Questões sobre História da Arte

Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o trecho abaixo para responder à questão 36.

“Arte que explora a falibilidade dos olhos e que faz uso de ilusões ópticas. Simboliza um mundo instável e mutável, que jamais se mantém o mesmo. Os trabalhos dessa arte são, em geral, abstratos. As peças mais conhecidas geralmente fazem uso apenas das cores preto e o branco. Quando observados, dão uma impressão de movimento, clarões vibrações ou deformidade.”

A afirmação acima se refere ao movimento artístico denominado

  • A.

    Pop-art.

  • B.

    Surrealismo.

  • C.

    Op-art.

  • D.

    Toy-art.

Na aula de Artes, um aluno perguntou o que era pontilhismo. O professor fez uma breve explanação e comentou que o movimento artístico que deu origem ao pontilhismo foi o

  • A.

    Realismo.

  • B.

    Expressionismo.

  • C.

    Surrealismo.

  • D.

    Impressionismo.

Os artistas renascentistas utilizavam efeitos de claro-escuro através da técnica do sfumatto, que dá o efeito de degradê estabelecido pela luz. Esse contraste entre claro e escuro também é conhecido como

  • A.

    luz e sombra.

  • B.

    hachura.

  • C.

    hachura.

  • D.

    cores complementares.

Sobre a pintura gótica e seu contexto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A pintura gótica desenvolveu-se nos séculos XIII, XIV e início do século XV, quando começou a ganhar aspectos que prenunciavam o Renascimento.

( ) O trabalho de Cimabue, um dos pintores da época, foi influenciado pelos ícones bizantinos, porém apresentava uma nítida preocupação com o realismo ao representar a figura humana.

( ) A principal característica da pintura de Giotto, um dos pintores mais conhecidos da época, foi a identificação da figura dos santos com a de pessoas de aparência bastante comum.

  • A.

    V/ F/ F

  • B.

    V/ V/ V

  • C.

    F/ F/ V

  • D.

    F/ V/ F

“Esta tela mostra uma composição muito interessante, que transmite ao observador a sensação de profundidade da sala onde se passa a cena e revela um jogo de luz e sombra. Além disso, as pessoas retratadas estão dispostas de modo atraente: em primeiro plano, sob luz mais intensa está um grupo feminino – a princesa e suas acompanhantes; à esquerda e um pouco afastado, está o próprio pintor que olha atentamente o casal real – o rei Felipe IV e sua esposa –, que aparece refletido no espelho ao fundo do ateliê. É como se o rei e a rainha estivessem de costas para quem olha a pintura e de frente para o pintor, que os observa atentamente, e para as demais pessoas retratadas, que parecem se preparar para uma saudação.”

De acordo com a descrição acima, pode-se afirmar que se trata da obra

  • A.

    As meninas, de Diego Velázquez.

  • B.

    Espólio, de El Greco.

  • C.

    Retábulo de Gand, de Jan van Eyck.

  • D.

    O Jardim do Amor, Rubens.

Sobre as Academias de Arte, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Foram criadas em diversos países da América colonizada por ingleses e espanhóis.

  • B.

    Propunham-se a incentivar a vida artística e cultural dos novos países, tentando se desvencilhar das ideias produzidas na Europa.

  • C.

    Os professores e diretores das academias eram europeus e nelas faziam prevalecer tendências e regras da criação artística próprias de seus países de origem, o que gerava descontentamento entre os alunos.

  • D.

    A mais antiga das academias da América foi a Academia Real de San Carlos, aberta na Cidade do México.

Sobre a Arte Bizantina, analise as assertivas abaixo.

I. O momento de esplendor da capital do Império Bizantino coincidiu historicamente com a oficialização do cristianismo. A partir daí, a arte cristã primitiva, que era popular e simples, foi substituída por uma arte cristã de caráter majestoso, que exprime poder e riqueza.

II. A arte bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta e sagrada do imperador, considerado o representante de Deus, com poderes temporais e espirituais.

III. Foi estabelecida uma série de convenções, tal qual como ocorrera na arte egípcia, como a frontalidade, por exemplo.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

As artes visuais como produto cultural e histórico, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, visam, entre outros, ao(à)

I. observação, estudo e compreensão de diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da história.

II. fala, escrita e outros registros (gráfico, audiográfico, pictórico, sonoro, dramático, videográfico) sobre as questões trabalhadas na apreciação de imagens.

III. identificação de produtores em artes visuais como agentes sociais de diferentes épocas e culturas: aspectos das vidas e alguns produtos artísticos.

IV. pesquisa e frequência junto das fontes vivas (artistas) e obras para reconhecimento e reflexão sobre a arte presente no entorno.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

Observe esta obra.´

Agora, analise as afirmações abaixo.

• Picasso pintou essa tela para representar sua indignação em relação ao bombardeio da pequena cidade da Biscaia, região norte da Espanha, ocorrido em 26 de abril de 1937, provocando ferimentos e mortes em 40% da população.

• Para representar o clima que envolvia o massacre, Picasso usou cores sombrias, como cinza, preto e branco.

• O valor artístico de Guernica é questionável, visto que a obra não representa a beleza da forma como é classicamente concebida.

• No centro, um cavalo apavorado em disparada representa as forças irracionais da destruição.

• Uma figura masculina, geometricamente esquartejada, domina a parte inferior do quadro.

Quantas estão corretas?

  • A.

    3

  • B.

    2

  • C.

    4

  • D.

    5

  • E.

    1

  • A.

    racionalidade.

  • B.

    ambiguidade.

  • C.

    idealismo.

  • D.

    humanismo.

  • E.

    moralidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...