Questões de Artes do ano 2016

Lista completa de Questões de Artes do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe as imagens a seguir.

As imagens mostram a instalação de Cildo Meireles, Missão/Missões (Como construir Catedrais), de 1987, organizada a partir da articulação entre 600 000 moedas de um centavo, 800 hóstias, 2 000 ossos, 80 pedras de pavimento e tecido negro. A partir dos materiais, da visualidade da instalação e do nome do trabalho, é possível apontar, como possível interpretação, para a

  • A. atuação violenta da Igreja Católica no período Colonial.
  • B. religião como elo entre vida espiritual e material.
  • C. beleza dramática das cenas barrocas como representativas da arte brasileira.
  • D. importância positiva da vida material no desenvolvimento espiritual.
  • E. adaptação adequada da cultura indígena à cultura europeia.

A obra apresenta influência cubista que é uma característica do(a) artsita

  • A. Vicente do Rego Monteiro.
  • B. Oswald de Andrade.
  • C. Anita Malfatti.
  • D. Maria Martins.
  • E. Tarsila do Amaral.

O conceito de paisagem sonora foi desenvolvido a partir dos estudos de

  • A. Carl Orff.
  • B. R. Murray Schafer.
  • C. Shinichi Suzuki.
  • D. Zoltán Kodály.
  • E. Heitor Villa-Lobos.

Uma das principais ideias do ensino da arte no contexto do escolanovismo, tomada do filósofo norte-americano John Dewey, foi

  • A. a arte na escola como preparação para o mundo profissional.
  • B. a dispensabilidade de contextualização histórica da produção artística.
  • C. a instrumentalização da arte para a liberação emocional.
  • D. a arte como experiência.
  • E. o desenvolvimento das técnicas artísticas.

O trecho explicita a valorização de processos da criatividade na educação contemporânea – elaboração e flexibilidade. No Modernismo, essa valorização recai sobre o processo da

  • A. fluência.
  • B. capacidade de citação.
  • C. originalidade.
  • D. capacidade de análise.
  • E. flexibilidade.

O excerto demonstra a concepção de Mario de Andrade, para quem o museu

  • A. deveria se dedicar às demonstrações de avanços tecnológicos.
  • B. teria como objetivo um projeto de afirmação nacionalista.
  • C. compreenderia uma demonstração exaustiva de processos industriais, portanto, culturais.
  • D. é um agente educacional.
  • E. seria um apoiador da indústria brasileira.

Essa abordagem que cruza arte e ciência está historicamente situada no Período

  • A. da Antiguidade Clássica.
  • B. do Renascimento.
  • C. Medieval.
  • D. Moderno.
  • E. Pós-Moderno.

Dentre as alternativas a seguir, qual é o movimento artístico caracterizado no enunciado?

  • A. Barroco.
  • B. Realismo.
  • C. Surrealismo.
  • D. Concretismo.

Em 2012, as bonecas ritxòkò foram registradas como bens culturais imateriais pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional. As bonecas ritxòkò são produzidas pelas mulheres do grupo indígena:

  • A. Karajá.
  • B. Macuxi.
  • C. Terena.
  • D. Guarani.

Ao oferecer uma visão panorâmica do movimento construtivo- concreto brasileiro, a exposição, com curadoria de Aracy Amaral e Lygia Pape, funda o processo de difusão e institucionalização dessa produção no Brasil e no exterior, tornando-se assim um tópico importante na história das exposições no país.

Realizada em 1977 na Pinacoteca de São Paulo e, em seguida, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, trata-se da exposição

  • A. Nova Objetividade Brasileira.
  • B. Vontade Construtiva na Coleção Fadel.
  • C. Exposição Nacional de Arte Concreta.
  • D. Projeto Construtivo Brasileiro na Arte.
  • E. O Desejo Construtivo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...