Questões sobre Área: Gráfica/Desenho/Desenhista

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No programa AutoCAD, selecione a ação que NÃO PODE ser aplicada aos objetos de uma camada (layer) que se encontra em estado de uso corrente (current) :

  • A.

    ampliados (zoom);

  • B.

    editados (properties);

  • C.

    bloqueados (lock);

  • D.

    ocultados (freeze);

  • E.

    apagados (erase).

No ambiente CAD, um corte transversal executado no modelo sólido tridimensional da ilustração abaixo, com descarte de uma das partes, resultará em :

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

HTML5 (Hypertext Markup Language, versão 5) é uma linguagem utilizada para estruturação e apresentação de conteúdo na Internet.

Após apertar duas vezes o mesmo botão, será apresentada a seguinte mensagem no corpo da página:

  • A. Você apertou 5 vez(es).
  • B. Você apertou 7 vez(es).
  • C. Você apertou 10 vez(es).
  • D. Você apertou 52 vez(es).
  • E. Você apertou 55 vez(es).

As declarações de elementos na DTD determinam a possível estrutura de um documento XML. Analise a DTD a seguir:

É correto afirmar que o(s) elemento(s):

  • A. memo pode conter os elementos from, to, date e content em qualquer ordem;
  • B. content deve conter um ou mais elementos p;
  • C. date é opcional;
  • D. to é obrigatório e precisa ocorrer mais de uma vez dentro do elemento memo;
  • E. from, to e date podem conter qualquer um dos elementos descritos na DTD.

Para definir a cor de fundo de todos os elementos para azul em uma página HTML, o código jQuery correto é:

  • A. $(this).css("background-color","blue");
  • B. $("?p").css("background-color"," blue");
  • C. $("p").css ("background-color"," blue");
  • D. $("#p").css("background-color"," blue");
  • E. $(".p").css("background-color"," blue");

No design de livros, o profissional de editoração é quem determina as características dos textos impressos, utilizando sinais espaciais ou gráficos; uma vez pronto o trabalho, as características do texto impresso permanecerão fixas e servirão ao leitor como orientadores da leitura.

Sobre a hierarquia de itens, é correto afirmar que:

  • A. é estabelecida exclusivamente através de sinais espaciais, como o recuo do texto ou a posição na página, e pela aplicação de diferentes tamanhos aos itens do texto;
  • B. reflete sempre o estilo do designer que produziu o impresso, pois está pautada por sua experiência e metodologia de trabalho;
  • C. controla a transmissão e o impacto da mensagem, ordenando a comunicação gráfica e facilitando sua navegação pelo leitor;
  • D. é sempre um trabalho complexo e que articula de forma rigorosa os diferentes itens de uma publicação;
  • E. trabalha a ênfase dos elementos visuais de uma composição através do emprego de um conjunto finito de recursos, como entrelinhamento, posicionamento, cor e tamanho do tipo.

Para o realce gráfico de uma palavra em um texto, o produtor editorial pode valer-se de uma série de recursos: cor, negrito, italização, versaletes ou a troca da fonte.

No último caso, o principal cuidado para que a palavra ganhe realce, mas o texto não perca fluência, é:

  • A. ajustar o tamanho das alturas das caixas das fontes para que elas se casem;
  • B. selecionar fontes de grupos de famílias diferentes para gerar maior realce;
  • C. ajustar o tamanho das alturas das versais das fontes para que elas se casem;
  • D. selecionar fontes de grupos de famílias próximos para evitar maior realce;
  • E. ajustar o tamanho das alturas-X das fontes para que elas se casem.

Um erro comum na composição mecânica e que persistiu na composição eletrônica é o da supressão de parágrafos. Para assinalar tal erro, o correto é inserir uma marcação no texto e grafar na margem o sinal equivalente à inclusão de novo parágrafo.

Esses sinais possuem os seguintes formatos:

  • A.

  • B.
  • C.
  • D.
  • E. . e .|

Atualmente é comum que os programas de diagramação de textos possuam corretores ortográficos, pois esses reduzem em muito os defeitos na composição. No entanto, são frequentes os erros nos quais a ação dos corretores automáticos é inócua e, por isso, a revisão de textos segue sendo uma atividade fundamental para uma boa edição de livros. Referindo-se aos erros de datilografia, mas igualmente válido para a revisão de originais eletrônicos, Emanuel Araújo identifica que o profissional de edição, quando faz a transcrição ou a revisão de um original, “ao defrontar-se com uma forma verbal, semântica, sintática ou lexical que lhe pareça insólita” (2000, p. 133) altera o original, muitas vezes interferindo no sentido da frase, num efeito de estilo ou em outros aspectos.

A citação acima refere-se a erros de:

  • A. correção;
  • B. transposição;
  • C. omissão;
  • D. inserção;
  • E. substituição.

Classicamente existem quatro possibilidades de alinhamento com relação ao arranjo de colunas de texto. Apesar de já utilizado na tipografia clássica, por conta da facilitação da composição com os programas de editoração, tornou-se mais frequente atualmente o uso de textos que têm seu alinhamento determinado pelas bordas das imagens presentes na composição da página. Em todas essas possibilidades há defeitos que podem aparecer em função especificamente do tipo de alinhamento de texto empregado para a composição.

O aparecimento de grandes vazios entre as palavras é um defeito típico do seguinte tipo de alinhamento:

  • A. justificado;
  • B. à esquerda;
  • C. à esquerda;
  • D. centralizado;
  • E. contornando a imagem.
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