Lista completa de Questões sobre História da Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o trecho abaixo para responder à questão 36.
Arte que explora a falibilidade dos olhos e que faz uso de ilusões ópticas. Simboliza um mundo instável e mutável, que jamais se mantém o mesmo. Os trabalhos dessa arte são, em geral, abstratos. As peças mais conhecidas geralmente fazem uso apenas das cores preto e o branco. Quando observados, dão uma impressão de movimento, clarões vibrações ou deformidade.A afirmação acima se refere ao movimento artístico denominado
Pop-art.
Surrealismo.
Op-art.
Toy-art.
Na aula de Artes, um aluno perguntou o que era pontilhismo. O professor fez uma breve explanação e comentou que o movimento artístico que deu origem ao pontilhismo foi o
Realismo.
Expressionismo.
Surrealismo.
Impressionismo.
Os artistas renascentistas utilizavam efeitos de claro-escuro através da técnica do sfumatto, que dá o efeito de degradê estabelecido pela luz. Esse contraste entre claro e escuro também é conhecido como
luz e sombra.
hachura.
hachura.
cores complementares.
Sobre a pintura gótica e seu contexto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A pintura gótica desenvolveu-se nos séculos XIII, XIV e início do século XV, quando começou a ganhar aspectos que prenunciavam o Renascimento. ( ) O trabalho de Cimabue, um dos pintores da época, foi influenciado pelos ícones bizantinos, porém apresentava uma nítida preocupação com o realismo ao representar a figura humana. ( ) A principal característica da pintura de Giotto, um dos pintores mais conhecidos da época, foi a identificação da figura dos santos com a de pessoas de aparência bastante comum.V/ F/ F
V/ V/ V
F/ F/ V
F/ V/ F
Esta tela mostra uma composição muito interessante, que transmite ao observador a sensação de profundidade da sala onde se passa a cena e revela um jogo de luz e sombra. Além disso, as pessoas retratadas estão dispostas de modo atraente: em primeiro plano, sob luz mais intensa está um grupo feminino a princesa e suas acompanhantes; à esquerda e um pouco afastado, está o próprio pintor que olha atentamente o casal real o rei Felipe IV e sua esposa , que aparece refletido no espelho ao fundo do ateliê. É como se o rei e a rainha estivessem de costas para quem olha a pintura e de frente para o pintor, que os observa atentamente, e para as demais pessoas retratadas, que parecem se preparar para uma saudação.
De acordo com a descrição acima, pode-se afirmar que se trata da obraAs meninas, de Diego Velázquez.
Espólio, de El Greco.
Retábulo de Gand, de Jan van Eyck.
O Jardim do Amor, Rubens.
Sobre as Academias de Arte, assinale a alternativa correta.
Foram criadas em diversos países da América colonizada por ingleses e espanhóis.
Propunham-se a incentivar a vida artística e cultural dos novos países, tentando se desvencilhar das ideias produzidas na Europa.
Os professores e diretores das academias eram europeus e nelas faziam prevalecer tendências e regras da criação artística próprias de seus países de origem, o que gerava descontentamento entre os alunos.
A mais antiga das academias da América foi a Academia Real de San Carlos, aberta na Cidade do México.
Sobre a Arte Bizantina, analise as assertivas abaixo.
I. O momento de esplendor da capital do Império Bizantino coincidiu historicamente com a oficialização do cristianismo. A partir daí, a arte cristã primitiva, que era popular e simples, foi substituída por uma arte cristã de caráter majestoso, que exprime poder e riqueza. II. A arte bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta e sagrada do imperador, considerado o representante de Deus, com poderes temporais e espirituais. III. Foi estabelecida uma série de convenções, tal qual como ocorrera na arte egípcia, como a frontalidade, por exemplo. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
As artes visuais como produto cultural e histórico, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, visam, entre outros, ao(à)
I. observação, estudo e compreensão de diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da história. II. fala, escrita e outros registros (gráfico, audiográfico, pictórico, sonoro, dramático, videográfico) sobre as questões trabalhadas na apreciação de imagens. III. identificação de produtores em artes visuais como agentes sociais de diferentes épocas e culturas: aspectos das vidas e alguns produtos artísticos. IV. pesquisa e frequência junto das fontes vivas (artistas) e obras para reconhecimento e reflexão sobre a arte presente no entorno. É correto o que está contido emI, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
Observe esta obra.´
Agora, analise as afirmações abaixo.
Picasso pintou essa tela para representar sua indignação em relação ao bombardeio da pequena cidade da Biscaia, região norte da Espanha, ocorrido em 26 de abril de 1937, provocando ferimentos e mortes em 40% da população.
Para representar o clima que envolvia o massacre, Picasso usou cores sombrias, como cinza, preto e branco.
O valor artístico de Guernica é questionável, visto que a obra não representa a beleza da forma como é classicamente concebida.
No centro, um cavalo apavorado em disparada representa as forças irracionais da destruição.
Uma figura masculina, geometricamente esquartejada, domina a parte inferior do quadro.
Quantas estão corretas?
3
2
4
5
1
racionalidade.
ambiguidade.
idealismo.
humanismo.
moralidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...