Questões de Artes do ano 2012

Lista completa de Questões de Artes do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os cuidados artesanais, a escolha da melhor qualidade dos materiais e os meios preventivos de tratamento podem contribuir para:

  • A.

    interpretar formas reais com pontos e linhas, aplicados graficamente por meio da técnica do pontilhismo.

  • B.

    criar motivo para um cartão imaginando uma figura e desenhá-la sem levantar o lápis do papel.

  • C.

    minorar certas deficiências próprias da constituição dos produtos advindos da natureza e da indústria.

  • D.

    conceituar e diferenciar as linhas complexas nas composições que utilizam a geometria.

  • E.

    coordenar os movimentos pelo reflexo organizando formas positivas e negativas nas peças artesanais.

O papel, muito utilizado em trabalhos artesanais, é um material danificado com frequência por insetos, fungos e:

  • A.

    formas planas.

  • B.

    luz natural.

  • C.

    traçado de figuras.

  • D.

    estampa de texturas.

  • E.

    tintas aquarelas.

As madeiras, em geral, são classificadas como duras e macias, sem que esses termos signifiquem, realmente, madeiras moles ou rijas. Entre aquelas classificadas como macia estão:

  • A.

    o pinho e a balsa.

  • B.

    o jacarandá e a peroba.

  • C.

    o ipê e a andiroba.

  • D.

    o jatobá e o cedro.

  • E. a sucupira e o eucalipto.

Há casos de pintura em vidro em que uma cor de tinta é misturada à água; e outra, ao óleo de copaíba. Como a água e o óleo não se misturam, criam-se, na peça, efeitos:

  • A.

    marmorizados

  • B.

    figurativos

  • C.

    geométricos

  • D.

    concentrados.

  • E.

    angulares.

Biscoito é a peça de cerâmica que foi cozida no forno uma única vez e ainda não apresenta superfície vitrificada, ou seja, biscoito é:

  • A.

    uma peça artesanal com força expressiva de linhas onduladas.

  • B.

    o elemento real para interpretar a imagem e a estrutura.

  • C.

    a matéria pronta para ser submetida ao processo de esmaltação.

  • D.

    a solução para a representação do espaço que nos circunda.

  • E.

    a forma bidimensional de uma superfície com contornos definidos.

As linhas traçadas numa superfície expressam, conforme as suas posições, uma linguagem plástica de significados. Uma composição onde predomina a pintura ou o desenho de linhas retas horizontais, em geral, passa a sensação de:

  • A.

    instabilidade.

  • B.

    tranquilidade

  • C.

    radiação.

  • D.

    espiritualidade.

  • E.

    dispersão.

A palavra textura indica o ato de tecer. Na atividade gráfica, textura indica uma trama de sinais, pontos, traços, manchas, que servem para realizar variadas atividades gráficas, artísticas e artesanais. Recorre-se às texturas para:

  • A.

    obter um bom traçado de letras e números nos desenhos gráficos.

  • B.

    representar o ponto geométrico com sinais convencionais.

  • C.

    trabalhar o corpo esférico para reforçar o seu significado.

  • D.

    traduzir visivelmente o sentido de volume e os efeitos de superfície.

  • E.

    expressar graficamente os significados das figuras geométricas.

Com o método dos jogos teatrais, Viola Spolin tinha a intenção de atingir professores ou leigos no teatro para a promoção dos jogos em qualquer circunstância de aprendizagem. Sugere como peças fundamentais para o uso do jogo na educação teatral: o foco, a instrução contínua e elaborada durante o processo, a plateia constituída por parte do grupo e o(a):

  • A.

    espaço cênico.

  • B.

    indumentária.

  • C.

    dramatização

  • D.

    avaliação coletiva.

  • E.

    elementos cênicos.

A alternativa que apresenta os três nomes mais expressivos, como referência em pedagogia teatral brasileira:

  • A.

    Ana Mae Barbosa, Augusto Rodrigues e Paulo Coelho.

  • B.

    Augusto Boal, Ingrid Koudela e Olga Reverbel.

  • C.

    Ingrid Koudela,Ana Mae Barbosa e Joana Fomm.

  • D.

    Paulo Coelho,Ana Mae Barbosa e Olga Reverbel.

  • E.

    Arthur Miller,Augusto Rodrigues eAugusto Boal.

Para propiciar aos alunos momentos que favoreçam a expressão musical sem a utilização de instrumentos musicais convencionais, o professor deve promover

  • A.

    sessões de percussão com bateria.

  • B.

    aulas de técnicas de improvisação com gaita.

  • C.

    experimentação de possibilidades de sons corporais e vocais.

  • D.

    encontros para ouvir peças musicais em DVD.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...