Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O material determina as formas e não o oposto escreveu o crítico Nikolai Tarabukin ao definir o Construtivismo russo, mediante a observação de alguns trabalhos do artista Vladimir Tatlin. Considerando essas informações e a figura apresentada acima, julgue os próximos itens.
A noção de construção do Construtivismo russo antagoniza com a noção de composição da arte ocidental, ao defender o engajamento ativo da arte, em vez de sua contemplação reflexiva.
Tendo as figuras I, II e III como referência, julgue os itens seguintes.
A arte neoconcreta diferencia-se da arte concreta ao tentar escapar de uma exacerbação racionalista.
Roma e, sobretudo a Grécia foram retomadas como modelo. O estilo está contextualizado na época da Revolução Francesa, do império de Napoleão Bonaparte, do Iluminismo, entre outros. Trata-se do:
Renascimento.
Rococó.
Romantismo.
Neoclassicismo.
Assinale a alternativa que revele os elementos visuais presentes na Obra do artista holandês, Piet Mondrian (1872/1944):
Ponto, linha, forma e cor.
Ponto, linha, cor e volume.
Linha, forma, cor e textura.
Cor, volume, textura; além de luz e sombra.
Sobre o Movimento Expressionista, assinale a alternativa INCORRETA:
Procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias do homem do século XX.
Na pintura, há a deformação das figuras. Para isso o artista faz uso de linhas sinuosas, o que provoca certo efeito visual e plástico.
Foi uma reação à pintura realista, o que justifica a existência da deformação na pintura.
Sobre a temática, preferência pelo patético, trágico, triste e sombrio, além dos medos e inseguranças do homem.
Não diz respeito a Arte e a Cultura Egípcia:
A construção de pirâmides.
Os hieróglifos; a escrita como ornamento.
A Lei da Frontalidade; a frontalidade das figuras existente na pintura.
A busca incessante pela perfeição e o naturalismo.
Em 1917, o artista francês Marcel Duchamp (1887-1968) enviou esta obra para o Salão dos independentes, em Nova York, onde haveria um concurso de arte. A obra, à qual Duchamp deu o título de Fonte, é um mictório invertido. Ele assinou a peça usando um pseudônimo. O trabalho foi desclassificado, mas o gesto de Duchamp entrou para a história.
O fato de o artista tirar um objeto da sua função original, atribuindo-lhe em seguida um novo significado faz com que em arte o mesmo receba o nome de:
instalação.
objeto de arte; ready-made.
assemblage.
performance.
Buscando inspiração da África, ele descobriu, nas máscaras de madeira e folhas, na policromia das esculturas e nas pinturas corporais, toda a força da arte negra, fazendo do seu trabalho uma obra-prima do Modernismo. O trecho acima se refere a:
Cardosinho.
Da Vinci.
Picasso.
Portinari.
Qual o autor do mural Guernica, que representa os horrores da guerra civil espanhola de 1937?
Leonardo da Vinci.
Pablo Picasso.
Cândido Portinari.
Velásquez.
A obra representa uma figura andrógena num momento de profunda angústia e desespero existencial. O pano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. É considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci. O texto acima diz sobre:
O grito, de Munch.
A criação do homem, de Michelângelo.
O nascimento de Vênus, de Botticelli.
O homem amarelo, de Anita Malfatti.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...