Questões sobre Elementos da linguagem visual

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Sabemos que a cor não tem existência material. Cor é apenas uma sensação produzida pela ação da luz sobre o órgão da visão. Diante disso, leia as afirmativas abaixo:

I) A cor-luz é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca.

II) A cor pigmento é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.

III) Chamamos de cor-luz as substâncias corantes que fazem parte do grupo de cores químicas.

IV) Existem vocábulos em vários idiomas para diferenciar a sensação cor da característica luminosa (Estímulo). Em inglês, a sensação é colour vision e o estímulo, Hue. Em português o melhor termo para caracterizar o estímulo é Matiz.

V) As faixas coloridas que compõem o espectro solar, quando tomadas isoladamente, uma a uma, denominam-se luzes policromáticas.

Assinale a sequência que contém apenas as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, III, IV
  • B. II, III, IV
  • C. III, IV, V
  • D. I, IV, V
  • E. I, II, V

A partir de um levantamento de classificação e nomenclatura das cores, estão corretas todas as afirmativas abaixo, EXCETO.

  • A. Cor geratriz ou primária: é cada uma das 3 cores indecomponíveis, que, misturadas em proporções variáveis, produzem todas as cores do espectro.
  • B. Cor dióptrica: é a cor reduzida pela dispersão da luz sobre os vários corpos refratores – prisma, lâminas delgadas (bolhas de sabão, manchas de óleo sobre à água) etc.
  • C. Cor cambiante: é a cor que destoa do conjunto.
  • D. Colorido: diz-se da distribuição das cores na natureza. Efeito da aplicação da cor pigmento (ou cor tinta) sobre uma superfície.
  • E. Cor irisada: é a que apresenta fulgurações analógicas às cores espectrais, comuns nas asas de borboletas e nas refrações de um modo geral.

As grandes indústrias de corantes e de iluminação produziram cada vez mais possibilidades cromáticas. Todas as afirmativas relacionadas abaixo estão corretas, EXCETO:

  • A. As mensagens de todos os tipos, sempre mais coloridas, inauguram uma era cultural em que a luz alucinante e psicodélica das grandes metrópoles contribui para a poluição visual.
  • B. A complementar do vermelho, em cor-luz, é o ciano e, em cor-pigmento, o verde.
  • C. O vermelho foi a cor de Dionísio para os pagãos e a do amor divino para os cristãos.
  • D. Na experiência química, o azul surge do escurecimento progressivo do branco.
  • E. Em cor-pigmento, o amarelo exige como complementar o violeta.

Para o estudo da cor, a parte da psicologia que mais interessa é a experimental. Diante disso, marque a alternativa INCORRETA.

  • A. Em toda sua história, a comunicação sempre se valeu de símbolos. Os sinais (sonoros, visuais ou gestuais) gerados de memorização das formas terminavam por constituir códigos.
  • B. O princípio fundamental comum a todas as correntes psicológicas gestaltistas é o reconhecimento do valor científico, explicativo e heurístico da aplicação das noções de estrutura, forma ou totalidade, ao estudo dos fenômenos psicológicos.
  • C. A corrente gestaltista é a que exerce maior atração aos comunicadores atuais que utilizam a forma e a cor como modo de expressão.
  • D. Para representar ideias, situações e objetos cada vez mais complexos, os comunicadores, procurando aperfeiçoar seus códigos, criaram símbolos tão desenvolvidos que chegaram a rivalizar com a fotografia e com a descrição analítica.
  • E. Antigamente, os símbolos empresariais na sua maioria abstratos, dialogavam muito mais com a Gestalt, demonstrando a força dessa corrente.

Os grandes coloristas de todos os tempos valeram-se da humanização dos cinza- neutros e dos tons rompidos para elevar ao máximo a vibração de suas cores. Diante disso, leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.

  • A. Uma cor primária com sua complementar contêm, juntas, todos os elementos cromáticos da natureza, por isso, a mistura de ambas em equilíbrio óptico produz cinza-neutro.
  • B. Os tons rompidos mais comuns são os produzidos pela mistura do vermelho com o laranja, mais a adição do branco.
  • C. Quando vários cinza-neutros estão ao lado da cor violeta, influenciam-se mutuamente, fazendo com que o cinza escuro pareça mais escuro.
  • D. Na presença de um tom puro (no caso o branco), temos a formação do cinza colorido.
  • E. Quando bem aplicado, o cinza-neutro provoca a sensação de veladura, da cor- luz em potencial em ritmo de desenvolvimento.

Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.

As cores primárias do sistema subtrativo de cores são o cíano, o magenta e o amarelo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.

O sistema aditivo de cores apresenta como cores primárias o vermelho, o verde e o azul.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.

No sistema aditivo RGB, a mistura de duas cores sempre resultará em uma cor mais luminosa. Nesse sistema, quando se misturam as três cores primárias em intensidade máxima, obtém-se a cor preta como produto final.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.

O sistema CMYK é denominado aditivo, visto que as cores cíano, magenta e amarelo, quando sobrepostas, geram a cor preta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que seguem, a respeito do perfil de cores.

Para projetos de interface, o sistema RGB pode gerar um número de cores de aproximadamente 16,7 milhões.

  • C. Certo
  • E. Errado
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