Questões de Artes do ano 2016

Lista completa de Questões de Artes do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atalho é uma maneira de usar uma ferramenta no computador de maneira mais rápida. Vários caminhos podem ser usados para realizar uma tarefa, agilizando, assim, a sua execução. A utilização de atalhos pode gerar uma economia no tempo de trabalho e isso, na atualidade, é fundamental para o rendimento de qualquer profissional. No Adobe Ilustrator CS6, os atalhos são de grande ajuda na ora de realizar qualquer trabalho, pois possui atalhos que são separados por categorias, como, por exemplo: teclas para selecionar ferramentas, teclas de exibição do trabalho artístico, teclas de desenho, teclas para desenhar em perspectiva, teclas de seleção entre outras. Para desenhar em perspectiva pode ser necessário realizar as seguintes operações: repetir objetos em transformação em perspectiva e alternar entre modos de desenho. Acerca do exposto, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as teclas de atalho para essas duas operações.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

Para especificar as dimensões tipográficas de uma página é utilizado o sistema de pontos, que são representados por pontos e paicas. O sistema britânico e americano se baseia em um ponto métrico com as seguintes dimensões: o ponto tem 1/72 de uma polegada e as fontes são especificadas em pontos, sempre utilizados para especificar o corpo. Nesse sistema, existem algumas correspondências, como, por exemplo: 1 ponto = 0,35 mm; 1 paica = 4,22 mm. Assinale a alternativa acerca do respectivo valor correspondente, em pontos, de 1 paica.

  • A. 8.
  • B. 10.
  • C. 12.
  • D. 14.

De uma forma geral, as fontes classificam-se de acordo com suas características. Existem vários sistemas de classificação, mas, de uma maneira geral, existem quatro categorias básicas. Essas categorias são: romana (Roman), gótica/sem serifa (Gothic), cursiva (script) e medieval (Block). Sobre dois tipos de fonte da categoria cursiva, assinale a alternativa correta.

  • A. Quadrada; Transicional.
  • B. Grotesca; Neogrotesca.
  • C. Decorativa; Tipo gráfico.
  • D. Geométrica; Humanista.

O sistema de aprendizagem que propõe a identificação, a elaboração e a compreensão de mensagens visuais, calcado em uma sintaxe visual e fundamentado em uma abordagem formalista de interpretação de imagens, é denonimado

  • A. Image Watching.
  • B. Alfabetismo Visual.
  • C. Estudos em Cultura Visual.
  • D. Abordagem Triangular no Ensino de Arte.
  • E. Disciplined Based Art Education (DBAE).

O excerto aponta para uma das diretrizes da Teoria da Gestalt, que conclui que a experiência visual

  • A. é dinâmica.
  • B. apresenta regras previsíveis de funcionamento.
  • C. é cientificamente orientada.
  • D. é emocionalmente orientada.
  • E. só pode ser verificada em imagens estáticas.

O excerto descreve uma abordagem da apreciação artística elaborada por

  • A. Robert William Ott.
  • B. Amélia Arenas.
  • C. Fayga Ostrower.
  • D. Michael Parsons.
  • E. Abigail Housen.

Descrever, analisar, interpretar e julgar são etapas de um processo de leitura comparativa da obra de arte que, nos anos 1970, foi proposta por

  • A. Abigail Housen.
  • B. Michael Parsons.
  • C. Robert William Ott.
  • D. Edmund Burke Feldman.
  • E. Fayga Ostrower.

No contexto da educação não formal em museus e instituições culturais, partindo da perspectiva de arte/educação como mediação cultural, o papel do educador e/ou do mediador em um museu de arte é o de

  • A. determinar o percurso da visita.
  • B. estimular o público a estabelecer sua própria relação com a exposição.
  • C. explicar as obras e o conceito da exposição.
  • D. fornecer informações sobre a obra.
  • E. interpretar a obra.

“Experiências no campo da expressividade dos movimentos, das relações entre arte e vida, e a exploração de possibilidades de criar linguagens cênicas que dialoguem entre si são características de uma arte híbrida.” São coreógrafos e dançarinos que contribuíram com suas pesquisas tanto para a dança quanto para o teatro contemporâneo e influenciaram a linguagem do teatro‐dança:

  • A. Edy Star e Deborah Colker.
  • B. Pina Bausch e Rudolf Laban.
  • C. Klauss Vianna e Regina Shakti.
  • D. Débora Colker e Regina Shakti.

A metodologia dos Jogos Teatrais de Viola Spolin tem como premissa fundamental a de que

  • A. é direcionada para a capacitação de atores profissionais.
  • B. atende exclusivamente o âmbito escolar e infantil.
  • C. aborda o universo adolescente no treino dramático.
  • D. enfoca a educação de adultos, não necessariamente profissionais do teatro.
  • E. pode ser exercitada por todos que desejam se expressar através do teatro.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...