Lista completa de Questões de Artes do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - História da Arte - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou a pintura no final do século XIX. A grande modificação técnica utilizada pelos pintores impressionistas está relacionada, principalmente, com o seguinte aspecto:
Artes - Área: Artes Plásticas - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Sua cerâmica surpreende o observador pela harmonia graciosa das pequenas figuras que expressam, com poesia, a vida nas cidades do interior nordestino. Está se referindo ao famoso escultor sertanejo brasileiro chamado:
Artes - História da Arte no Brasil - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Piet Mondrian foi um dos mais importantes inovadores da arte abstrata, no início do século XX. Em muitos de seus trabalhos, ele utilizava apenas linhas verticais e horizontais e as cores vermelho, amarelo e azul, que são classifi cadas pela seguinte nomenclatura:
Artes - História da Arte - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
A atividade artística está relacionada aos modos de vida e produção de uma sociedade. No século XX, a velocidade e o movimento característicos da vida humana nessa época foram reproduzidos, fundamentalmente, pela arte denominada:
Artes - História da Arte no Brasil - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Vários autores, em seus estudos, apresentam algumas definições para o Folclore. De acordo com Felipe (2004), o Folclore é uma manifestação com características determinantes de cunho:
Artes - História da Arte - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Os movimentos artísticos nascem a partir do contexto histórico e geralmente contestam os preceitos dos movimentos anteriores. O surgimento da Dança Moderna se caracterizou pela rejeição ao rigor acadêmico do Balé Clássico e teve Isadora Duncan como precursora. Uma de suas principais fontes inspiradoras tem origem na:
Artes - Teoria em Arte - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Os Parâmetros Curriculares Nacionais Arte apresentam princípios para nortear o trabalho do professor nas aulas de dança. Um desses princípios é o da dança como expressão humana. Um dos conceitos propostos pelo referido princípio é a:
Artes - História da Arte no Brasil - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
"Vou voltar / Sei que ainda vou voltar / Para o meu lugar....."
O cenário, o Rio de Janeiro, Maracanãzinho lotado, com o público vaiando a música vencedora do III Festival Internacional da Canção Sabiá composição de dois grandes nomes da música brasileira Tom Jobim e Chico Buarque. Como afirma Albin (2003), a plateia não reconheceu a mensagem que, embora sutil, protestava contra o regime militar do país e era uma paráfrase ao poema de Gonçalves Dias denominado:
Artes - Artes Cênicas - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Em todos os exercícios propostos por Viola Spolin (1998), os times (grupos de atuação) são escolhidos aleatoriamente. Para ela, os alunos devem aprender a se relacionar com todos. Isto está relacionado com a própria atuação, pois muitos atores tornam-se dependentes de maneirismos de outras pessoas e coisas. Com o mesmo objetivo que fundamenta a proposta da escolha aleatória dos times, a autora considera altamente recomendável, no desenvolvimento do curso, exceto:
Artes - Artes Cênicas - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais Arte, o Teatro no ensino fundamental proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança tanto no plano individual como coletivo. No plano individual, favorece o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas. No plano coletivo, por ser uma atividade essencialmente grupal, o teatro oferece, entre outros, o exercício:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...