Lista completa de Questões de Artes do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - Elementos da linguagem visual - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo a arteterapeuta Márcia Victorio, a música estimula o cérebro por meio do tálamo, que é sede de todas as emoções e sensações e de todos os sentimentos. É por meio dele que o centro cerebral é automaticamente invadido sem bloqueio algum, possibilitando o sentir e o criar. A teoria psicológica que faz referência direta ao trecho acima é a:
neurocientífica.
gestáltica
junguiana
psicanalítica.
reichiana
Artes - Elementos da linguagem visual - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Em um setting arteterapêutico, algumas das experiências musicais possíveis na prática de trabalho são:
recriação, respiração e composição.
composição, improvisação e recriação.
improvisação, percepção e respiração.
percepção, composição e improvisação.
recriação, respiração e percepção.
Artes - Elementos da linguagem visual - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Um mesmo comprimento de onda eletromagnética pode ser percebido de maneira diferente por pessoas diversas, revelando a cor como um fenômeno fisiológico. Diante do exposto, pode-se afirmar que a cor é um fenômeno de caráter:
superficial e analógico.
digital e pictórico.
artificial e seletivo.
subjetivo e individual.
Artes - Elementos da linguagem visual - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Segundo Fayga Ostrower (1987) Se fossemos perguntar de quantos vocábulos se constitui a linguagem visual, de quantos elementos expressivos, a resposta seria: de cinco. Os cinco elementos visuais, segundo a autora, são:
ponto, linha, forma, luz e cor.
linha, superfície, volume, luz e cor.
linha, forma, cor, volume e textura.
forma, direção, tom, cor e dimensão
Artes - Elementos da linguagem visual - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O azul é a cor primária ausente na composição do laranja, portanto, o azul e o laranja são cores:
secundárias.
análogas.
suplementares.
complementares.
terciárias.
Artes - Elementos da linguagem visual - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
As cores transmitem sensações de temperatura. As derivadas do vermelho são chamadas de cores:
frias.
sóbrias
neutras
pastéis.
quentes
Artes - Elementos da linguagem visual - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Sem a luz, não percebemos os volumes dos objetos tridimensionais, portanto, diante dessa afirmação, pode-se dizer que volume é:
a possibilidade de se apresentar desenhos e gravuras com cores chapadas.
a variedade de modelos para o trabalho de estampasemcamisetas.
qualquer elemento tridimensional caracterizado pela incidência da luz.
a resposta às exigências de um público cada vez mais conhecedor da arte.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Um arte-educador precisa ensinar a teoria das cores para uma determinada turma, mas teme que uma aula somente teórica entedie os alunos. Ao comentar sobre o assunto na sala dos professores, o professor de física o ouviu e propôs um intercâmbio entre as duas aulas, uma vez que, por coincidência, ele estava prestes a iniciar o conteúdo de óptica, ramo da física que estuda as luzes. Para isso, ambos utilizaram na aula três _________, sendo uma _________, uma _________ e uma _________, para explicar sobre a teoria da cor-luz e o sistema _________. Já para explicar a teoria da cor-pigmento, utilizaram três _________ nas cores _________, _________ e _________ do sistema _________.lâmpadas/ vermelha/ verde/ azul/ CMYK/ tintas/ ciano/ magenta/ amarelo/ RGB
tintas/ vermelha/ amarela/ azul/ CMYK/ lâmpadas/ ciano/ magenta/ amarelo/ RGB
lâmpadas/ vermelha/ verde/ azul/ RGB/ tintas/ ciano/ magenta/ amarelo/ CMYK
tintas/ verde/ amarela/ azul/ RGB/ lâmpadas/ azul/ vermelho/ verde/ CMYK
Analise as afirmações abaixo relacionadas à temperatura das cores e suas misturas.
I. As cores quentes normalmente são consideradas excitantes e as cores frias são consideradas calmantes. II. Preto, branco, marrom e cinza são cores neutras. III. A mistura entre as cores vermelha e amarela resultam na cor magenta. IV. A cor roxa é uma mistura entre o rosa, que é uma cor quente, e o azul, que é uma cor fria. Por isso, a temperatura dessa cor varia do quente para o frio, dependendo da quantia de rosa ou de azul que for adicionada na mistura. V. A cor laranja sempre será quente, enquanto a cor verde sempre será fria. É correto o que se afirma emI, II e V, apenas.
II e V, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
Observe esta obra.´
Agora, analise as afirmações abaixo.
Picasso pintou essa tela para representar sua indignação em relação ao bombardeio da pequena cidade da Biscaia, região norte da Espanha, ocorrido em 26 de abril de 1937, provocando ferimentos e mortes em 40% da população.
Para representar o clima que envolvia o massacre, Picasso usou cores sombrias, como cinza, preto e branco.
O valor artístico de Guernica é questionável, visto que a obra não representa a beleza da forma como é classicamente concebida.
No centro, um cavalo apavorado em disparada representa as forças irracionais da destruição.
Uma figura masculina, geometricamente esquartejada, domina a parte inferior do quadro.
Quantas estão corretas?
3
2
4
5
1
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...