Questões de Artes do ano 2015

Lista completa de Questões de Artes do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para conhecer o processo histórico do ensino de Arte e nele saber interferir com consciência, é importante a leitura de diversas bibliografias da autora Ana Mae Barbosa, como: Arte-Educação no Brasil (1978), O Ensino da Arte e sua História (1990), Inquietações e Mudanças no Ensino de Arte (2008), entre outras. Essa autora, bastante conhecida no mundo acadêmico por seus posicionamentos, suas contribuições e reflexões acerca do ensino de Arte, difundiu uma concepção de construção de conhecimento em artes que tem por base um trabalho pedagógico integrador denominado:

  • A. Proposta Triangular do Ensino da Arte.
  • B. DBAE.
  • C. Critical Studies.
  • D. Proposta Educação através da Arte.

Um programa em artes visuais inclui sempre a construtividade das formas e suas representações. Para um bom programa de arte visual,

  • A. deve-se trabalhar simplesmente o significado das produções visuais.
  • B. é adequada uma discussão no âmbito estético, artístico e cultural.
  • C. investigar aspectos de ordem científica é desnecessário.
  • D. não se deve aprofundar nas questões de ordem técnica.

Durante sua estada de quatro anos em Florença, Michelangelo realizou, entre outras, duas obras em baixo relevo, contendo ambas o tema da Virgem com o Menino. São chamadas Tondo Pitti e Tondo Taddei. Por volta de 1504, Michelangelo pinta o Tondo Doni – Sagrada Família, que passaria a ser a primeira obra pictórica conservada do artista. A Tondo é uma obra com formato

  • A. quadrangular.
  • B. losangular.
  • C. retangular.
  • D. circular.

Em meados dos anos 50, Lawence Alloway, crítico britânico, usou o rótulo pop, referindo-se à cultura popular. Nesse contexto sociocultural, surgiu outro tipo de arte, a Pop Art, que envolve elementos gerados pela sociedade industrial. Representa a Pop Art

  • A. Pablo Picasso.
  • B. Cândido Portinari.
  • C. Andy Warhol.
  • D. Salvador Dali.

Objetivando romper com os padrões antigos, os artistas modernos buscam constantemente novas formas de expressão e, para isto, utilizam recursos como cores vivas, figuras deformadas, cubos e cenas sem lógica. O marco inicial do movimento modernista brasileiro foi a realização da Semana de Arte Moderna de 1922, onde diversos artistas plásticos e escritores apresentaram ao público uma nova forma de expressão. Este evento ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo. Não fazia parte deste grupo o artista:

  • A. Di Cavalcanti.
  • B. Victor Brecheret.
  • C. Cildo Meirelis.
  • D. Tarsilla do Amaral.

“A imagem mais famosa e mais marcante do filósofo está materializada na obra em bronze intitulada O Pensador (1881)”. O autor desta escultura é o artista francês

  • A. Michelangelo.
  • B. Auguste Rodin.
  • C. Aleijadinho.
  • D. Victor Brecheret.

Guernica, de Picasso, traz a ideia do repúdio aos horrores de uma guerra específica. Uma pessoa que não conheça as intenções conscientes de Picasso pode ver Guernica e sentir ou não impactos marcados pela intenção do artista e pode sentir outros, gerados pela relação entre as imagens da obra de Picasso e os dados de sua experiência pessoal. Um exemplo de outros impactos gerados pela experiência pessoal é o caso do adolescente que, vendo a figura a seguir, a relaciona a uma explosão nuclear. Assim, a forma artística vai além das intenções do artista, logo é INCORRETO afirmar que:

  • A. Em síntese, a obra de arte pode significar coisas diferentes, resultantes da experiência de cada um.
  • B. Diante de uma obra de arte, o espectador pode realizar somente interpretações na dimensão subjetiva.
  • C. Diante de uma obra de arte, intuição, raciocínio e imaginação atuam tanto no artista como no espectador.
  • D. A experiência da percepção rege o processo de conhecimento da arte, ou seja, a compreensão estética e artística.

Foi feita, em rochedos e paredes de cavernas, durante a pré-história, período que antecedeu a escrita. Nessa época, o homem era nômade e alimentava-se de frutos, peixes e pequenos animais. Por causa da falta de documentos históricos, a pré-história é muito estudada por arqueólogos, antropólogos e historiadores. Qual a denominação recebida pelo tipo de arte a que o texto se refere?

  • A. Arte rupestre.
  • B. Arte egípcia.
  • C. Arte grega.
  • D. Arte romana.

No início do século XIX, houve a introdução do ensino das artes acadêmicas no Brasil, por meio do trabalho de um grupo de artistas convidados por João VI, dando origem, posteriormente, à Escola Nacional de Belas Artes. Essa expedição ficou conhecida como:

  • A. Missão Espanhola.
  • B. Missão Portuguesa.
  • C. Missão Francesa.
  • D. Missão Italiana.

A técnica que tem como característica pequenas manchas de cor em sobreposição, que provocam uma mistura óptica nos olhos do observador, sendo oriunda do movimento impressionista e criada na França é:

  • A. A têmpera.
  • B. A xilogravura.
  • C. A estilização.
  • D. O pontilhismo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...