição grega clássica.
A palavra estética, originada do grego aisthésis, que significa percepção, sensação, refere-se ao que pode ser percebido pelos sentidos. No século XVII, Alexander Baumgarten utilizou o termo para teorizar sobre o belo e suas manifestações no âmbito da arte. Para o filósofo Kant, a estética se contrapõe à razão como uma alternativa de acesso ao conhecimento do mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens subsecutivos.
Ao se refletir sobre a arte, deve-se considerar que o conceito de estética varia de acordo com o contexto cultural e histórico da produção artística.
A palavra estética, originada do grego aisthésis, que significa percepção, sensação, refere-se ao que pode ser percebido pelos sentidos. No século XVII, Alexander Baumgarten utilizou o termo para teorizar sobre o belo e suas manifestações no âmbito da arte. Para o filósofo Kant, a estética se contrapõe à razão como uma alternativa de acesso ao conhecimento do mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens subsecutivos.
De modo geral, no âmbito do universo artístico, a estética é associada à reflexão e ao entendimento da natureza e da função da arte.
A palavra estética, originada do grego aisthésis, que significa percepção, sensação, refere-se ao que pode ser percebido pelos sentidos. No século XVII, Alexander Baumgarten utilizou o termo para teorizar sobre o belo e suas manifestações no âmbito da arte. Para o filósofo Kant, a estética se contrapõe à razão como uma alternativa de acesso ao conhecimento do mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens subsecutivos.
A apreciação estética de uma obra de arte pode envolver, além da interpretação subjetiva, parâmetros formais e técnicos, como, por exemplo, tema, técnica empregada e estilo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...