Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"Minha primeira exposição realizou-se na Galeria Julien Levy, em Nova York, em 1938. Meus quadros são bem pintados, não com rapidez, mas pacientemente. Minha pintura traz em si a mensagem da dor. Creio que ao menos algumas pessoas se interessam por ela. Não é revolucionária. Por que desejar que seja beligerante? Não posso fazê-lo."
"Pintar completou minha vida. Perdi três filhos e uma série de outras coisas, que teriam preenchido minha vida pavorosa. Minha pintura tomou o lugar de tudo isso. Creio que trabalhar é o melhor."
A obra reproduzida e o fragmento autobiográfico são da artista
Gabriela Zuccolillo.
Maria Martins.
Maria Freire.
Lia Menna Barreto.
Qual foi a maior expressão do barroco no Brasil?
Em A educação do olhar no ensino de arte Lezi Jacques Fleiscchmann apresenta sua proposta pedagógica com a leitura por crianças do desenho fílmico Os 101 Dálmatas. A proposta aponta a possibilidade no ensino de arte de uma ação pedagógico-cultural que resulte
na compreensão e leitura crítica dos meios eletronicamente produzidos.
na ampla discussão sobre o valor da amizade que é tematizada no filme.
na ampliação de repertório sobre imagens em movimento do cinema em contraposição as imagens estáticas de obras de arte.
no estudo e pesquisa sobre o modo de produção de desenho animado em comparação ao quadrinhos.
em atividades de jogo dramático que partem da linguagem do cinema.
Assinale a alternativa que corretamente indica o nome e a década de início da exposição de artes visuais de maior abrangência no Brasil:
Bienal de São Paulo, década de 1960.
Bienal de São Paulo, década de 1950.
Panorama da arte brasileira, década de 1930.
Bienal de São Paulo, década de 1970.
O cartunista Adão Iturrusgarai neste quadrinho da Aline, faz referência a obra A Fonte de 1917, o mais significativo e chocante ready-made de
Salvador Dali.
Nelson Leiner.
René Magritte.
Marcel Duchamp.
Man Ray.
Qual é o grupo de artistas abaixo relacionados que não pertenceram ao movimento modernista brasileiro?
Lasar Segall e Tarsila do Amaral.
Victor Brecheret e Vicente do Rego Monteiro.
Di Cavalcanti e Anita Malfatti.
Maria Martins e Cândido Portinari.
Segundo Prevost, citado por Lúcia Santaella, Brecht adota de todas as culturas, de preferência as culturas dominadas, reprimidas – não apenas de Roma, do Japão e da China, das tradições populares, mas ainda das tradições eruditas, da Bíblia e do romance policial. Se as técnicas, meios e processos não são neutros, Brecht pensa que podem ser neutralizados para, reutilizados num contexto diferente, serem investidos de significações novas. Naturalmente que esta reutilização exige uma manipulação rigorosa; as técnicas subtraídas do seu contexto original devem ser cuidadosamente desmontadas e reconstituídas e é precisamente esta operação, no sentido etimológico do termo, que merece o estudo mais paciente e pormenorizado. É essa, porém, uma das lições mais interessantes de Brecht
Quando se utilizam obras de Picasso, Van Gogh, Monet, Tarsila e Portinari para releituras, pode-se dizer que
há uma concordância e recriação das idéias de Brecht acima expostas.
se corre o risco de se afirmar a hegemonia da cultura branca e ocidental, nem sempre investida de significações novas.
há uma concordância parcial com as idéias de Brecht, pois não se sabe se obras de outras culturas estão sendo também propostas para releituras, base do trabalho em artes plásticas.
se deve investir na cultura popular como base importante do trabalho em arte-educação.
é de vital importância possibilitar que as camadas populares usufruam da arte e da cultura já consagradas propondo estas releituras.
Assinale a alternativa correta, considerando a seguinte questão: como são chamados os objetos utilitários apresentados como objetos artísticos?
Ready mades.
Arte por computador.
Hiper-realismo.
Arte postal.
As formas como os leitores se aproximam da obra de arte têm sido alvo de pesquisas de poucos estudiosos, embora a percepção do desenvolvimento estético possa dar ao professor ferramentas para melhor interagir com seus alunos na busca da aprendizagem em arte. Dentre estes estudos, encontra-se uma pesquisa que afirma os seguintes estágios sequenciais: descritivo/narrativo, construtivo, classificativo, interpretativo e re-criativo. A autoria desta pesquisa é de:
Maria Helena Rossi.
Michael Parsons.
Terezinha Franz.
Abigail Housen.
Howard Gardner.
Assinale a alternativa contendo o nome dado ao movimento artístico brasileiro cujos artistas criticavam com tom de protesto a violência da política interna imprimida pelo militarismo.
Grupo Sul.
Tropicália.
Santa Helena.
Casa sete.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...