Questões de Artes do ano 2012

Lista completa de Questões de Artes do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As comemorações pelos 250 anos de São José incluíram a inauguração do Memorial da Colonização Açoriana, idealizado por um(a) artista da terra.

Assinale a alternativa que corresponde à leitura e autoria desse memorial.

  • A.

    O monumento traz o lado místico dos desbravadores sendo representado por uma bruxa e foi idealizado pela artista Cléa Espindola.

  • B.

    O monumento simboliza o respeito a terra, a religiosidade e arte e foi idealizado pelo artista Gelcy Coelho dito Peninha.

  • C.

    O monumento representa as nove ilhas que compõem o Arquipélago dos Açores e foi idealizado pelo artista plástico Geraldo Mazzi.

  • D.

    O monumento tem nove figuras na proa de um barco, sendo uma delas uma rendeira e foi idealizado pelo artista plástico Plínio Verani Júnior.

  • E. O monumento apresenta trabalhadores que auxiliaram no progresso de São José e foi idealizado pelo artista plástico José Cipriano da Silva.

Com a mecanização da indústria, o artesão, hoje em dia, é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada:

  • A.

    cultura de massas.

  • B.

    cultura popular.

  • C.

    classe operária.

  • D.

    cultura erudita.

  • E.

    empresa social.

A Missão Francesa foi um grupo de artistas franceses que vieram ao Brasil no século XIX, apoiados pelo governo de Dom João VI. Sobre esse grupo de artistas, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Foram responsáveis por estabelecer o sistema de ensino acadêmico no Brasil.

  • B.

    Seguiam o estilo Neoclássico na pintura, escultura e arquitetura.

  • C.

    Vieram ao Brasil fugindo do governo opressor de Napoleão Bonaparte.

  • D.

    Contribuíram com a disseminação da cultura europeia no Brasil.

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV.

Sobre a arte dos indígenas brasileiros, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Embora tenham existido muitas e diferentes culturas indígenas, pode-se identificar ainda hoje duas grandes modalidades culturais: a dos silvícolas, que vivem nas áreas florestais, e a dos campineiros, que vivem nos serrados e nas savanas.

  • B.

    Os silvícolas praticam uma agricultura desenvolvida e diversificada que, associada às atividades de caça e pesca, lhes permite ter moradia fixa. Suas atividades de produção de objetos para uso da comunidade também são diversificadas: cerâmica, tecelagem, trançado de cestos e balaios, entre outras.

  • C.

    Os campineiros têm uma cultura mais complexa e uma agricultura mais variada que a dos silvícolas, pois seus cestos e esteiras estão entre os mais cuidadosamente trançados entre os indígenas.

  • D.

    Duas expressões da arte indígena merecem destaque: a arte plumária e a pintura corporal.

O teatro épico, também chamado de drama não aristotélico, é um termo cunhado por Bertolt Brecht para denominar sua própria concepção do teatro, na qual:

  • A.

    a intenção era reproduzir diretamente a falta de sentido da sociedade atual.

  • B.

    se preocupava com o retorno aos argumentos e personagens do teatro grego.

  • C.

    se baseava em termos sacros e profanos, inseridos no desenvolvimento do teatro popular.

  • D.

    surgiu como cul to aos deuses para, posteriormente, ser encenado de modo convencional.

  • E.

    o espectador se vê forçado a refletir sobre a obra, emvez de “compenetrar-se” com ela.

A metodologia para o ensino do teatro, em que uma das principais estratégias é a do educador assumindo o papel de professor-ator, é conhecida como:

  • A.

    espelho

  • B.

    arena.

  • C.

    sucessão.

  • D.

    drama

  • E.

    reflexo.

Segundo a Proposta Curricular de Artes para Ensino Fundamental II, da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), é uma das diretrizes norteadoras para o ensino de Arte na escola:

  • A.

    realizar visitas a exposições de Artes Visuais no intuito de adquirir vivências significativas no ensino de Arte.

  • B.

    promover o contato dos alunos com manifestações culturais e artísticas.

  • C.

    disponibilizar espaço para ensaios de dança, peças teatrais e apresentações musicais.

  • D.

    contratar a apresentação de grupos teatrais, de dança e de música.

Os três eixos norteadores da aprendizagem, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte no Ensino Fundamental, são

  • A.

    fruição, leitura e contextualização.

  • B.

    produção, estética e cultura.

  • C.

    fruição, contextualização e estética.

  • D.

    produção, fruição e contextualização.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos gerais do ensino fundamental em Arte são

I. a arte como expressão e comunicação dos indivíduos.

II. elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte.

III. produtores em arte: vidas, épocas e produtos em conexões.

IV. diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções e suas histórias.

V. a arte na sociedade, considerando os produtores em arte, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.

É correto o que está contido em

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    IV e V, apenas.

  • D.

    I, II, III, IV e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...