Questões de Artes do ano 2015

Lista completa de Questões de Artes do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, a respeito de concepção de leiaute, ilustração e pixel art. Dingbats são símbolos gráficos fornecidos no formato de fonte tipográfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, a respeito de concepção de leiaute, ilustração e pixel art. Os ícones de navegação utilizados nos aplicativos de computador, tablet e telefone móvel são semelhantes em forma, mas diferem na função dos pictogramas de sinalização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de diagramação, de usabilidade e de acessibilidade e de padrões de design voltados a ambientes educacionais virtuais, julgue os itens a seguir. As folhas de estilo em cascata (CSS) permitem ao designer criar versões impressas de documentos interativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de diagramação, de usabilidade e de acessibilidade e de padrões de design voltados a ambientes educacionais virtuais, julgue os itens a seguir. Na elaboração dos esquemas de cor na configuração visual da navegabilidade dos sítios da Internet, deve-se considerar o fato de existir um número expressivo de daltônicos no Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de diagramação, de usabilidade e de acessibilidade e de padrões de design voltados a ambientes educacionais virtuais, julgue os itens a seguir. Como o usuário pode determinar a ordem de acesso às páginas da Internet, não convém tornar cada página uma unidade de navegação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos PCN, a arte no ensino fundamental visa a destacar os aspectos essenciais da criação e percepção estética dos alunos e o modo de tratar a apropriação de conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo. Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Produzindo trabalhos artísticos e conhecendo essa produção nas outras culturas, o aluno pode compreender a diversidade de valores que orientam tanto seus modos de pensar e agir como os da sociedade.
  • B. Ao aprender arte na escola, o jovem pode integrar os múltiplos sentidos presentes na dimensão do concreto e do virtual, do sonho e da realidade.
  • C. A arte estimula o aluno a perceber, compreender e relacionar significados sociais. Essa forma de compreensão da arte exclui modos de interação como a empatia e se concretiza em múltiplas sínteses.
  • D. O aluno desenvolve sua cultura de arte fazendo, conhecendo e apreciando produções artísticas, que são ações que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar e o comunicar.

De acordo com Ana Mae Barbosa, em seu livro Teoria e Prática da Educação Artística, “um dos papéis da arte é preparar o povo para os novos modos de percepção, largamente introduzidos pela revolução tecnológica e da comunicação de massas.” Em relação ao uso das linguagens tecnológicas no ambiente escolar, é CORRETO afirmar:

  • A. Não se deve estimular a educação através de meios de comunicação de massas, já que estes são prejudiciais à criança e ao adolescente.
  • B. A mudança nos padrões de percepção visual, provocada pela comunicação eletrônica, não deve ser aproveitada pelo professor.
  • C. A influência da comunicação de massa só começa através de experiências na escola.
  • D. O estudo das linguagens multimídias é significativo para os estudantes contemporâneos.

Com relação ao histórico do ensino de Arte no Brasil e as suas perspectivas, é INCORRETO afirmar:

  • A. Na escola tradicional, valorizavam-se, principalmente, as habilidades manuais, os “dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando, ao mesmo tempo, uma visão utilitarista e imediatista da arte.
  • B. Entre os anos 20 e 70, muitas escolas brasileiras viveram também outras experiências no âmbito do ensino e aprendizagem de Arte, fortemente sustentadas pela estética modernista e com base nas tendências pedagógicas e psicológicas que marcaram o período.
  • C. No final dos anos 60 e na década de 70, nota-se a tentativa de distanciamento entre as manifestações artísticas ocorridas fora do espaço escolar e a que se ensina dentro dele.
  • D. Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias.

Com relação ao ensino de Arte no ensino fundamental, é esperado que os alunos sejam capazes de:

  • A. Compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
  • B. Pesquisar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e informação.
  • C. Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas.
  • D. Experimentar e explorar as possibilidades de uma linguagem artística específica.

Assinale a alternativa que indica o perfil ideal do professor de artes na contemporaneidade.

  • A. Professor que incentiva o gosto pelas manifestações artístico-culturais que estejam mais próximas da realidade do aluno, impedindo-o de estabelecer contatos com as outras variantes.
  • B. Professor que saiba incentivar, de modo diversificado, o gosto artístico nas mais variadas manifestações da arte e da cultura.
  • C. Professor que incentive a produção artística do aluno, priorizando-a em detrimento das produções artístico-culturais já existentes.
  • D. Professor que trabalhe o desenho livre em sala de aula como forma de escape às suas responsabilidades no ato de pesquisar para continuar aprendendo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...