Questões de Artes do ano 2012

Lista completa de Questões de Artes do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que revele os elementos visuais presentes na Obra do artista holandês, Piet Mondrian (1872/1944):

  • A.

    Ponto, linha, forma e cor.

  • B.

    Ponto, linha, cor e volume.

  • C.

    Linha, forma, cor e textura.

  • D.

    Cor, volume, textura; além de luz e sombra.

Sobre o Movimento Expressionista, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias do homem do século XX.

  • B.

    Na pintura, há a deformação das figuras. Para isso o artista faz uso de linhas sinuosas, o que provoca certo efeito visual e plástico.

  • C.

    Foi uma reação à pintura realista, o que justifica a existência da deformação na pintura.

  • D.

    Sobre a temática, preferência pelo patético, trágico, triste e sombrio, além dos medos e inseguranças do homem.

Não diz respeito a Arte e a Cultura Egípcia:

  • A.

    A construção de pirâmides.

  • B.

    Os hieróglifos; a escrita como ornamento.

  • C.

    A “Lei da Frontalidade”; a frontalidade das figuras existente na pintura.

  • D.

    A busca incessante pela perfeição e o naturalismo.

“Em 1917, o artista francês Marcel Duchamp (1887-1968) enviou esta obra para o Salão dos independentes, em Nova York, onde haveria um concurso de arte. A obra, à qual Duchamp deu o título de Fonte, é um mictório invertido. Ele assinou a peça usando um pseudônimo. O trabalho foi desclassificado, mas o gesto de Duchamp entrou para a história”.

O fato de o artista tirar um objeto da sua função original, atribuindo-lhe em seguida um novo significado faz com que em arte o mesmo receba o nome de:

  • A.

    instalação.

  • B.

    objeto de arte; ready-made.

  • C.

    assemblage.

  • D.

    performance.

“Buscando inspiração da África, ele descobriu, nas máscaras de madeira e folhas, na policromia das esculturas e nas pinturas corporais, toda a força da arte negra, fazendo do seu trabalho uma obra-prima do Modernismo”. O trecho acima se refere a:

  • A.

    Cardosinho.

  • B.

    Da Vinci.

  • C.

    Picasso.

  • D.

    Portinari.

Qual o autor do mural “Guernica”, que representa os horrores da guerra civil espanhola de 1937?

  • A.

    Leonardo da Vinci.

  • B.

    Pablo Picasso.

  • C.

    Cândido Portinari.

  • D.

    Velásquez.

A obra representa uma figura andrógena num momento de profunda angústia e desespero existencial. O pano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. É considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci. O texto acima diz sobre:

  • A.

    O grito, de Munch.

  • B.

    A criação do homem, de Michelângelo.

  • C.

    O nascimento de Vênus, de Botticelli.

  • D.

    O homem amarelo, de Anita Malfatti.

Ele criou ideias de que a partir de um ponto no espaço o dançarino poderia torcer dobrar, esticar o tronco e outras partes do corpo para frente e para trás; mostrou que outras direções deveriam ser exploradas em todos os sentidos. Suas propostas estão presentes ainda hoje nos estudos e treinamentos de muitos educadores e artistas da dança em vários países. Estamos falando de:

  • A. Mikail Baryshnikov.
  • B.

    M.Rambert.

  • C.

    Rudolf Laban.

  • D.

    Rudolf Dalcroze.

Até meados do século XIX, o conceito de Barroco era aplicado a fenômenos, de acordo com a estética classicista, considerados extravagantes, confusos, bizarros, irregulares e inconstantes. Atualmente, porém, sabe-se que

  • A.

    o Barroco foi a reordenação mais importante da História da Arte.

  • B. o Barroco foi um fenômeno dependente de movimentos anteriores, cujos elementos estão interligados.
  • C.

    o Barroco foi um fenômeno completo, autossuficiente, cujos elementos estão todos interligados e interdependentes.

  • D.

    a concepção do Barroco é estática e obedece a rígido planejamento.

  • E.

    a concepção artística do Barroco é cinemática, e a aparente ausência de clareza está relacionada à qualidade da improvisação.

Em 1907, Pablo Picasso finalizou a obra com a qual romperia com os cânones da pintura, que tem o título de

  • A.

    La Vie

  • B.

    La Muse

  • C.

    Le Pigeon aux Petit Pois

  • D.

    Les Demoiselles D’Avignon

  • E.

    Guernica

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...