Questões sobre História das Artes Cênicas

Lista completa de Questões sobre História das Artes Cênicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ainda sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista, considere as afirmativas a seguir.

I) Pedia-se aos dramaturgos a coragem de “descer às áreas mais sombrias da fome e da pobreza”.

II) Era contra estereótipos e tipificações; queria a verdade e a verossimilhança.

III) Um dos seus impulsos foi o descontentamento crítico com os estereótipos do teatro comercial, na época invadido pela “peça de sala de visita, a comédia de costumes e a adulação dos clássicos”.

IV) Estava ligado às expressões da alma, ao gesto justo e ao desenho do movimento.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, IV
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Considere ainda as questões abaixo, sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista.

I) A revolta de 1844 dos tecelões silesianos, retratada por Hauptmann em “Os Tecelões”, foi dirigida por Meyerhold, ajustando-se à atmosfera de crise social que impregnava toda a Europa nos anos 90.

II) A temporada de “Antes da Aurora”, de Hauptmann, causou reações fortes: os atores recebiam cartas de ameaça; e em uma das apresentações, durante a cena de trabalho de parto, onde os gritos vinham dos bastidores, um espectador levantou-se e, em meio protestos e aplausos, brandou um par de fórceps sobre a própria cabeça, simulando a técnica de retirar os bebês à força no momento do parto.

III) Em 1891 Artaud publicou “A Essência do Ibsenismo”, fazendo referência ao realismo de Ibsen, que se torna um modelo em oposição ao teatro comercial.

IV) Hauptmann foi chamado de “Ibsen inteiramente desiludido”, “o verdadeiro capitão do bando negro dos realistas”, que mostra a vida como ela realmente é, em seu completo horror.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Sobre o cinema moderno, são verdadeiras as afirmações, EXCETO:

  • A. Tem como antecedentes estéticos o Neorrealismo Italiano e Cidadão Kane, de Orson Welles.
  • B. Traduz a crise do sujeito na modernidade a partir de uma construção experimental da linguagem audiovisual.
  • C. Prioriza a continuidade espaço-temporal orientada em torno da ação cênica.
  • D. Caracteriza-se pelo uso recorrente de disjunções entre som e sincronismo visual.
  • E. Valoriza uma subjetividade autoral traduzida numa concepção do protagonista como alter-ego do cineasta.

Assinale a alternativa que contém somente nomes de cineastas ligados ao movimento da Nouvelle Vague francesa:

  • A. Jean-Luc Godard; Xavier Dolan; François Truffaut.
  • B. Eric Rohmer; Claude Chabrol; François Truffaut.
  • C. Jacques Démy; François Truffaut; Jean Vigo.
  • D. Jacques Démy; François Truffaut; Jean Vigo.
  • E. Jean-Luc Godard; Charles Aznavour; Alain Resnais.

William Shakespeare (1564-1616) é considerado atualmente o mais influente dramaturgo do mundo. Considere o fragmento abaixo.

A frase “ser ou não ser, eis a questão” (no original em inglês: To be or not to be, that is the question) comumente utilizada como reflexão existencial profunda vem da fala de um famoso personagem de uma de suas peças teatrais. O nome do personagem e a peça teatral a que ele pertence são:

  • A. Romeu, Romeu e Julieta.
  • B. Lady Macbeth, Macbeth.
  • C. Teseu, Sonho de uma noite de verão.
  • D. Hamlet, Hamlet.
  • E. Hamlet, A tempestade.

Sobre o termo Gótico, NÃO é correto afirmar que

  • A. passa a ser utilizado no renascimento para designar um estilo arquitetônico.
  • B. vem de Godos, povo germânico que se encontrava além dos domínios do Império Romano e que o invadiu, contribuindo para sua queda.
  • C. pode se referir a algumas obras do Romantismo, movimento literário.
  • D. se refere a um Gênero musical dos anos 1980.
  • E. se refere única e exclusivamente a um estilo arquitetônico.

Com relação ao teatro no Brasil, julgue os itens seguintes. O marco do teatro no Brasil é a chegada dos jesuítas, na segunda metade do século XVI, os quais vieram com a finalidade de catequizar a população indígena. A tradição teatral era os autos, que, sob inspiração da obra de Gil Vicente, relacionavam temas locais a histórias de santos e referências bíblicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Pagador de Promessas foi escrita em 1959 por Dias Gomes e encenada pela primeira vez em 1960 no Teatro Brasileiro de Comédias (TBC), em São Paulo, sob a direção de Flávio Rangel. A alternativa que caracteriza corretamente a importância dessa peça na dramaturgia moderna brasileira é:

  • A. Dias Gomes escolheu o TBC, pois, desde as suas origens, esse teatro preferia peças de autores nacionais e privilegiava uma dramaturgia preocupada com os problemas sociais brasileiros;
  • B. nessa peça, Dias Gomes encenou o embate entre o homem e o sistema social, enaltecendo o papel da Igreja na formação do povo, no estímulo à tolerância e na proteção aos mais fracos;
  • C. com essa peça, Dias Gomes produziu uma dramaturgia caracterizada por questões políticas abordadas em um contexto nacional, buscando na periferia os personagens aptos a caracterizarem o povo brasileiro;
  • D. o personagem Zé do Burro encarnou a chance de ascensão social que o Brasil moderno oferecia, como meio concreto para sair do subdesenvolvimento;
  • E. o enredo dessa peça abordou o tema da liberdade religiosa na sociedade brasileira, valorizando o passado de sincretismo entre os cultos africanos e o cristianismo, já superado.

O teatro épico, também chamado de drama não aristotélico, é um termo cunhado por Bertolt Brecht para denominar sua própria concepção do teatro, na qual:

  • A.

    a intenção era reproduzir diretamente a falta de sentido da sociedade atual.

  • B.

    se preocupava com o retorno aos argumentos e personagens do teatro grego.

  • C.

    se baseava em termos sacros e profanos, inseridos no desenvolvimento do teatro popular.

  • D.

    surgiu como cul to aos deuses para, posteriormente, ser encenado de modo convencional.

  • E.

    o espectador se vê forçado a refletir sobre a obra, emvez de “compenetrar-se” com ela.

A metodologia para o ensino do teatro, em que uma das principais estratégias é a do educador assumindo o papel de professor-ator, é conhecida como:

  • A.

    espelho

  • B.

    arena.

  • C.

    sucessão.

  • D.

    drama

  • E.

    reflexo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...