Questões sobre Área: Gráfica/Desenho/Desenhista

Lista completa de Questões sobre Área: Gráfica/Desenho/Desenhista para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em tipologia, é CORRETO afirmar:

  • A. Por corpo entende-se o tamanho da fonte.
  • B. Capitular é o caractere especial usado para grifar partes do texto.
  • C. Partes arredondadas dos tipos são conhecidas por curva ou círculo.
  • D. Famílias de fontes sem serifa são agrupadas sob a nomenclatura Didot.

Na concepção de um projeto gráfico de jornal impresso ou revista, é CORRETO afirmar que o selo é elemento gráfico utilizado para marcar

  • A. páginas onde há mais de uma ilustração.
  • B. a existência de janelas no corpo do texto.
  • C. o uso de boxes em reportagens extensas.
  • D. diferentes matérias produzidas sob um mesmo assunto.

Sobre regras de legibilidade, é CORRETO afirmar:

  • A. O efeito positivo do texto escuro sobre a página clara não é indicado em diagramação de impressos, pois é repetitivo e muito explorado.
  • B. A divisão da página de jornal em colunas restringe o uso de imagens em grandes formatos, sobretudo nas capas de cadernos jornalísticos.
  • C. No Ocidente, a ordenação de elementos gráficos na página deve levar em consideração a ordem de leitura da esquerda para a direita e de cima para baixo.
  • D. O uso de fios, tarjas, caixas e espaços em branco dificulta a delimitação dos diferentes elementos gráficos na página.

Em meio à produção gráfica, os termos “refilo” e “aparas” significam, respectivamente,

  • A. corte de papel em guilhotina e sobras de papel.
  • B. técnica de aplicação de verniz localizado e corte de papel.
  • C. dobra de cadernos com o uso de grampos e sobras de papel.
  • D. montagem de fotolitos e dobras de cadernos com o uso de grampos.

Quadricromia é um sistema de cores que utiliza tintas

  • A. especiais, baseado nas cores primárias: vermelho, amarelo e azul, com a adição da cor preta para acrescentar contraste.
  • B. transparentes, no qual as letras CMYK representam, respectivamente, em inglês, as cores cian, magenta, yellow e black.
  • C. opacas, no qual as letras CMYK representam, respectivamente, em inglês, as cores cian, magenta, yellow e black.
  • D. eletrônicas, no qual as letras RGB representam, respectivamente, em inglês, as cores red, green e blue.

Sobre o desenvolvimento da televisão no Brasil e no mundo, é INCORRETO afirmar:

  • A. Desde o início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância. Foi com o invento de Thomas Edson, em 1842, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), atualmente conhecida como fax.
  • B. As transmissões por ondas eletromagnéticas, às quais chamamos de radiotransmissão, possibilitaram, primeiramente, as transmissões de voz, posteriormente as de imagens e, nos dias de hoje, as de dados.
  • C. Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões de imagens, graças ao inglês John Logie Baird, através do invento de Nipkow.
  • D. As primeiras transmissões de imagens em cores nos EUA, com definição de 50 linhas por fio, foram realizadas em 1929.

Com relação à passagem da imagem fixa à imagem em movimento e sua evolução, é INCORRETO afirmar:

  • A. O som no cinema aparece no final dos anos 20. Os primeiros filmes eram mudos.
  • B. Para captar e reproduzir a imagem em movimento, são construídos vários aparelhos baseados no fenômeno da persistência retiniana. Joseph-Antoine Plateau foi o primeiro a medir o tempo da persistência retiniana.
  • C. D. W. Griffith é considerado o criador da linguagem cinematográfica.
  • D. Os irmãos Lumière idealizaram o cinematógrafo em 1910. O aparelho era movido à eletricidade e utilizava negativos coloridos e perfurados.

A linguagem audiovisual tem códigos próprios referentes a cada suporte técnico específico. Há várias abordagens e correntes teóricas do audiovisual que podem ser utilizadas para o estudo de cada uma de suas manifestações. Sobre as teorias do audiovisual, é INCORRETO afirmar:

  • A. O formalismo russo, movimento-chave para a teoria do cinema, floresceu entre 1915 e 1930. Os primeiros formalistas foram rigorosamente estetas; para eles, a percepção estética era um fim em si mesma.
  • B. As duas fontes da semiótica contemporânea são o lingüista suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913) e o filósofo pragmático americano Charles Sanders Pierce (1839-1914). Pierce pesquisava os símbolos e signos, que o autor considerava como “a trama e a urdidura de todo o pensamento e investigação científicos.”
  • C. A teoria crítica busca desvendar os defeitos e as falhas técnicas nas imagens e enunciações visuais. Ela é importante para aqueles que pretendem exercer a profissão de crítico de programas audiovisuais. Essa teoria foi elaborada por um filósofo chamado André Bazin.
  • D. O estruturalismo interessava-se pelas relações imanentes constitutivas da linguagem e dos sistemas discursivos. Logo, neste sistema teórico, o comportamento, os textos e as instituições são vistos como analisáveis em termos de uma rede subjacente de relações.

Grandes redes de comunicação dominam o mercado de produção audiovisual em todo o mundo, inclusive no Brasil. Sobre a demanda de maior inserção social dos cidadãos no processo de produção e democratização da informação é INCORRETO afirmar:

  • A. A antropologia visual é uma ciência que utiliza os suportes da fotografia, do cinema e do vídeo como documentos visuais para pesquisadores na área da antropologia.
  • B. O acesso à produção audiovisual deve atingir as classes menos privilegiadas e possibilitar a autorepresentação de grupos minoritários, como negros, índios e homossexuais. Os canais comunitários facilitam essa realização.
  • C. Uma maneira de inserir as classes menos favorecidas no sistema de produção de comunicação audiovisual é contar com a ajuda de grandes redes de televisão para realizarem reportagens sobre estes grupos desfavorecidos. Essas emissoras realizam e divulgam o dia-a-dia das comunidades e, assim, elas se tornam auto-representadas e saem da exclusão.
  • D. O ensino da produção audiovisual deve ser feito junto a comunidades que não têm acesso à formação técnica e teórica para que elas possam manusear e utilizar, com seu próprio olhar ideológico, os meios de produção de imagens. No Brasil, programas de inclusão têm sido realizados com índios e pequenas comunidades rurais.

O desenvolvimento tecnológico das mídias audiovisuais, incluindo a tecnologia digital, é uma realidade nos meios de comunicação e influencia este setor sob diversos aspectos. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar:

  • A. As salas de cinema digitais, com transmissões de filmes simultâneos via satélite, em diferentes salas de cinema em diferentes países, é uma realidade que está longe de ser alcançada.
  • B. A técnica digital influenciou a linguagem cinematográfica que, no suporte digital, tem novas correntes estéticas, como o Dogma 95, no cinema, que despreza a narrativa clássica dos filmes hollywoodianos.
  • C. O acesso à realização e produção audiovisual tornou-se mais fácil com a invenção do vídeo e do VT. Este sistema é menos dispendioso do que aquele que era utilizado antes nas televisões, como a película. A fita magnética e as transmissões ao vivo possibilitaram a instantaneidade da notícia na TV.
  • D. Para que uma imagem em vídeo possa ser comparada a uma imagem em filme, sua resolução deve ser ao menos cinco vezes superior à da televisão stândard, passando globalmente de 400 mil pixels a 2 milhões de pixels.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...