Questões sobre História da Arte

Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O pintor mexicano Diego Rivera foi apresentado à arte renascentista numa viagem à Itália, em 1920. Ele admirou, especialmente, os afrescos de Giotto, que o inspirou:

  • A.

    na capacidade de explorar a psicologia humana.

  • B.

    na compreensão das arenas naturais e artesanais.

  • C.

    na proporção e no drama de seus próprios murais.

  • D.

    na busca do conhecimento, da beleza e da perfeição.

  • E.

    na facilidade com que suas figuras se movem no espaço.

As linguagens se desenvolvem em função de projetos. As linguagens artísticas, por serem mais flexíveis, podem se estruturar e reestruturar com base em projetos específicos. No caso das artes visuais, as regras da perspectiva só foram descobertas e usadas na pintura porque o projeto do Renascimento era:

  • A.

    o princípio da tensão e do relaxamento.

  • B.

    a tradicional preferência pela alegoria.

  • C.

    a deformação do que seria o natural.

  • D.

    o afastamento dos arranjos simétricos.

  • E.

    o de retratar o mundo como ele é visto.

Resultante da tentativa de superar a Escola Tradicional excessivamente rígida, magistrocêntrica e voltada para a memorização de conteúdos, surgiu um movimento que teve, de certo modo, como precursores os pedagogos Feltre, Basedow e Pestalozzi, um movimento que defendia a educação ativista, com base na renovação da pesquisa pedagógica, na busca teórica dos fundamentos filosóficos e científicos de uma prática educativa mais eficaz. Havia também o empenho em desenvolver a individualidade, a autonomia, que só seria possível em uma escola não autoritária que permitisse ao educando aprender por si mesmo e aprender fazendo.Omovimento descrito diz respeito à:

  • A.

    Escola Montessoriana.

  • B.

    Escola Nova.

  • C.

    Escola de Frankfurt.

  • D.

    Educação Religiosa.

  • E.

    Pedagogia da Contrarreforma.

Pode-se afirmar que nas pinturas Impressionistas:

  • A.

    o inconsciente tornou-se dimensão estética.

  • B.

    é princípio comum o aproveitamento máximo da luminosidade e o uso de cores puras.

  • C.

    é prioritário o uso da perspectiva e de linhas de contorno.

  • D.

    os volumes são acentuados pelo uso da luz e sombra.

  • E.

    a natureza é representada com pinceladas desfragmentadas, contínuas.

Sobre o Barroco, é correto afirmar:

  • A.

    Velásquez é um dos principais artistas do barroco italiano.

  • B.

    Mestre Valentim esculpiu Os Doze Profetas, em Congonhas do Campo (MG).

  • C.

    O período inicial do barroco é chamado de rococó.

  • D.

    O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, e nunca conseguiu assumir características próprias.

  • E.

    As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrastes.

Perseguir ideias e viver intensamente o exercício do pensamento visual faz parte da pesquisa artística e investigadora dos artistas.

Abordar a natureza através de cilindros, esferas e cones foi objetivo de pesquisa artística de um artista abaixo relacionado. Indique-o.

  • A.

    Paul Cézanne

  • B.

    Pablo Picasso

  • C.

    Paul Gauguin

  • D.

    Claude Monet

  • E.

    Franz Krajcberg

A leitura, enquanto conteúdo escolar, é uma das maneiras de proporcionar o desenvolvimento estético. Pesquisa sobre apreciação artística efetuada por Michael Parsons (1992) tem contribuído para um maior entendimento sobre a leitura de imagens na escola. Segundo o autor, em cada estágio aparece um tópico estético que prevalece na leitura.

Assinale o tópico estético predominante no terceiro estágio.

  • A.

    A cor

  • B.

    A expressão

  • C.

    O aspecto formal

  • D.

    O tema

  • E. O juízo

O espaço do quadro rejeita distinções entre forma e fundo, sua principal característica é a tentativa de situar uma forma no espaço, sem o processo formal da perspectiva.

Essa afirmativa descreve o movimento denominado:

  • A.

    Cubismo.

  • B.

    Futurismo.

  • C.

    Maneirismo.

  • D.

    Pontilhismo.

  • E.

    Pós-Impressionismo.

No que tange ao desenho artístico, identifique as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( ) O fusain é um carvão indicado para desenhar.

( ) A perspectiva linear é a que indica precisamente o afastamento relativo dos objetos pela gradação de cores e tons.

( ) Um croqui, estudo ou esboço pode ser considerado o embrião de um desenho.

( ) Dentre as relações das proporções existentes entre as diversas partes do corpo humano, uma das utilizadas é a de 7,1/2 cabeças.

( ) O ponto de fuga é o ponto que estabelece o foco do desenho.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – V – F – F.

  • B.

    V – F – V – V – V.

  • C.

    V – F – V – V – V.

  • D.

    V – F – V – F – F.

  • E.

    F – V – F – F – V.

Neste ano o mundo da arte recebeu com pesar a notificação de morte do pintor e escultor catalão Antoni Tàpies, 88 anos, considerado um dos maiores representantes europeus da arte abstrata do pós-guerra.

Frente à obra de Tàpies, podemos afirmar que:

  • A.

    ele utilizava nos seus quadros materiais específicos da pintura tradicional.

  • B.

    incorpora materiais de lixo urbano em propostas naturalistas.

  • C.

    o gesto liberta-se, porém sem liberdade poética, sendo a pintura reflexiva e simbólica.

  • D.

    na tela tudo parece estar sob o controle das linhas.

  • E.

    com o tempo passou a ser mais expressiva e deu origem àquilo que se designa por pintura matérica, ganhando volume.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...