Questões de Artes do ano 2017

Lista completa de Questões de Artes do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No teatro grego, os escritores trágicos recorriam aos mitos como estímulo para o processo de criação, e os espectadores, que conheciam esses mitos, apreciavam as apresentações por meio da adaptação realizada pelo viés artístico. Sobre essa perspectiva, é correto afirmar:

  • A. o mito sobre Antígona debate questões individuais.
  • B. o conflito da peça Antígona não reflete a atualidade.
  • C. a protagonista Antígona aceita a lei imposta por Creonte.
  • D. os escritores trágicos reconhecidos são Ésquilo, Sófocles e Téspis.
  • E. a tragédia Antígona expõe o conflito entre o direito divino e o humano.

Durante três séculos, a Commedia dell’arte fascinou o público se destacando por apresentar um teatro que requeria um grande desempenho dos atores tanto na parte prática quanto em conhecimento. Sobre suas características, assinale a alternativa correta.

  • A. As máscaras utilizadas eram Pantaleão – velho avarento apaixonado pelas jovens; Doutor – médico ou advogado; Arlequim – uma figura desconhecida; Capitão – militar fanfarrão, entre outros.
  • B. Na apresentação, os atores seguiam os canevas que continham apenas os fatos principais; oportunizavam, assim, a criação, por meio de improvisação.
  • C. Cada personagem apresentava traços de caráter e de comportamento de forma contrária às máscaras que usavam.
  • D. As companhias de Commedia dell‘arte começaram a se formar na França.
  • E. A herança da Commedia dell’arte não reflete na atualidade.

A improvisação teatral é um procedimento que favorece o desenvolvimento do psicofísico dos alunos, assim como potencializa a criação das cenas no processo de criação de uma montagem teatral. O processo de ensino aprendizagem por meio da improvisação é uma metodologia que poderá ser realizada de várias formas. Nesse contexto, dadas as afirmativas,

I. Há várias propostas de jogos de improvisação, mas, no Brasil, existem somente os jogos do teatro oprimido.

II. Na contemporaneidade, muitos grupos de teatro utilizam a improvisação no momento da apresentação, ou seja, trabalham com o espetáculo em processo, construído juntamente com os espectadores.

III. A improvisação utiliza o coringa, que é a denominação do jogador que realiza a mediação com o público, técnica do teatro fórum, caracterizada por não discutir assuntos sociais.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. II, apenas.

Sobre o Teatro Contemporâneo, assinale a alternativa correta.

  • A. O espectador não é encarregado de organizar impressões e conferir alguma coerência à obra.
  • B. Há uma reafirmação da quarta parede no processo de encenação cênica.
  • C. A tendência é trabalhar a encenação interativa e a produção de textos coletivos.
  • D. O Espaço/Tempo da ação cênica é uniforme.
  • E. A encenação contemporânea torna-se una.

Berthold Brecht interroga-se sobre a função do texto dentro do conjunto da realização cênica, sobre as possibilidades que ele oferece de representar diversos significados, tratando das várias possibilidades e interpretações do texto, além de intervir no mesmo, concomitantemente, com inserções de novos elementos cênicos ou gráficos como músicas (os songs), tabuletas, projeções, inscrições, diagramas etc. (ROUBINE, p.76). Esses elementos e termos formam a teoria do “Distanciamento” criada por Brecht, que consiste

  • A. em deixar claro para os espectadores que o espetáculo não é uma imitação do real, mas uma simulação de um objeto fictício, alterando os diálogos, mixando comentários e situações nos personagens, criticando-os, ao mesmo tempo em que os expõem em seus dramas.
  • B. na representação fiel da realidade fazendo com que o espectador se emocione com toda a beleza proporcionada pela estética do espetáculo.
  • C. em fazer os espectadores se emocionarem ao ponto de não pensar e refletir sobre as questões postas em cena.
  • D. em deixar os espectadores emocionados com a interpretação exageradamente dramática dos atores.
  • E. na imitação do real sem crítica e sem abordagem reflexiva.

As imagens apresentadas referem-se a qual conceito do Sistema Laban criado por Rudolf Von Laban?

  • A. Movimento uniforme.
  • B. Percepção física.
  • C. Biopolítica.
  • D. Cinesfera.
  • E. Rizoma.

A Dança-Teatro de Pina Bausch é um marco decisivo no mundo da dança contemporânea. Seus trabalhos organizaram um jeito diferenciado de perceber a dança, o dançarino e o mundo. Os conceitos que fundamentam a poética de trabalho dessa coreógrafa alemã são:

  • A. direcionamento ósseo e oposições.
  • B. repetição e fragmentação.
  • C. progressão e projeção.
  • D. apoios e resistência.
  • E. níveis e planos.

Os personagens deste gênero estão divididos em três categorias: os Zanni são os personagens de classe social mais baixa; os Vecchi, que representam os de classe social mais abastada, e os Innamorati, os amantes, que querem se casar. Essas categorias de personagens pertencem ao gênero teatral

  • A. do Teatro Naturalista.
  • B. da Comédia Dellárt.
  • C. do Teatro Realista.
  • D. do Teatro Nô.
  • E. da Tragédia.

Sobre a ação física como elemento estruturante do fenômeno teatral, assinale a alternativa correta.

  • A. Stanislávski é um dos primeiros artistas cênicos a sistematizar um treinamento para o trabalho do ator na formulação das ações físicas.
  • B. As ações físicas atualmente não são compreendidas como um procedimento de criação.
  • C. O ator criador utiliza apenas da voz para expressar seus sentimentos.
  • D. As ações físicas podem ser executadas sem treinamento.
  • E. O texto dramático dispensa a ação física dos atores.

O Teatro Brasileiro percorreu um trajeto correlato à história brasileira e se propôs a discutir as inquietudes da sociedade do ponto de vista dos colonizadores como dos colonizados. Nesse sentido, os dramaturgos se pautaram nos modelos europeus, assim como, paulatinamente, na vida brasileira, com o objetivo de criação de uma identidade nacional. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.

  • A. Martins Pena destacou-se por escrever tragédias.
  • B. O grupo Galpão é uma companhia que desconsidera a pesquisa em suas montagens.
  • C. Augusto Boal criou o teatro do oprimido; no entanto, seu método não é mais desenvolvido no Brasil.
  • D. A obra de José de Anchieta baseava-se nos autos de Gil Vicente que tratavam somente de temas profanos.
  • E. O teatro de Arena preocupou-se em criar uma dramaturgia de cunho nacional, opondo-se ao Teatro Brasileiro de Comédia.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...