Questões de Artes do ano 2017

Lista completa de Questões de Artes do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere ainda as questões abaixo, sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista.

I) A revolta de 1844 dos tecelões silesianos, retratada por Hauptmann em “Os Tecelões”, foi dirigida por Meyerhold, ajustando-se à atmosfera de crise social que impregnava toda a Europa nos anos 90.

II) A temporada de “Antes da Aurora”, de Hauptmann, causou reações fortes: os atores recebiam cartas de ameaça; e em uma das apresentações, durante a cena de trabalho de parto, onde os gritos vinham dos bastidores, um espectador levantou-se e, em meio protestos e aplausos, brandou um par de fórceps sobre a própria cabeça, simulando a técnica de retirar os bebês à força no momento do parto.

III) Em 1891 Artaud publicou “A Essência do Ibsenismo”, fazendo referência ao realismo de Ibsen, que se torna um modelo em oposição ao teatro comercial.

IV) Hauptmann foi chamado de “Ibsen inteiramente desiludido”, “o verdadeiro capitão do bando negro dos realistas”, que mostra a vida como ela realmente é, em seu completo horror.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Sobre o cinema moderno, são verdadeiras as afirmações, EXCETO:

  • A. Tem como antecedentes estéticos o Neorrealismo Italiano e Cidadão Kane, de Orson Welles.
  • B. Traduz a crise do sujeito na modernidade a partir de uma construção experimental da linguagem audiovisual.
  • C. Prioriza a continuidade espaço-temporal orientada em torno da ação cênica.
  • D. Caracteriza-se pelo uso recorrente de disjunções entre som e sincronismo visual.
  • E. Valoriza uma subjetividade autoral traduzida numa concepção do protagonista como alter-ego do cineasta.

Assinale a alternativa que contém somente nomes de cineastas ligados ao movimento da Nouvelle Vague francesa:

  • A. Jean-Luc Godard; Xavier Dolan; François Truffaut.
  • B. Eric Rohmer; Claude Chabrol; François Truffaut.
  • C. Jacques Démy; François Truffaut; Jean Vigo.
  • D. Jacques Démy; François Truffaut; Jean Vigo.
  • E. Jean-Luc Godard; Charles Aznavour; Alain Resnais.

Sobre o Cinema Novo, observe as seguintes afirmações:

I) A recuperação da história do Brasil pode ser entendida como uma resposta à situação colonial vigente no país, especialmente na área cinematográfica.

II) Três eram as grandes áreas temáticas ligadas à representação do sertão e das regiões rurais: a escravidão, o misticismo religioso e a violência.

III) No filme “Deus e o diabo na terra do sol”, de Glauber Rocha, a crítica ao messianismo e ao integralismo se dá a partir da adesão ao cangaço como alternativa às opressões históricas vividas pela população sertaneja.

Estão CORRETAS:

  • A. III
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. I e II
  • E. I, II e III

Acerca do diálogo que se estabelece entre o Impressionismo na pintura e a vanguarda cinematográfica de mesmo nome, podemos afirmar que:

  • A. Esse diálogo remonta à presença de um olhar móvel, efêmero, trabalhando aquilo que Jacques Aumont denominou uma “materialidade não-figurativa da imagem”.
  • B. Esse diálogo se traduz na estilização de cenários angulosamente geometrizados, de modo a traduzir a evanescente atmosfera cotidiana, tão preconizada por André Bazin em seus escritos.
  • C. Esse diálogo se dá pelo uso de convenções pictóricas referentes à expressão de uma subjetividade marcada por emoções extremadas, tal como afirma Gombricht.
  • D. O uso de sobreimpressões, superexposições e alterações na velocidade da imagem evoca uma dimensão onírica decorrente do automatismo psíquico.
  • E. Todas as afirmativas acima estão corretas.

As linguagens se confrontam nas práticas sociais e na história e fazem com que a circulação de sentidos produza formas sensoriais e cognitivas diferenciadas. Sobre a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

I. ( ) A Linguagem permeia o Conhecimento e as formas de conhecer; o Pensamento e as formas de pensar; a Comunicação e os modos de comunicar; a Ação e os modos de agir.

II. ( ) A Linguagem é produto e produção cultural; nascida por força das práticas sociais.

III. ( ) A Linguagem é humana e se destaca pelo seu caráter criativo, contraditório, pluridimensional, múltiplo e singular a um só tempo.

IV. ( ) Não há linguagem no vazio, seu grande objetivo é a interação e a comunicação com um outro, dentro de um espaço social.

V. ( ) A Linguagem, por sua natureza, é transdisciplinar e exige dos professores essa perspectiva em situação didática.

Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, qual alternativa abaixo corresponde à sequência CORRETA:

  • A. F, F, F, F, F
  • B. V, V, V, V, V
  • C. V, V, F, V, V
  • D. V, F, F, V, V
  • E. F, V, V, F, F

Dentre as afirmativas abaixo, é INCORRETO afirmar que:

  • A. dentre as competências e habilidades da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, estão: Representação e Comunicação; Fruição e Estética; Contextualização Sociocultural.
  • B. as tecnologias da comunicação e informação e seu estudo devem permear o currículo e suas disciplinas. Conviver com todas as possibilidades que a tecnologia oferece é mais que uma necessidade, é um direito social.
  • C. as novas tecnologias da comunicação e da informação permeiam o cotidiano, independente do espaço físico. A Televisão, a Rádio, a Informática, entre outros, fizeram com que os homens se aproximassem por imagens e sons de mundos antes inimagináveis.
  • D. as tecnologias estão no passado, no presente e estarão no futuro como armas humanas de desvendamento do universo natural e social. A problemática se encontra nas formas de seus usos, e não nos fins de sua criação.
  • E. as tecnologias da comunicação e informação não podem ser reduzidas a máquinas, pois resultam de processos sociais e negociações que se tornam concretas.

As afirmações abaixo se relacionam à linguagem da dança, que se estabelece no ensino da arte como um pensar em termos de movimento que se executa como emoção física, impulsionado pelas sensações musculares e articulações do corpo. Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, sobre as exigências da aprendizagem da Dança – a Arte do movimento:

I. ( ) Praticar o pensamento tornado presente por meio da ação corporal, poetizado pela criação de movimentos expressivos.

II. ( ) Aprender a estrutura e o funcionamento corporal por meio de diferentes formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço.

III. ( ) Criar, improvisando, movimentos expressivos a partir de diferentes formas corporais, como curvar, esticar, torcer, balançar, sacudir, respondendo a pulsações internas rítmicas, mudanças de tempo, etc.

IV. ( ) Registrar a sequência de movimentos expressivos criados em coreografias simples.

V. ( ) Perceber e ler as soluções expressivas encontradas pelo grupo para comunicar pelo movimento a sua ideia de sentimento/pensamento.

Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, assinale a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  • A. V, F, V, F, V
  • B. V,F, V, V, V
  • C. V, V, V, V, F
  • D. V, V, V, V, V
  • E. F, V, V, V, V

Assinale a opção que indica a linguagem artística descrita no texto precedente.

  • A. dança contemporânea
  • B. videodança
  • C. dança virtual
  • D. tecnodança
  • E. dança circular

A respeito das relações entre o teatro e a cultura local, regional, nacional e internacional, julgue os itens que se seguem. A intensa troca entre as linguagens artísticas podem ser experienciadas em encenações dos Irmãos Guimarães.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...