Questões sobre Área: Gráfica/Desenho/Desenhista

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Para Brian Dougherty, autor do livro Design Gráfico Sustentável, como profissionais da área do design, “podemos pensar que fazemos parte do ramo da tipografia e da imagem, mas o nosso consumo de fibra também torna os designers gráficos os principais protagonistas na indústria de produtos florestais. Desta maneira, nossas escolhas têm um impacto no desflorestamento, na extinção de espécies, no aquecimento global e em outras questões ambientais”. O autor defende, ainda, que podem ser adotadas algumas práticas para minimizar esses impactos. Assinale, entre as opções apresentadas, a que contém três exemplos de práticas sustentáveis.

  • A. Calcular o formato dos impressos considerando o mínimo de perda de papel; usar fibra virgem sustentável; evitar o uso de recursos pós-impressão (por exemplo: verniz de alto brilho, laminação).
  • B. Usar fibras alternativas, como algodão, bambu e linho; imprimir em altas tiragens; evitar o uso de facas especiais para corte de impressos.
  • C. Usar fibra reciclada pós-consumo; evitar o uso de recursos pós-impressão (por exemplo: verniz de alto brilho, laminação); imprimir em altas tiragens.
  • D. Usar fibra virgem sustentável; optar sempre pelo uso de papéis brancos; utilizar recursos pós-impressão (por exemplo: verniz de alto brilho, laminação).
  • E. Calcular o formato dos impressos considerando o mínimo de perda de papel; utilizar encadernação grampo-canoa; utilizar sempre papéis em alta gramatura (maior que 150g/m²).

A especificação é a ferramenta que define as características físicas do objeto a ser impresso e vale para todas as etapas, desde o projeto gráfico até à produção do impresso na gráfica. Logo, o Programador Visual, além de criar, deve ter noções de especificação.

Considere a produção de uma brochura promocional com 16 páginas. Além do título do serviço, data do orçamento/validade e tipo de prova, as especificações básicas que deverão seguir com o projeto para orçamento são:

  • A. tiragem ou quantidade, formato fechado e aberto, número de cores do miolo, tipo de papel da capa, tipo de laminação da capa e prazo de execução.
  • B. número de páginas, formato fechado refilado e aberto, número de cores da capa, gramatura do papel do miolo, encadernação do miolo e prazo de execução.
  • C. tiragem ou quantidade, número de páginas, formato final da página refilada, número de cores da capa e miolo, tipos de papéis e tipo de acabamento.
  • D. tiragem ou quantidade, formato aberto sem refilado das 16 páginas, formato fechado, nome das tintas do miolo e capa, gramatura do papel e tipo de acabamento.
  • E. quantidade, número de laudas nas 16 páginas, número de cores da capa e miolo, tipo de papel do miolo e da capa, tipo de laminação da capa.

A serigrafia, também conhecida como silk- -screen, é uma técnica de impressão direta que consiste em fazer passar tinta através de uma tela permeável (matriz) nos pontos que compõem a arte-final e impermeável nos pontos que não fazem parte do desenho. Uma vantagem da serigrafia é produzir impressões sobre inúmeros tipos de materiais: algodão, fibras sintéticas, madeira, metais, plásticos, vidro, cerâmica, placas de circuito impresso, etc. Uma desvantagem da serigrafia é:

  • A. apresentar imprecisão de registro.
  • B. só realizar overprint do preto emborrachado.
  • C. trabalhar somente com um tipo de tinta.
  • D. realizar overprint com pantone apenas.
  • E. não poder realizar overprint de cores.

No CorelDRAW X6, é possível criar um efeito de perspectiva encolhendo um ou dois lados de um objeto. Esse efeito faz com que o objeto pareça estar se distanciando em uma ou duas direções, criando, assim, uma perspectiva de um ponto ou uma perspectiva de dois pontos. Quanto à aplicação desse efeito em objetos, texto de parágrafo e bitmaps, é correto afirmar que:

  • A. não é possível adicionar um efeito de perspectiva a grupos vinculados, como contornos, misturas e extrusões.
  • B. o efeito de perspectiva é nítido em grupos vinculados e bitmaps, mas é irregular em texto de parágrafo e objetos simples.
  • C. o efeito de perspectiva em objetos aparece mais nítido do que nos textos de parágrafo e nas imagens em bitmaps.
  • D. é possível adicionar efeitos de perspectiva a objetos e grupos de objetos, mas não é possível a texto de parágrafo nem a bitmaps.
  • E. é possível adicionar efeitos de perspectiva em objetos e texto de parágrafo, mas não em extrusões nem em bitmaps.

É fundamental que o Designer Gráfico tenha noções de imposição de páginas para que possa aproveitar melhor seu projeto: ilustrações e layout poderão ser planejados de acordo com a distribuição de cores nas páginas da publicação, evitando custos desnecessários.

Considere o projeto de uma revista com 8 páginas e imposição eletrônica montada para tira-retira e a página 1 CMYK. Quanto ao aproveitamento de tintas e chapas, pode-se afirmar que:

  • A. somente as páginas ímpares poderão ser CMYK.
  • B. somente as páginas pares poderão ser CMYK.
  • C. metade do caderno poderá ser CMYK e metade não.
  • D. todas as demais páginas também poderão ser CMYK.
  • E. só a 1 e 8 (primeira e última páginas) poderão ser CMYK.

O CTP (Computer to Plate) é hoje a tecnologia padrão no mercado gráfico profissional. Em relação ao processo convencional, o CTP economiza tempo e custos, além de usar menos químicos ou não usar (como os modelos térmicos sem químicos). As imagens impressas por CTP são mais precisas do que aquelas gravadas a partir de fotolito convencional, porque:

  • A. o processo CTP é mais rápido que o processo convencional, aumentando o movimento dos pontos.
  • B. os pontos são transmitidos direto do arquivo para a impressão com menos uso de químicos.
  • C. a chapa convencional recebe químicos, podendo, durante a revelação, mudar ligeiramente o registro.
  • D. o calor da gravação CTP fixa melhor os pontos na chapa, em relação ao processo convencional.
  • E. os pontos podem mudar ligeiramente quando o filme é exposto na chapa convencional.

Na impressão CMYK, o preto pode ser usado como referência para o registro das outras três cores. A sigla CMYK representa as cores pigmento Cian, Magenta, Amarelo e Preto (Black). Além de representar as cores pigmento, as letras CMYK também fazem referência à:

  • A. marcação nas matrizes de impressão, sinalizando que cada letra representa uma cor pigmento.
  • B. ordem de gravação das chapas, iniciando pelo Cian e finalizando pelo Preto, chapa que demora mais tempo na revelação.
  • C. ordem em que as chapas são impressas, iniciando pelo Cian e finalizando pelo Preto, obliterando quaisquer tintas por baixo.
  • D. simples distinção entre as cores PANTONE e as cores pigmento CMYK no momento da impressão.
  • E. etapa de fechamento PDF na criação, momento em que o arquivo deve apresentar as informações de cores CMYK.

etapa de fechamento PDF na criação, momento em que o arquivo deve apresentar as informações de cores CMYK.

  • A. não produzir o preto 100% chapado nas áreas que deveriam ser 100%.
  • B. imprimir as imagens com o preto em retícula translúcida no CMYK.
  • C. imprimir as imagens como preto composto nas quatro cores CMYK.
  • D. requerer o preto composto a 20% de cian para que não fique “pálido”.
  • E. produzir pontos muito pequenos do preto em relação à CMYK.

O termo “prova de contrato” descreve uma prova produzida de acordo com um padrão de cores pré-estabelecido internacionalmente, garantindo que o resultado final do impresso seja quase idêntico à prova apresentada ao cliente.

Sabendo que a “prova de validação” pode ser produzida dentro da empresa em uma impressora laser colorida, podemos afirmar, em relação à “prova de contrato”, que esta:

  • A. fornece excelente orientação da carregação de cores no offset, pois reproduz as cores fielmente.
  • B. serve como uma boa orientação à gráfica, mas não reproduz as cores fielmente.
  • C. não serve como uma boa orientação para a impressão e tem o custo alto.
  • D. apenas minimiza os custos de produção, pois é mais barata que a “prova de contrato”.
  • E. serve de aprovação ou validação entre o cliente e a equipe de criação e reproduz as cores fielmente.

O envernizamento é um tipo de acabamento gráfico para impressos. É utilizado por várias razões: estética, proteção contra abrasão, desgaste ou umidade, isolamento do cheiro da tinta entre outras. Pode ser brilhante, fosco ou também UV (ultravioleta), entre outros efeitos disponíveis. Quando o verniz UV é aplicado em áreas em que se deseja destacar, por exemplo, textos ou fotos, esse acabamento é conhecido por verniz localizado ou:

  • A. sobreposto.
  • B. chapado.
  • C. destaque.
  • D. marcado.
  • E. reserva.
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