Questões sobre Área: Gráfica/Desenho/Desenhista

Lista completa de Questões sobre Área: Gráfica/Desenho/Desenhista para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A principal contribuição dos futuristas para o design gráfico foi sua preocupação com

  • A. a tradição.
  • B. o movimento das máquinas.
  • C. as formas abstratas.
  • D. o inconsciente.
  • E. as formas decorativas.

Na fotografia em preto-ebranco, registramos um objeto de três dimensões em duas dimensões e tons de cinza (ADAMS, 2001, p. 17).

Dentre os recursos que o fotógrafo pode lançar mão para alterar os tons em uma fotografia preto-e-branco, pode-se mencionar:

  • A. controles de exposição e revelação, tipos móveis.
  • B. tons contínuos, retículas, filtros.
  • C. negativos, originais, traço.
  • D. controles de exposição e revelação, filtros.
  • E. traço, meio tom, controles de exposição.

Ao aprendermos a visualizar tons de imagem, devemos entender que aquilo que vemos com os olhos não é o mesmo que o filme “vê” na câmera. (ADAMS, 2001, p. 25)

Ao serem analisadas as diferenças entre o que se vê e o que a câmera vê em termos de controle de imagem, levam-se em conta os seguintes tipos de aspectos relacionados à exposição de uma superfície iluminada:

  • A. luz aparente e luz absoluta.
  • B. luz contínua e luz parcial.
  • C. luz especular e luz difusa.
  • D. luz espectral e luz eletromagnética.
  • E. luz incidente e luz refletida.

Para o estudo do layout de uma capa de livro foram escolhidas duas cores de pigmento opacas complementares como cores dominantes no estudo da composição. Uma era o amarelo. Qual seria a outra cor complementar formada pela fusão de outras duas cores primárias?

  • A. violeta.
  • B. azul.
  • C. vermelho.
  • D. verde.
  • E. laranja.

Considerando os três elementos básicos na formação da imagem, a linha, o tom (claro escuro) e a cor, indique a alternativa abaixo onde o desdobramentodas áreas tonais aparece como elemento marcante, mais evidente na composição.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Segundo Johannes Itten, artista e professor da Bauhaus, se colocarmos um retângulo vermelho forte ao lado de um retângulo cinza, este último parecerá

  • A. alaranjado.
  • B. esverdeado.
  • C. esbranquiçado.
  • D. mais escuro.
  • E. azulado.

Uma das relações fundamentais da cor chama-se contraste de saturação. Este contraste é constituído pela relação entre cores

  • A. frias e quentes.
  • B. sombrias e claras.
  • C. complementares.
  • D. puras e acinzentadas.
  • E. primárias.

O mais interessante são as possibilidades plásticas conseguidas com os variados materiais (lápis gorduroso, touche, bastão gorduroso, etc.) utilizados para a realização desse desenho. A minha preocupação é com a acidulação e a viragem, em como conseguir manter essa variedade de tons e tessituras.” A suposta fala de um gravador diz respeito ao trabalho gráfico em fase de execução. O Princípio de repulsão entre a água (contragrafismo) e a gordura (grafismo) caracteriza o processo de gravação e impressão conhecido por:

  • A. Xilogravura.
  • B. Litografia.
  • C. Água-forte
  • D. Serigrafia.
  • E. Água-tinta

De acordo com a lei geral do contraste de Itten, os pigmentos branco ou preto na mistura de uma cor, contribuem para que o resultado seja, entre outros um(a)

  • A. cor dessaturada.
  • B. cor suja.
  • C. contraste de extensão.
  • D. cor quente.
  • E. cor sem alterações.

Tendo em vista a teoria cromática de Goethe, pode-se afirmar que a conceituação entre o par de complementares Vermelho/verde estabelecida pelo autor é

  • A. quente/frio.
  • B. claro/escuro.
  • C. saturado/matizado.
  • D. intenso/fraco.
  • E. excêntrica/concêntrica.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...