Questões sobre Artes Visuais

Lista completa de Questões sobre Artes Visuais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Percepção e análise de produções visuais são atividades intrínsecas à arte educação, incluindo a capacidade de reconhecimento de linguagens da arte contemporânea, como o hibridismo, marcado pela fusão de estilos, elementos e materiais.

Analise as imagens acima e assinale a opção que indica corretamente exemplos de hibridismo na arte contemporânea.

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. III e IV,apenas.

Em uma atividade voltada para a apreciação e leitura de imagens, o docente opta pelo caminho da intertextualidade para aguçar a percepção dos alunos e sensibilizá-los.

As opções a seguir apresentam características do processo de análise intertextual das imagens, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A análise intertextual apresenta aos alunos obras diferentes em diálogo recíproco, para que aprendam a reconhecer o que é belo e o que não é belo.
  • B. o preparo dos alunos para ler imagens produzidas por artistas significa igualmente prepará-los para ler as imagens que os cercam.
  • C. a análise intertextual de imagens mostra que a percepção é sempre informada, sendo oportuno desenvolver habilidades para descobrir as questões que uma obra de arte revela.
  • D. o aprendizado artístico se apoia na ideia de mimese entendida no sentido grego da procura pela similaridade, e não como cópia ou reprodução fidedigna do original.
  • E. o procedimento adotado sensibiliza a percepção estética do aluno, contribuindo para sua alfabetização estética a partir da abordagem triangular.

Analise as imagens a seguir.

Assinale:

  • A. se somente a afirmação I estiver correta.
  • B. se somente a afirmação II estiver correta.
  • C. se somente a afirmação III estiver correta.
  • D. se somente as afirmações I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Com base nas imagens e no texto, as afirmações a seguir caracterizam um aspecto das tatuagens como obra de arte, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A intervenção da tatuagem em imagens consagradas na visualidade plástica estimula a percepção visual.
  • B. A abordagem culturalista da tatuagem embasa a pesquisa das artes plásticas.
  • C. A tatuagem pode ser entendida como uma prática de body art.
  • D. A presença da tatuagem em museus de história e de artes mostra o caráter transversal de seu tratamento.
  • E. A pele humana é um suporte de inscrição artística como outro qualquer.

A partir dos anos 1990, o espaço museológico, à luz da renovação teórico metodológica ocorrida na arte educação, passou a exercer uma nova função educativa.

Assinale a opção que identifica corretamente essa função.

  • A. Contribuir para a erudição do público a partir da fruição estética do patrimônio cultural.
  • B. Despertar em crianças e adultos o respeito pelas criações do passado custodiadas pelos museus.
  • C. Dar visibilidade ao trabalho de coleta, conservação e pesquisa realizado pela instituição museológica.
  • D. Instruir o público sobre a história e os conceitos da arte moderna.
  • E. Envolver o público em um processo ativo de conhecimento, apropriação e criação cultural.

Em fevereiro de 1922 um grupo de jovens artistas, entre eles Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcanti, Mario de Andrade e Anita Malfatti, patrocinados por membros da elite paulistana, promoveu no Teatro Municipal de São Paulo, um evento que promoveu a renovação das artes no Brasil. Esse evento é lembrado como:

  • A.

    Semana de Arte Moderna.

  • B.

    Semana da Contestação.

  • C.

    Revolução Cultural.

  • D.

    Revolução Paulista.

De acordo com as informações apresentadas no texto, o desenvolvimento da história em quadrinhos significou

  • A.

    a fixação pictórica de um instante, como na pintura, observada em uma narração figurada, em que as ações dos personagens são planejadas do começo ao fim.

  • B.

    uma estruturação da imagem pela sintaxe das artes plásticas, em que o texto é preterido na construção da mensagem.

  • C.

    o crescimento contínuo e a valorização dos meios de comunicação de massa, como as galerias e os museus.

  • D.

    uma revolução nas representações imagéticas, visto que a relação entre imagem e texto é fundamental na compreensão do sentido dessas representações.

Na época da colonização, os jesuítas foram os grandes propagadores dos estilos arquitetônicos europeus. Agindo como professores, ensinaram técnicas e estilos. Alguns estilos sofreram adaptações regionais, tanto no Norte quanto na região leste do Brasil, como, por exemplo, o estilo barroco

  • A. lusitano e o barroco alemão.
  • B. tardio e o barroco do Convento dos Mercedários.
  • C. mineiro e o barroco tardio.
  • D. manuelino e o barroco de Antonio Landi.

A avaliação em Arte deve ser entendida como um processo. Todos devem participar da avaliação, o que necessita de clareza nos pontos de partida e de chegada.

Relacione abaixo os critérios avaliativos às atividades propostas, e marque a alternativa CORRETA.

  • A. C – A – B – A – A – B – C
  • B. B – A – A – B – C – C – A
  • C. A – B – C – C – A – A – B
  • D. B – B – A – C – A – A – C
  • E. A – A – B – C – C – B – A

Ao comentar o trabalho de Maria Helena Martins, segundo a qual a leitura das imagens pode ser (a) "uma decodificação mecânica" e (b) "um processo de compreensão", Analice Pillar diz que essas duas visões são:

  • A.

    complementares, pois ao lermos as coisas utilizamos, simultaneamente, as duas

  • B.

    excludentes, porque ambas jamais podem ser compreendidas num mesmo processo

  • C.

    recíprocas, já que uma e outra interagem continuamente na desconstrução do olhar

  • D.

    problemáticas, uma vez que é preciso tornar o olhar uma experiência complexa e revolucionária

  • E.

    colaterais, considerando a idéia de paralelismo que ambas expressam

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...