Questões de Artes do ano 2013

Lista completa de Questões de Artes do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com o texto apresentado, é correto afirmar que o projeto educativo promove

  • A.

    o limite entre o âmbito das artes e suas linguagens.

  • B.

    o aluno como agente da particularização das linguagens.

  • C.

    a cidadania como instrumento artístico e estético.

  • D.

    a atitude no processo de aprendizagem significativa.

  • E.

    o reconhecimento da importância dos instrumentos.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio a organização dos elementos e códigos das artes conforme os sistemas de representação, expressão e comunicação resulta em

  • A.

    linguagem visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.

  • B.

    arte visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.

  • C.

    texto visual, sonoro, teatral, coreográfico e audiovisual.

  • D.

    estética visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.

  • E.

    sistema visual, sonoro, teatral, coreográfico e audiovisual.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio as competências e habilidades gerais a serem adquiridas na aprendizagem das artes estão organizadas com base em três grandes eixos: Investigação e Compreensão; Contextualização Sociocultural e

  • A.

    Criação e Produção Cultural.

  • B.

    Representação e Comunicação.

  • C.

    Interpretação e Transformação.

  • D.

    Historicização Patrimonial.

  • E.

    Socialização e Transversalização.

  • A.

    a livre expressão da arte, exemplificando-a em produção artística clássica.

  • B.

    a produção artística com referência em cânones clássicos da obra nordestina.

  • C.

    o debate cultural, a partir da análise crítica de uma pintura popular nordestina.

  • D.

    reflexões éticas e cotidianas, utilizando exemplo de produção artística popular.

  • E.

    respeito à diversidade cultural, a partir da contextualização da obra de arte erudita.

  • A.

    são suficientes para o aluno conhecer apenas a arte individual, local e regional.

  • B.

    a História da Arte é irrelevante, sendo necessária apenas em cursos especializados e universitários.

  • C.

    os conhecimentos adquiridos em um curso de arte servirão apenas para seu desenvolvimento na escola.

  • D.

    deverão incluir as elaborações sensíveis cognitivas frente às próprias produções artísticas e as de outros autores.

“Compositor norte-americano, músico experimental, nascido em Los Angeles, em 5 de setembro de 1912. Compôs Imaginary Landscape nº 1, uma das suas mais conhecidas obras. É considerado o criador do happening.” O trecho anterior refere-se ao músico

  • A.

    John Cage.

  • B.

    John Lennon.

  • C.

    Júnior Watson.

  • D.

    Hermeto Pascoal.

Considerando a arte como objeto de conhecimento, a compreensão do significado de cultura e o alargamento deste significado tornam-se indispensáveis para o professor. Ele pode compreender os modos de perceber e interpretar de seus alunos, seus padrões culturais, seus interesses, facilitando o diálogo, as relações sociais e afetivas, promovendo a dignidade e cidadania durante a realização de seu trabalho. De acordo com os conceitos de identidade cultural nos grupos sociais e sua relação com o aprendizado de artes nas escolas, marque a alternativa correta.

  • A.

    Identificar o que é significativo e relevante para o aluno em sua trajetória de vida, seus gostos e preferências, seus interesses e necessidades, suas preocupações e expectativas e sua leitura do mundo, é um caminho de dificultação para o trabalho pedagógico na escola.

  • B.

    A cultura se constrói no viver, não havendo, pois, um único lugar para se adquirir cultura, já que esta é entendida como uma rede de símbolos, significados e visões de mundo, o que favorece a criação sonora e musical e a dramatização de diferentes papéis e situações sociais.

  • C.

    A educação se faz na cultura. Tudo o que é feito pelo homem, como ideias, valores, objetos, técnicas, instrumentos, símbolos, preceitos, crenças, palavras e leis, é considerado cultura, assim como as obras concebidas pela natureza.

  • D.

    Diferente das culturas europeias, a cultura brasileira é homogênea e singular, existindo uma única matriz para nossos comportamentos, sendo necessário reconhecer esta característica para compreendê-la.

Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.

As cores primárias do sistema subtrativo de cores são o cíano, o magenta e o amarelo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.

O sistema aditivo de cores apresenta como cores primárias o vermelho, o verde e o azul.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.

No sistema aditivo RGB, a mistura de duas cores sempre resultará em uma cor mais luminosa. Nesse sistema, quando se misturam as três cores primárias em intensidade máxima, obtém-se a cor preta como produto final.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...