Questões sobre História das Artes Cênicas

Lista completa de Questões sobre História das Artes Cênicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o Cinema Novo, observe as seguintes afirmações:

I) A recuperação da história do Brasil pode ser entendida como uma resposta à situação colonial vigente no país, especialmente na área cinematográfica.

II) Três eram as grandes áreas temáticas ligadas à representação do sertão e das regiões rurais: a escravidão, o misticismo religioso e a violência.

III) No filme “Deus e o diabo na terra do sol”, de Glauber Rocha, a crítica ao messianismo e ao integralismo se dá a partir da adesão ao cangaço como alternativa às opressões históricas vividas pela população sertaneja.

Estão CORRETAS:

  • A. III
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. I e II
  • E. I, II e III

Acerca do diálogo que se estabelece entre o Impressionismo na pintura e a vanguarda cinematográfica de mesmo nome, podemos afirmar que:

  • A. Esse diálogo remonta à presença de um olhar móvel, efêmero, trabalhando aquilo que Jacques Aumont denominou uma “materialidade não-figurativa da imagem”.
  • B. Esse diálogo se traduz na estilização de cenários angulosamente geometrizados, de modo a traduzir a evanescente atmosfera cotidiana, tão preconizada por André Bazin em seus escritos.
  • C. Esse diálogo se dá pelo uso de convenções pictóricas referentes à expressão de uma subjetividade marcada por emoções extremadas, tal como afirma Gombricht.
  • D. O uso de sobreimpressões, superexposições e alterações na velocidade da imagem evoca uma dimensão onírica decorrente do automatismo psíquico.
  • E. Todas as afirmativas acima estão corretas.

Durante os anos de exílio, sendo inspirado pelas possibilidades do teatro como arma política, Augusto Boal desenvolveu um tipo de representação que ganhou destaque, sendo até hoje um movimento presente em diversos grupos teatrais, no Brasil, e ao redor do mundo. Com base nas afirmativas, marque a alternativa correta, ou seja, que apresenta o nome desde movimento teatral criado por Boal.

  • A. Teatro da opressão.
  • B. Teatro da crueldade.
  • C. Teatro pobre.
  • D. Teatro das massas.
  • E. Teatro do oprimido.

Com base nas afirmativas, marque a alternativa que apresenta a correta divisão proposta por Sábato Magaldi para as peças de Nelson Rodrigues.

  • A. Peças Históricas, Comédias e Tragédias Nacionais.
  • B. Peças Adultas, Peças Infantis e Peças para Jovens.
  • C. Peças Fantásticas, Auto Peças e Tragicomédias.
  • D. Peças Psicológicas, Peças Míticas e Tragédias Cariocas.
  • E. Dramas Clássicos, Peças Modernas e Textos contemporâneos.

O italiano Franco Zampari, em 1948,criou uma companhia teatral que se diferenciou por buscar artistas com renome internacional, que contribuíram, com conhecimento técnico e estético, para o desenvolvimento da atividade teatral no país, para a noção de unidade do espetáculo, o papel da direção e a formação do ator. Alguns dos principais atores da época passaram por essa companhia, como Cacilda Becker, Paulo Autran, Tônia Carrero, entre outros. Com base nas afirmativas, marque a alternativa correta, ou seja, que apresenta a sigla que deu nome a essa companhia.

  • A. CPT.
  • B. TBC.
  • C. TCB.
  • D. SBT.
  • E. CER.

Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A cena simultânea foi um recurso utilizado pelo teatro medieval.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A plateia foi emancipada no teatro contemporâneo, que passou a considerar a sua autonomia na produção de sentidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o Teatro Antigo Greco-romano pode-se afirmar que:

I) Na tragédia Édipo Rei, de Sófocles, Édipo assassina o pai e se casa com a própria mãe, realizando a maldição que recaíra sobre ele.

II) Em Antígona, de Sófocles, ao lutar pelas honras fúnebres do irmão Polinices, Antígona desafia o rei Creontes e é emparedada viva.

III) Os Persas, de Ésquilo, retrata o desespero de Atossa, mãe de Xerxes, rei derrotado da Pérsia. Em suas oferendas e com a ajuda de um coro de anciãos, ela roga aos deuses, invocando o falecido marido Dario.

IV) Em Medeia de Ésquilo, Medeia mata os filhos para vingar-se de Jasão, que a abandonou.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Sobre o “Teatro do Absurdo” pode-se afirmar que:

I) O termo surgiu com Martin Esslin, crítico inglês que assim designou obras de Ionesco, Beckett e Adamov, articulando-as com a literatura de Albert Camus, cujo “absurdo” era um mote recorrente.

II) Destacam-se, enquanto influências para o Teatro do Absurdo: os mimodramas que atravessam a Idade Média com os saltimbancos e bobos, a Comédia dell’Arte, o Music Hall, o Vaudeville e as chamadas comédias nonsense, além de James Joyce, Franz Kafka, Chaplin, Buser Keaton, Alfred Jarry.

III) São obras de Samuel Beckett: A Cantora Careca, As Cadeiras, O rinoceronte, A Lição.

IV) São obras de Eugene Ionesco: Esperando Godot, Fim de Jogo, Última Gravação de Krapp, Dias Felizes, Não Eu.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

O século XX assistiu à consolidação da cena teatral como uma poética autônoma em relação à literatura dramática. Houve nomes importantes, cada qual com o seu projeto estético e contribuição. Neste percurso, pode-se dizer que:

I) Meyerhold estudou modalidades diferentes de treinamento e partiturização atorais, formalizando “princípios que retornam” e organizando-os no que chamou “Antropologia Teatral”.

II) Eugênio Barba conta com um procedimento de treinamento atoral chamado Biomecânica. Uma marcante montagem, onde a estética deste procedimento aparece, é “O Inspetor Geral”.

III) Fundado por Judith Malina e Julian Beck nos EUA, nos anos 60 o “Living Theatre” tornouse um dos grupos mais importantes do mundo, com peças que circularam em mais de 40 países.

IV) No espetáculo “Paradise Now”, do “Living Theatre”, a repetição dos movimentos do coro em disposição circular evoca a visualidade de um ritual, reforçada pela repetição dos sons e gestos. Frases como to be free reforçam a ideia de libertação que o espetáculo veiculava.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...