Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"Minha primeira exposição realizou-se na Galeria Julien Levy, em Nova York, em 1938. Meus quadros são bem pintados, não com rapidez, mas pacientemente. Minha pintura traz em si a mensagem da dor. Creio que ao menos algumas pessoas se interessam por ela. Não é revolucionária. Por que desejar que seja beligerante? Não posso fazê-lo."

"Pintar completou minha vida. Perdi três filhos e uma série de outras coisas, que teriam preenchido minha vida pavorosa. Minha pintura tomou o lugar de tudo isso. Creio que trabalhar é o melhor."

A obra reproduzida e o fragmento autobiográfico são da artista

  • a.

    Gabriela Zuccolillo.

  • b.

    Maria Martins.

  • c.

    Maria Freire.

  • d.

    Lia Menna Barreto.

  • e. Frida Khalo.

Qual foi a maior expressão do barroco no Brasil?

  • A. Di Cavalcanti.
  • B. Tiradentes
  • C. Aleijadinho.
  • D. Victor Meirelles.

Em A educação do olhar no ensino de arte Lezi Jacques Fleiscchmann apresenta sua proposta pedagógica com a leitura por crianças do desenho fílmico Os 101 Dálmatas. A proposta aponta a possibilidade no ensino de arte de uma ação pedagógico-cultural que resulte

  • a.

    na compreensão e leitura crítica dos meios eletronicamente produzidos.

  • b.

    na ampla discussão sobre o valor da amizade que é tematizada no filme.

  • c.

    na ampliação de repertório sobre imagens em movimento do cinema em contraposição as imagens estáticas de obras de arte.

  • d.

    no estudo e pesquisa sobre o modo de produção de desenho animado em comparação ao quadrinhos.

  • e.

    em atividades de jogo dramático que partem da linguagem do cinema.

Assinale a alternativa que corretamente indica o nome e a década de início da exposição de artes visuais de maior abrangência no Brasil:

  • A.

    Bienal de São Paulo, década de 1960.

  • B.

    Bienal de São Paulo, década de 1950.

  • C.

    Panorama da arte brasileira, década de 1930.

  • D.

    Bienal de São Paulo, década de 1970.

O cartunista Adão Iturrusgarai neste quadrinho da Aline, faz referência a obra A Fonte de 1917, o mais significativo e chocante ready-made de

  • a.

    Salvador Dali.

  • b.

    Nelson Leiner.

  • c.

    René Magritte.

  • d.

    Marcel Duchamp.

  • e.

    Man Ray.

Qual é o grupo de artistas abaixo relacionados que não pertenceram ao movimento modernista brasileiro?

  • A.

    Lasar Segall e Tarsila do Amaral.

  • B.

    Victor Brecheret e Vicente do Rego Monteiro.

  • C.

    Di Cavalcanti e Anita Malfatti.

  • D.

    Maria Martins e Cândido Portinari.

Segundo Prevost, citado por Lúcia Santaella, Brecht adota de todas as culturas, de preferência as culturas dominadas, reprimidas – não apenas de Roma, do Japão e da China, das tradições populares, mas ainda das tradições eruditas, da Bíblia e do romance policial. Se as técnicas, meios e processos não são neutros, Brecht pensa que podem ser neutralizados para, reutilizados num contexto diferente, serem investidos de significações novas. Naturalmente que esta reutilização exige uma manipulação rigorosa; as técnicas subtraídas do seu contexto original devem ser cuidadosamente desmontadas e reconstituídas e é precisamente esta operação, no sentido etimológico do termo, que merece o estudo mais paciente e pormenorizado. É essa, porém, uma das lições mais interessantes de Brecht…

Quando se utilizam obras de Picasso, Van Gogh, Monet, Tarsila e Portinari para releituras, pode-se dizer que

  • a.

    há uma concordância e recriação das idéias de Brecht acima expostas.

  • b.

    se corre o risco de se afirmar a hegemonia da cultura branca e ocidental, nem sempre investida de significações novas.

  • c.

    há uma concordância parcial com as idéias de Brecht, pois não se sabe se obras de outras culturas estão sendo também propostas para releituras, base do trabalho em artes plásticas.

  • d.

    se deve investir na cultura popular como base importante do trabalho em arte-educação.

  • e.

    é de vital importância possibilitar que as camadas populares usufruam da arte e da cultura já consagradas propondo estas releituras.

Assinale a alternativa correta, considerando a seguinte questão: como são chamados os objetos utilitários apresentados como objetos artísticos?

  • A.

    Ready mades.

  • B.

    Arte por computador.

  • C.

    Hiper-realismo.

  • D.

    Arte postal.

As formas como os leitores se aproximam da obra de arte têm sido alvo de pesquisas de poucos estudiosos, embora a percepção do desenvolvimento estético possa dar ao professor ferramentas para melhor interagir com seus alunos na busca da aprendizagem em arte. Dentre estes estudos, encontra-se uma pesquisa que afirma os seguintes estágios sequenciais: descritivo/narrativo, construtivo, classificativo, interpretativo e re-criativo. A autoria desta pesquisa é de:

  • a.

    Maria Helena Rossi.

  • b.

    Michael Parsons.

  • c.

    Terezinha Franz.

  • d.

    Abigail Housen.

  • e.

    Howard Gardner.

Assinale a alternativa contendo o nome dado ao movimento artístico brasileiro cujos artistas criticavam com tom de protesto a violência da política interna imprimida pelo militarismo.

  • A.

    Grupo Sul.

  • B.

    Tropicália.

  • C.

    Santa Helena.

  • D.

    Casa sete.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...