Questões de Artes do ano 2017

Lista completa de Questões de Artes do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

À luz do trecho acima e considerando a importância do ensino da arte como maneira de ampliar o horizonte de possibilidades, apurar a sensibilidade e lapidar a capacidade de expressão e de interpretação da realidade, julgue os seguintes itens.

A criança, por meio de uma linguagem simbólica, expressa, em seus trabalhos de arte, a sua própria realidade, a partir de suas experiências em relação ao meio e a si mesma.

  • C. Certo
  • E. Errado

À luz do trecho acima e considerando a importância do ensino da arte como maneira de ampliar o horizonte de possibilidades, apurar a sensibilidade e lapidar a capacidade de expressão e de interpretação da realidade, julgue os seguintes itens.

Tendo o processo criativo como principal produto para avaliação, o professor deve estabelecer critérios para comparação entre os trabalhos individuais realizados pelos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

À luz do trecho acima e considerando a importância do ensino da arte como maneira de ampliar o horizonte de possibilidades, apurar a sensibilidade e lapidar a capacidade de expressão e de interpretação da realidade, julgue os seguintes itens.

A construção de práticas pedagógicas por meio da criação de formas artísticas nos espaços bi e tridimensional desenvolve um percurso de criação, individual ou coletivo, capaz de articular percepção, imaginação e ideias dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a criatividade, imaginação e teatro, julgue os itens subsequentes.

A criatividade humana manifesta-se exclusivamente na arte.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a criatividade, imaginação e teatro, julgue os itens subsequentes.

Criatividade e imaginação são faculdades humanas independentes nos processos artísticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Habilidades como executar, observar, analisar, descrever, registrar e corrigir movimentos são extremamente relevantes para quem lida com dança. Assinale a alternativa CORRETA, contendo o nome da área de estudo que favorece o desenvolvimento dessas habilidades e o nome do(a) estudioso(a) que a desenvolveu. É a única área que oferece o Certificado de Analista de Movimento (CMA).

  • A. Sistema Benesh, ou Benesh Movement Notation, desenvolvido por Rudolf Benesh.
  • B. Coreografia ou Arte de Escrever a Dança, método criado por Raoul Auger Feuillet.
  • C. Fundamentos Corporais Bartenieff, incluídos no Sistema Laban/Bartenieff e desenvolvido por Irmgard Bartenieff.
  • D. Método pedagógico Dalcroze, elaborado por Émile Jacques Dalcroze.
  • E. Sutton Movement Shorthand, desenvolvido por Irmgard Sutton.

Apesar de vários teóricos enfatizarem a inspiração e outros fatores do inconsciente do ser humano no momento de criação artística, teorias modernas preferem o termo ______________, que atua com percepções do mundo externo e interno no momento do fazer artístico. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna da frase acima.

  • A. Intuição
  • B. Tempestade de ideias
  • C. Notação
  • D. Inteligências
  • E. Irradiação central

Assinale a alternativa que contém o termo CORRETO para o campo de estudo, dentro do Sistema Laban, definido como: a interação do corpo com o espaço e o potencial criativo dessa interação.

  • A. Escalas
  • B. Fluxo
  • C. Cinesfera
  • D. Octaedro
  • E. Corêutica

De acordo com Augusto Boal, “Aquele que transforma as palavras em versos transforma-se em poeta; aquele que transforma o barro em estátua transforma-se em escultor; ao transformar as relações sociais e humanas apresentadas em uma cena de teatro, transforma-se em cidadão”.

Escolha a alternativa CORRETA que indica o método teatral baseado no princípio de que o ato de transformar é transformador, desenvolvido por Augusto Boal.

  • A. Teatro de Arena
  • B. Teatro do Oprimido
  • C. Teatro de Rua
  • D. Esquetes
  • E. Teatro Afetivo

O aprendiz de Arte também se utiliza da observação de linhas, formas e cores da linguagem visual, através de produções realizadas por artistas que nelas buscaram a liberdade e, por vezes, a ousadia. Para que o aprendiz possa poetizar, fruir e conhecer o campo da linguagem visual, é necessário que o professor possibilite, EXCETO:

  • A. a prática do pensamento visual tornado visível, materializado, através da forma e da matéria.
  • B. a pesquisa e a leitura da estrutura da linguagem visual e da articulação de seus elementos constitutivos: ponto, linha, forma, cor, textura, dimensão, movimento, volume, luz, planos, espaços, equilíbrio, ritmo, profundidade, entre outros.
  • C. a experimentação nos diferentes modos da linguagem visual: pintura, desenho, gravura, escultura, modelagem, caricatura, histórias em quadrinhos, colagem, fotografia, cinema, instalação, vídeo, TV, informática, entre outros.
  • D. o manuseio e a seleção de materiais, instrumentos, suportes e técnicas e suas especificidades como recursos expressivos.
  • E. aprender a estrutura da linguagem teatral nos seus elementos constitutivos, lendo e produzindo a ação dramática, o espaço cênico, o personagem e a relação palco/plateia.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...