Questões de Artes do ano 2017

Lista completa de Questões de Artes do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual forma de composição é mais apropriada para mostrar uma personagem surrupiando sorrateiramente um objeto de cima de uma mesa.

  • A. Plano geral
  • B. Plano médio
  • C. Plano piloto
  • D. Plano americano
  • E. Plano detalhe

A representação do real que caracteriza o cinema Hollywoodiano foi obtida por meio de:

  • A. Um desenvolvimento direto da representação literária norte-americana do real, graças à capacidade de representação indicial da câmera.
  • B. Uma combinação da decupagem clássica com métodos de interpretação naturalista e gêneros narrativos estratificados.
  • C. A susceptibilidade do público ao efeito de real obtido com as técnicas de montagem desenvolvidas por Griffith.
  • D. Técnicas fotográficas adequadas à apresentação da obra cinematográfica pelo dispositivo de projeção, em contraste com o enquadramento museográfico convencional.
  • E. Atores preparados para representar “para a câmera” no lugar de uma audiência presente.

Uma grande profundidade de campo:

  • A. Foi usada de maneira marcante em “Cidadão Kane”.
  • B. Possibilita a representação simultânea de diversas camadas no mesmo plano.
  • C. Possibilita a representação simultânea de diversas camadas no mesmo plano.
  • D. Induz a tendência de enclausurar personagens no cenário através de longos planos fixos.
  • E. Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Considere os seguintes papéis que a música pode desempenhar na narrativa cinematográfica:

I) A substituição de ruídos reais no plano diegético.

II) O realce de movimentos ou ritmos visuais ou sonoros.

III) O fornecimento ao espectador de elementos úteis à compreensão da tonalidade psicológica da cena.

IV) O reforço da importância e da densidade dramática de um momento ou de um ato.

São CORRETAS as alternativas:

  • A. II, III e IV
  • B. III e IV
  • C. I e IV
  • D. II e III
  • E. Todas

São funções expressivas possíveis para um travelling para frente, EXCETO:

  • A. Inserir o espectador no mundo onde vai se desenrolar a ação.
  • B. Demonstrar a proximidade espacial entre dois personagens se abraçando.
  • C. Realçar um elemento dramático importante.
  • D. Descrever um espaço material em profundidade.
  • E. Materializar a tensão mental de um personagem.

O acoplamento do microfone à câmera permite fazer coincidir o ponto de vista com o ponto de escuta, possibilitando restituir a verdade do espaço sonoro em concordância com a do espaço visual. Em qual das situações abaixo isso é mais vantajoso?

  • A. Na gravação de diálogos ficcionais fora de estúdio.
  • B. Na documentação de paisagens naturais.
  • C. Na gravação de uma narração off.
  • D. Na produção de uma percepção subjetiva ficcional.
  • E. Na produção de uma trilha sonora diegética.

Em quais dos gêneros abaixo se nota maior influência da vanguarda expressionista?

  • A. Horror, ficção científica, noir.
  • B. Horror, blaxploitation, ficção científica.
  • C. Suspense, thriller, blaxploitation.
  • D. Noir, thriller, neorrealismo.
  • E. Cinema estrutural, terror, gore.

Esse mural representa um trágico acontecimento do século XX, adotando uma estética fundamentada na destruição da harmonia clássica das figuras e na decomposição da realidade. Estamos falando de:

  • A. “O Homem Controlador do Universo”, “Diego Rivera”.
  • B. “Guernica”, “Pablo Picasso”.
  • C. “Os Fuzilamentos de 3 de Maio”, “Goya”.
  • D. “O Sofrimento de Laio”, “Candido Portinari”.
  • E. “Noite Estrelada”, “Vincent Van Gogh”.

Sobre as funções relacionadas à produção sonora em uma realização cinematográfica, considere as seguintes afirmativas:

I) O desenhista de som pode criar sons inexistentes na vida real, mas que o espectador aceitará como normal.

II) O técnico de captação de som supervisiona toda a produção da trilha sonora.

III) O trabalho do microfonista se limita à gravação do som.

São CORRETAS:

  • A. I e II
  • B. II e III
  • C. I e III
  • D. II
  • E. Nenhuma

Sobre os planos cinematográficos, são verdadeiras as afirmativas abaixo, EXCETO:

  • A. São frequentemente caracterizados de acordo com a abertura que dão à cena.
  • B. O travelling precisa ser realizado por equipamentos como uma dolly ou uma grua.
  • C. Um filme de ritmo normal possui entre 500 e 600 planos. Um de ação costuma ter 900 planos ou mais.
  • D. Planos neutros são utilizados para modificar a direção da ação ou criar uma situação inesperada.
  • E. O plano master diminui o risco de erros de continuidade, mas pode aumentar os custos e o tempo de filmagem.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...