Questões de Artes do ano 2014

Lista completa de Questões de Artes do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou a pintura no final do século XIX. A grande modificação técnica utilizada pelos pintores impressionistas está relacionada, principalmente, com o seguinte aspecto:

  • A. representação realista e tridimensional
  • B. contrastes de preto e branco
  • C. linhas e cores dramáticas
  • D. volume e dimensão das formas
  • E. efeitos das cores e da luz

Sua cerâmica surpreende o observador pela harmonia graciosa das pequenas figuras que expressam, com poesia, a vida nas cidades do interior nordestino. Está se referindo ao famoso escultor sertanejo brasileiro chamado:

  • A. Aldemir Martins
  • B. Mestre Vitalino
  • C. Heitor dos Prazeres
  • D. Mestre Ataíde
  • E. Rubem Valentim

Piet Mondrian foi um dos mais importantes inovadores da arte abstrata, no início do século XX. Em muitos de seus trabalhos, ele utilizava apenas linhas verticais e horizontais e as cores vermelho, amarelo e azul, que são classifi cadas pela seguinte nomenclatura:

  • A. análogas
  • B. primárias
  • C. quentes
  • D. secundárias
  • E. complementares

A atividade artística está relacionada aos modos de vida e produção de uma sociedade. No século XX, a velocidade e o movimento característicos da vida humana nessa época foram reproduzidos, fundamentalmente, pela arte denominada:

  • A. cinematográfica
  • B. fotográfica
  • C. performática
  • D. conceitual
  • E. ambiental

Vários autores, em seus estudos, apresentam algumas definições para o Folclore. De acordo com Felipe (2004), o Folclore é uma manifestação com características determinantes de cunho:

  • A. erudito, essencial e moderno
  • B. tradicional, erudito e durável
  • C. popular, durável e moderno
  • D. funcional, tradicional e essencial
  • E. coletivo, popular e funcional

Os movimentos artísticos nascem a partir do contexto histórico e geralmente contestam os preceitos dos movimentos anteriores. O surgimento da Dança Moderna se caracterizou pela rejeição ao rigor acadêmico do Balé Clássico e teve Isadora Duncan como precursora. Uma de suas principais fontes inspiradoras tem origem na:

  • A. Rússia
  • B. Itália
  • C. Grécia
  • D. França
  • E. Alemanha

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte apresentam princípios para nortear o trabalho do professor nas aulas de dança. Um desses princípios é o da “dança como expressão humana”. Um dos conceitos propostos pelo referido princípio é a:

  • A. integração na criação de sequência de movimentos
  • B. identificação das qualidades de movimento de outros alunos
  • C. pesquisa de grupos de dança e manifestações culturais
  • D. experimentação de movimentação com mudança de ritmo
  • E. diversidade na produção das modalidades e estilos

"Vou voltar / Sei que ainda vou voltar / Para o meu lugar....."

O cenário, o Rio de Janeiro, Maracanãzinho lotado, com o público vaiando a música vencedora do III Festival Internacional da Canção – “Sabiᔠcomposição de dois grandes nomes da música brasileira – Tom Jobim e Chico Buarque. Como afirma Albin (2003), a plateia não reconheceu a mensagem que, embora sutil, protestava contra o regime militar do país e era uma paráfrase ao poema de Gonçalves Dias denominado:

  • A. Ainda uma vez – Adeus
  • B. Últimos Cantos
  • C. I-Juca Pirama
  • D. Seus Olhos
  • E. Canção do Exílio

Em todos os exercícios propostos por Viola Spolin (1998), os “times” (grupos de atuação) são escolhidos aleatoriamente. Para ela, os alunos devem aprender a se relacionar com todos. Isto está relacionado com a própria atuação, pois muitos atores tornam-se dependentes de maneirismos de outras pessoas e coisas. Com o mesmo objetivo que fundamenta a proposta da escolha aleatória dos “times”, a autora considera altamente recomendável, no desenvolvimento do curso, exceto:

  • A. a mudança de salas
  • B. o uso de palcos circulares
  • C. o recurso de marcação por área do espaço cênico
  • D. a improvisação diante de câmeras e microfones
  • E. a utilização do proscênio

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte, o Teatro no ensino fundamental proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança tanto no plano individual como coletivo. No plano individual, favorece o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas. No plano coletivo, por ser uma atividade essencialmente grupal, o teatro oferece, entre outros, o exercício:

  • A. de técnicas de atuação em grupo
  • B. das relações de cooperação e diálogo
  • C. dos diferentes modelos estético-teatrais
  • D. dos métodos e procedimentos relacionais
  • E. de liberação emocional e confl itos
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...