Lista completa de Questões de Artes do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
As comemorações pelos 250 anos de São José incluíram a inauguração do Memorial da Colonização Açoriana, idealizado por um(a) artista da terra.
Assinale a alternativa que corresponde à leitura e autoria desse memorial.
O monumento traz o lado místico dos desbravadores sendo representado por uma bruxa e foi idealizado pela artista Cléa Espindola.
O monumento simboliza o respeito a terra, a religiosidade e arte e foi idealizado pelo artista Gelcy Coelho dito Peninha.
O monumento representa as nove ilhas que compõem o Arquipélago dos Açores e foi idealizado pelo artista plástico Geraldo Mazzi.
O monumento tem nove figuras na proa de um barco, sendo uma delas uma rendeira e foi idealizado pelo artista plástico Plínio Verani Júnior.
Com a mecanização da indústria, o artesão, hoje em dia, é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada:
cultura de massas.
cultura popular.
classe operária.
cultura erudita.
empresa social.
A Missão Francesa foi um grupo de artistas franceses que vieram ao Brasil no século XIX, apoiados pelo governo de Dom João VI. Sobre esse grupo de artistas, assinale a alternativa incorreta.
Foram responsáveis por estabelecer o sistema de ensino acadêmico no Brasil.
Seguiam o estilo Neoclássico na pintura, escultura e arquitetura.
Vieram ao Brasil fugindo do governo opressor de Napoleão Bonaparte.
Contribuíram com a disseminação da cultura europeia no Brasil.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Sobre a arte dos indígenas brasileiros, assinale a alternativa incorreta.
Embora tenham existido muitas e diferentes culturas indígenas, pode-se identificar ainda hoje duas grandes modalidades culturais: a dos silvícolas, que vivem nas áreas florestais, e a dos campineiros, que vivem nos serrados e nas savanas.
Os silvícolas praticam uma agricultura desenvolvida e diversificada que, associada às atividades de caça e pesca, lhes permite ter moradia fixa. Suas atividades de produção de objetos para uso da comunidade também são diversificadas: cerâmica, tecelagem, trançado de cestos e balaios, entre outras.
Os campineiros têm uma cultura mais complexa e uma agricultura mais variada que a dos silvícolas, pois seus cestos e esteiras estão entre os mais cuidadosamente trançados entre os indígenas.
Duas expressões da arte indígena merecem destaque: a arte plumária e a pintura corporal.
O teatro épico, também chamado de drama não aristotélico, é um termo cunhado por Bertolt Brecht para denominar sua própria concepção do teatro, na qual:
a intenção era reproduzir diretamente a falta de sentido da sociedade atual.
se preocupava com o retorno aos argumentos e personagens do teatro grego.
se baseava em termos sacros e profanos, inseridos no desenvolvimento do teatro popular.
surgiu como cul to aos deuses para, posteriormente, ser encenado de modo convencional.
o espectador se vê forçado a refletir sobre a obra, emvez de compenetrar-se com ela.
A metodologia para o ensino do teatro, em que uma das principais estratégias é a do educador assumindo o papel de professor-ator, é conhecida como:
espelho
arena.
sucessão.
drama
reflexo.
Segundo a Proposta Curricular de Artes para Ensino Fundamental II, da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), é uma das diretrizes norteadoras para o ensino de Arte na escola:
realizar visitas a exposições de Artes Visuais no intuito de adquirir vivências significativas no ensino de Arte.
promover o contato dos alunos com manifestações culturais e artísticas.
disponibilizar espaço para ensaios de dança, peças teatrais e apresentações musicais.
contratar a apresentação de grupos teatrais, de dança e de música.
Os três eixos norteadores da aprendizagem, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte no Ensino Fundamental, são
fruição, leitura e contextualização.
produção, estética e cultura.
fruição, contextualização e estética.
produção, fruição e contextualização.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos gerais do ensino fundamental em Arte são
I. a arte como expressão e comunicação dos indivíduos. II. elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte. III. produtores em arte: vidas, épocas e produtos em conexões. IV. diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções e suas histórias. V. a arte na sociedade, considerando os produtores em arte, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos. É correto o que está contido emII, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...