Lista completa de Questões de Artes do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o Barroco, é correto afirmar:
Velásquez é um dos principais artistas do barroco italiano.
Mestre Valentim esculpiu Os Doze Profetas, em Congonhas do Campo (MG).
O período inicial do barroco é chamado de rococó.
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, e nunca conseguiu assumir características próprias.
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrastes.
Perseguir ideias e viver intensamente o exercício do pensamento visual faz parte da pesquisa artística e investigadora dos artistas.
Abordar a natureza através de cilindros, esferas e cones foi objetivo de pesquisa artística de um artista abaixo relacionado. Indique-o.
Paul Cézanne
Pablo Picasso
Paul Gauguin
Claude Monet
Franz Krajcberg
A leitura, enquanto conteúdo escolar, é uma das maneiras de proporcionar o desenvolvimento estético. Pesquisa sobre apreciação artística efetuada por Michael Parsons (1992) tem contribuído para um maior entendimento sobre a leitura de imagens na escola. Segundo o autor, em cada estágio aparece um tópico estético que prevalece na leitura.
Assinale o tópico estético predominante no terceiro estágio.
A cor
A expressão
O aspecto formal
O tema
O espaço do quadro rejeita distinções entre forma e fundo, sua principal característica é a tentativa de situar uma forma no espaço, sem o processo formal da perspectiva.
Essa afirmativa descreve o movimento denominado:
Cubismo.
Futurismo.
Maneirismo.
Pontilhismo.
Pós-Impressionismo.
No que tange ao desenho artístico, identifique as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) O fusain é um carvão indicado para desenhar.
( ) A perspectiva linear é a que indica precisamente o afastamento relativo dos objetos pela gradação de cores e tons.
( ) Um croqui, estudo ou esboço pode ser considerado o embrião de um desenho.
( ) Dentre as relações das proporções existentes entre as diversas partes do corpo humano, uma das utilizadas é a de 7,1/2 cabeças.
( ) O ponto de fuga é o ponto que estabelece o foco do desenho.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V V V F F.
V F V V V.
V F V V V.
V F V F F.
F V F F V.
Neste ano o mundo da arte recebeu com pesar a notificação de morte do pintor e escultor catalão Antoni Tàpies, 88 anos, considerado um dos maiores representantes europeus da arte abstrata do pós-guerra.
Frente à obra de Tàpies, podemos afirmar que:
ele utilizava nos seus quadros materiais específicos da pintura tradicional.
incorpora materiais de lixo urbano em propostas naturalistas.
o gesto liberta-se, porém sem liberdade poética, sendo a pintura reflexiva e simbólica.
na tela tudo parece estar sob o controle das linhas.
com o tempo passou a ser mais expressiva e deu origem àquilo que se designa por pintura matérica, ganhando volume.
Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo, com relação à arte contemporânea.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 2 3 4
2 1 3 4
2 3 4 1
2 3 4 1
4 1 3 2
O Batik rompe os padrões estéticos da pintura convencionalemtecidos por meio de:
sombras representativas de animais.
utilização correta do lápis pastel.
marcas com dimensões definidas.
umjogo de sobreposições cromáticas.
Uma das pinturas mais famosas do movimento artístico conhecido como Cubismo foi produzida em 1937, e representa o bombardeio de uma cidade basca por aviões alemães apoiados por Francisco Franco na Guerra Civil Espanhola, pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Nela, figura uma situação caótica, na qual pessoas agonizam em desespero por causa dos horrores de uma guerra. Entre todo esse horror, há inclusive uma mãe que chora perante o corpo do filho morto. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta esta obra e seu respectivo autor.
Guernica, de Pablo Picasso.
Les Demoiselles Davignon, de Pablo Picasso.
O Porto de Anvers, de Georges Braque.
Guernica, de Cândido Portinari.
a visão que os europeus tinham das tribos africanas, das quais os capturavam para vendê-los como escravos no Brasil, que consumiam a carne dos seus semelhantes mortos por motivos religiosos.
a visão que os europeus tinham dos indígenas americanos, como sendo seres selvagens, nus e praticantes de antropofagia.
a visão que os indígenas brasileiros tinham dos negros africanos, trazidos para trabalhar nas lavouras de café.
a visão que os indígenas tinham dos europeus, como seres que se alimentavam da carne do inimigo derrotado para absorver a sua força e vigor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...