Questões de Artes do ano 2012

Lista completa de Questões de Artes do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a arteterapeuta Márcia Victorio, “a música estimula o cérebro por meio do tálamo, que é sede de todas as emoções e sensações e de todos os sentimentos. É por meio dele que o centro cerebral é automaticamente invadido sem bloqueio algum, possibilitando o sentir e o criar.” A teoria psicológica que faz referência direta ao trecho acima é a:

  • A.

    neurocientífica.

  • B.

    gestáltica

  • C.

    junguiana

  • D.

    psicanalítica.

  • E.

    reichiana

Em um setting arteterapêutico, algumas das experiências musicais possíveis na prática de trabalho são:

  • A.

    recriação, respiração e composição.

  • B.

    composição, improvisação e recriação.

  • C.

    improvisação, percepção e respiração.

  • D.

    percepção, composição e improvisação.

  • E.

    recriação, respiração e percepção.

Um mesmo comprimento de onda eletromagnética pode ser percebido de maneira diferente por pessoas diversas, revelando a cor como um fenômeno fisiológico. Diante do exposto, pode-se afirmar que a cor é um fenômeno de caráter:

  • A.

    superficial e analógico.

  • B.

    digital e pictórico.

  • C.

    artificial e seletivo.

  • D.

    subjetivo e individual.

  • E. ingênuo e inerente.

Segundo Fayga Ostrower (1987) “Se fossemos perguntar de quantos vocábulos se constitui a linguagem visual, de quantos elementos expressivos, a resposta seria: de cinco”. Os cinco elementos visuais, segundo a autora, são:

  • A.

    ponto, linha, forma, luz e cor.

  • B.

    linha, superfície, volume, luz e cor.

  • C.

    linha, forma, cor, volume e textura.

  • D.

    forma, direção, tom, cor e dimensão

  • E. forma, movimento, dimensão, textura e escala.

O azul é a cor primária ausente na composição do laranja, portanto, o azul e o laranja são cores:

  • A.

    secundárias.

  • B.

    análogas.

  • C.

    suplementares.

  • D.

    complementares.

  • E.

    terciárias.

As cores transmitem sensações de temperatura. As derivadas do vermelho são chamadas de cores:

  • A.

    frias.

  • B.

    sóbrias

  • C.

    neutras

  • D.

    pastéis.

  • E.

    quentes

Sem a luz, não percebemos os volumes dos objetos tridimensionais, portanto, diante dessa afirmação, pode-se dizer que volume é:

  • A.

    a possibilidade de se apresentar desenhos e gravuras com cores chapadas.

  • B.

    a variedade de modelos para o trabalho de estampasemcamisetas.

  • C.

    qualquer elemento tridimensional caracterizado pela incidência da luz.

  • D.

    a resposta às exigências de um público cada vez mais conhecedor da arte.

  • E. a matéria-prima de origem mineral para colorir vasos de cerâmica.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Um arte-educador precisa ensinar a teoria das cores para uma determinada turma, mas teme que uma aula somente teórica entedie os alunos. Ao comentar sobre o assunto na sala dos professores, o professor de física o ouviu e propôs um intercâmbio entre as duas aulas, uma vez que, por coincidência, ele estava prestes a iniciar o conteúdo de óptica, ramo da física que estuda as luzes. Para isso, ambos utilizaram na aula três _________, sendo uma _________, uma _________ e uma _________, para explicar sobre a teoria da cor-luz e o sistema _________. Já para explicar a teoria da cor-pigmento, utilizaram três _________ nas cores _________, _________ e _________ do sistema _________.

  • A.

    lâmpadas/ vermelha/ verde/ azul/ CMYK/ tintas/ ciano/ magenta/ amarelo/ RGB

  • B.

    tintas/ vermelha/ amarela/ azul/ CMYK/ lâmpadas/ ciano/ magenta/ amarelo/ RGB

  • C.

    lâmpadas/ vermelha/ verde/ azul/ RGB/ tintas/ ciano/ magenta/ amarelo/ CMYK

  • D.

    tintas/ verde/ amarela/ azul/ RGB/ lâmpadas/ azul/ vermelho/ verde/ CMYK

Analise as afirmações abaixo relacionadas à temperatura das cores e suas misturas.

I. As cores quentes normalmente são consideradas excitantes e as cores frias são consideradas calmantes.

II. Preto, branco, marrom e cinza são cores neutras.

III. A mistura entre as cores vermelha e amarela resultam na cor magenta.

IV. A cor roxa é uma mistura entre o rosa, que é uma cor quente, e o azul, que é uma cor fria. Por isso, a temperatura dessa cor varia do quente para o frio, dependendo da quantia de rosa ou de azul que for adicionada na mistura.

V. A cor laranja sempre será quente, enquanto a cor verde sempre será fria.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e V, apenas.

  • B.

    II e V, apenas.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV, apenas.

Observe esta obra.´

Agora, analise as afirmações abaixo.

• Picasso pintou essa tela para representar sua indignação em relação ao bombardeio da pequena cidade da Biscaia, região norte da Espanha, ocorrido em 26 de abril de 1937, provocando ferimentos e mortes em 40% da população.

• Para representar o clima que envolvia o massacre, Picasso usou cores sombrias, como cinza, preto e branco.

• O valor artístico de Guernica é questionável, visto que a obra não representa a beleza da forma como é classicamente concebida.

• No centro, um cavalo apavorado em disparada representa as forças irracionais da destruição.

• Uma figura masculina, geometricamente esquartejada, domina a parte inferior do quadro.

Quantas estão corretas?

  • A.

    3

  • B.

    2

  • C.

    4

  • D.

    5

  • E.

    1

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...