Lista completa de Questões de Artes do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o texto apresentado, é correto afirmar que o projeto educativo promove
o limite entre o âmbito das artes e suas linguagens.
o aluno como agente da particularização das linguagens.
a cidadania como instrumento artístico e estético.
a atitude no processo de aprendizagem significativa.
o reconhecimento da importância dos instrumentos.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio a organização dos elementos e códigos das artes conforme os sistemas de representação, expressão e comunicação resulta em
linguagem visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.
arte visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.
texto visual, sonoro, teatral, coreográfico e audiovisual.
estética visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.
sistema visual, sonoro, teatral, coreográfico e audiovisual.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio as competências e habilidades gerais a serem adquiridas na aprendizagem das artes estão organizadas com base em três grandes eixos: Investigação e Compreensão; Contextualização Sociocultural e
Criação e Produção Cultural.
Representação e Comunicação.
Interpretação e Transformação.
Historicização Patrimonial.
Socialização e Transversalização.
a livre expressão da arte, exemplificando-a em produção artística clássica.
a produção artística com referência em cânones clássicos da obra nordestina.
o debate cultural, a partir da análise crítica de uma pintura popular nordestina.
reflexões éticas e cotidianas, utilizando exemplo de produção artística popular.
respeito à diversidade cultural, a partir da contextualização da obra de arte erudita.
são suficientes para o aluno conhecer apenas a arte individual, local e regional.
a História da Arte é irrelevante, sendo necessária apenas em cursos especializados e universitários.
os conhecimentos adquiridos em um curso de arte servirão apenas para seu desenvolvimento na escola.
deverão incluir as elaborações sensíveis cognitivas frente às próprias produções artísticas e as de outros autores.
Compositor norte-americano, músico experimental, nascido em Los Angeles, em 5 de setembro de 1912. Compôs Imaginary Landscape nº 1, uma das suas mais conhecidas obras. É considerado o criador do happening. O trecho anterior refere-se ao músico
John Cage.
John Lennon.
Júnior Watson.
Hermeto Pascoal.
Considerando a arte como objeto de conhecimento, a compreensão do significado de cultura e o alargamento deste significado tornam-se indispensáveis para o professor. Ele pode compreender os modos de perceber e interpretar de seus alunos, seus padrões culturais, seus interesses, facilitando o diálogo, as relações sociais e afetivas, promovendo a dignidade e cidadania durante a realização de seu trabalho. De acordo com os conceitos de identidade cultural nos grupos sociais e sua relação com o aprendizado de artes nas escolas, marque a alternativa correta.
Identificar o que é significativo e relevante para o aluno em sua trajetória de vida, seus gostos e preferências, seus interesses e necessidades, suas preocupações e expectativas e sua leitura do mundo, é um caminho de dificultação para o trabalho pedagógico na escola.
A cultura se constrói no viver, não havendo, pois, um único lugar para se adquirir cultura, já que esta é entendida como uma rede de símbolos, significados e visões de mundo, o que favorece a criação sonora e musical e a dramatização de diferentes papéis e situações sociais.
A educação se faz na cultura. Tudo o que é feito pelo homem, como ideias, valores, objetos, técnicas, instrumentos, símbolos, preceitos, crenças, palavras e leis, é considerado cultura, assim como as obras concebidas pela natureza.
Diferente das culturas europeias, a cultura brasileira é homogênea e singular, existindo uma única matriz para nossos comportamentos, sendo necessário reconhecer esta característica para compreendê-la.
Artes - Elementos da linguagem visual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.
As cores primárias do sistema subtrativo de cores são o cíano, o magenta e o amarelo.
Artes - Elementos da linguagem visual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.
O sistema aditivo de cores apresenta como cores primárias o vermelho, o verde e o azul.
Artes - Elementos da linguagem visual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.
No sistema aditivo RGB, a mistura de duas cores sempre resultará em uma cor mais luminosa. Nesse sistema, quando se misturam as três cores primárias em intensidade máxima, obtém-se a cor preta como produto final.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...