Questões de Artes do ano 2012

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A dança moderna serviu de base ao balé contemporâneo. Surgiu da oposição ao balé acadêmico tradicional e foi orientada pelo:

  • A.

    Expressionismo

  • B.

    Fauvismo

  • C.

    Cubismo

  • D.

    Impressionismo.

  • E.

    Futurismo.

O ponto é uma marca visível com contorno imperceptível. A linha é um traço contínuo, visível ou imaginário que separa dois planos.

O traço é uma linha ou conjunto de linhas que revela um movimento lento e progressivo.

As marcas correspondem a uma série de impressões deixadas pela passagem ou ação de alguém.

As manchas são zonas de contornos indefinidos que criam áreas de luz e sombra.

*Ponto, linha, traço, marcas e manchas compõem mais especificamente...

  • A.

    Uma fotografia.

  • B.

    Uma colagem.

  • C.

    Um desenho.

  • D.

    Uma instalação.

Para Ostrower (2004), são vocábulos da linguagem visual:

  • A.

    linha e superfície.

  • B.

    linha, superfície e volume.

  • C.

    linha, superfície e cor.

  • D.

    linha, superfície, volume, luz e cor.

  • E.

    linha, superfície, volume, luz, cor e textura.

Uma das relações colorísticas é a relativa às “temperaturas” cromáticas. Sua origem remonta às experiências humanas imemoriais. São consideradas cores quentes primárias:

  • A.

    vermelha e amarela.

  • B.

    verde e vermelha.

  • C.

    azul e verde.

  • D.

    vermelha e azul.

  • E.

    marrom e vermelha.

São consideradas cores complementares do azul, do vermelho e do amarelo, respectivamente:

  • A.

    roxo, verde e laranja.

  • B.

    verde, roxo e marrom.

  • C.

    laranja, verde e roxo.

  • D.

    marrom, verde e azul.

  • E.

    amarela, azul e verde.

Em 1820, o filósofo, poeta e teatrólogo Wolfgang Goethe, um dos maiores críticos de arte da história, ousou questionar a teoria das cores do físico Isaac Newton.

Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.

I - É um efeito que, embora dependente da luz, não seria a própria luz.

II - O branco, por ser uma cor mais clara que todas as outras, não poderia ser formada pelo somatório delas, contrariando assim a Síntese Aditiva.

III - Existem três tipos de cores: um resultado da ação visual, um fenômeno derivado de meios incolores e como parte integrante dos objetos visualizados.

Está de acordo com Goethe o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O preto, o branco e o cinza, servem para a preparação de outras cores dando-lhes maior ou menor intensidade ou gradação definida:

  • A.

    análogas.

  • B.

    contraste.

  • C.

    complementares.

  • D.

    cores neutras.

É uma só cor com suas tonalidades, são as mesmas cores, mais claras o mais escuras, denominada:

  • A.

    isocromia.

  • B.

    monocromia.

  • C.

    policromia.

  • D.

    terciária.

É a distribuição harmoniosa de pontos, linhas, formas e cores com a finalidade de agradar a quem olhar, através da repetição de motivos:

  • A.

    composição gestual.

  • B.

    composição musical.

  • C.

    cultural.

  • D.

    composição decorativa.

De acordo com a arteterapeuta Claudia Colagrande, “o olho é sensível a três cores básicas que possibilitam a percepção das demais.” São consideradas cores primárias:

  • A.

    vermelho, cinza e branco.

  • B.

    preto, branco e azul.

  • C.

    amarelo, preto e cinza.

  • D.

    azul, vermelho e amarelo.

  • E.

    branco, vermelho e amarelo.

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