Questões de Artes do ano 2017

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Um diálogo possível com a cultura afro é a máscara. Sabemos que ela não existe unicamente na África e, já que constitui uma categoria universal, a máscara pode ser um ponto de conexão forte da arte contemporânea do Brasil com as culturas africanas e afro-brasileiras. Diante disso, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

  • A. A conexão forte da arte contemporânea do Brasil com as culturas africanas e afro-brasileiras nos permite chegar à obra de Lígia Clark, Mario Cravo Junior e Laura Lins.
  • B. É possível fazer uma aproximação com a obra “Cabeça coletiva”, de Lígia Clark, de 1975 – uma peça de madeira estruturada com materiais diversos, a qual as pessoas vestem, cobrindo toda a cabeça – com a cerimônia de Bori (Dar comida à cabeça) realizada no candomblé, na qual a cabeça da pessoa é alimentada.
  • C. As “Máscaras Sensoriais”, de 1960, feitas em tecidos e com sacos de rede de naylon também podem ser vinculadas aos rituais dos ebós.
  • D. A obra Capuzes (Homen carnemulher = carnes, 2001), de Laura Linse, e também as “Aves enfeitadas”, podem ser atributos exigidos para cultos, mas mantendo o pertencimento cultural e artístico.
  • E. Chico Tibibuia em sua escultura intitulada “Exus”, em madeira, de 1995, nos diz de sua relação ambígua com essa entidade poderosa. Suas próprias palavras, “Tenho exu na cabeça e Deus no coração”, nos apresentam vivências e tensões contemporâneas.

Durante os anos de exílio, sendo inspirado pelas possibilidades do teatro como arma política, Augusto Boal desenvolveu um tipo de representação que ganhou destaque, sendo até hoje um movimento presente em diversos grupos teatrais, no Brasil, e ao redor do mundo. Com base nas afirmativas, marque a alternativa correta, ou seja, que apresenta o nome desde movimento teatral criado por Boal.

  • A. Teatro da opressão.
  • B. Teatro da crueldade.
  • C. Teatro pobre.
  • D. Teatro das massas.
  • E. Teatro do oprimido.

Com base nas afirmativas, marque a alternativa que apresenta a correta divisão proposta por Sábato Magaldi para as peças de Nelson Rodrigues.

  • A. Peças Históricas, Comédias e Tragédias Nacionais.
  • B. Peças Adultas, Peças Infantis e Peças para Jovens.
  • C. Peças Fantásticas, Auto Peças e Tragicomédias.
  • D. Peças Psicológicas, Peças Míticas e Tragédias Cariocas.
  • E. Dramas Clássicos, Peças Modernas e Textos contemporâneos.

O italiano Franco Zampari, em 1948,criou uma companhia teatral que se diferenciou por buscar artistas com renome internacional, que contribuíram, com conhecimento técnico e estético, para o desenvolvimento da atividade teatral no país, para a noção de unidade do espetáculo, o papel da direção e a formação do ator. Alguns dos principais atores da época passaram por essa companhia, como Cacilda Becker, Paulo Autran, Tônia Carrero, entre outros. Com base nas afirmativas, marque a alternativa correta, ou seja, que apresenta a sigla que deu nome a essa companhia.

  • A. CPT.
  • B. TBC.
  • C. TCB.
  • D. SBT.
  • E. CER.

Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A cena simultânea foi um recurso utilizado pelo teatro medieval.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A plateia foi emancipada no teatro contemporâneo, que passou a considerar a sua autonomia na produção de sentidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o Teatro Antigo Greco-romano pode-se afirmar que:

I) Na tragédia Édipo Rei, de Sófocles, Édipo assassina o pai e se casa com a própria mãe, realizando a maldição que recaíra sobre ele.

II) Em Antígona, de Sófocles, ao lutar pelas honras fúnebres do irmão Polinices, Antígona desafia o rei Creontes e é emparedada viva.

III) Os Persas, de Ésquilo, retrata o desespero de Atossa, mãe de Xerxes, rei derrotado da Pérsia. Em suas oferendas e com a ajuda de um coro de anciãos, ela roga aos deuses, invocando o falecido marido Dario.

IV) Em Medeia de Ésquilo, Medeia mata os filhos para vingar-se de Jasão, que a abandonou.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Sobre o “Teatro do Absurdo” pode-se afirmar que:

I) O termo surgiu com Martin Esslin, crítico inglês que assim designou obras de Ionesco, Beckett e Adamov, articulando-as com a literatura de Albert Camus, cujo “absurdo” era um mote recorrente.

II) Destacam-se, enquanto influências para o Teatro do Absurdo: os mimodramas que atravessam a Idade Média com os saltimbancos e bobos, a Comédia dell’Arte, o Music Hall, o Vaudeville e as chamadas comédias nonsense, além de James Joyce, Franz Kafka, Chaplin, Buser Keaton, Alfred Jarry.

III) São obras de Samuel Beckett: A Cantora Careca, As Cadeiras, O rinoceronte, A Lição.

IV) São obras de Eugene Ionesco: Esperando Godot, Fim de Jogo, Última Gravação de Krapp, Dias Felizes, Não Eu.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

O século XX assistiu à consolidação da cena teatral como uma poética autônoma em relação à literatura dramática. Houve nomes importantes, cada qual com o seu projeto estético e contribuição. Neste percurso, pode-se dizer que:

I) Meyerhold estudou modalidades diferentes de treinamento e partiturização atorais, formalizando “princípios que retornam” e organizando-os no que chamou “Antropologia Teatral”.

II) Eugênio Barba conta com um procedimento de treinamento atoral chamado Biomecânica. Uma marcante montagem, onde a estética deste procedimento aparece, é “O Inspetor Geral”.

III) Fundado por Judith Malina e Julian Beck nos EUA, nos anos 60 o “Living Theatre” tornouse um dos grupos mais importantes do mundo, com peças que circularam em mais de 40 países.

IV) No espetáculo “Paradise Now”, do “Living Theatre”, a repetição dos movimentos do coro em disposição circular evoca a visualidade de um ritual, reforçada pela repetição dos sons e gestos. Frases como to be free reforçam a ideia de libertação que o espetáculo veiculava.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Sobre a consolidação do teatro como poética autônoma em relação à literatura dramática durante o Século XX, considere as assertivas abaixo.

I) Bob Wilson com “Quartett” e “Hamlet”, Vitez com com “Andrômaca” e “Electra”; Peter Stein com “Agamemnon”; Frank Castorf com “Medeia”; Romeu Castellucci com “Oréstia” e “Julio César”: são exemplos de encenadores que desconstroem o texto dramático em função da autonomia da cena teatral.

II) Um dos importantes atores dos espetáculos de Peter Brook é Yoshi Oida, autor dos livros “O Ator Invisível” e “O Ator Errante”.

III) Em cenas de “A Tempestade” (Brook, 1990) podemos ver Yoshi Oida acentuando o desenho do movimento a título de conduzir o foco do espectador.

IV) Com um grupo híbrido de atores, diferentes formações e nacionalidades, Pina Bausch dirige montagens que marcaram a História do Teatro, como Mahabharata.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
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