Lista completa de Questões sobre História das Artes Cênicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista, considere as afirmativas a seguir.
I) Pedia-se aos dramaturgos a coragem de descer às áreas mais sombrias da fome e da pobreza.
II) Era contra estereótipos e tipificações; queria a verdade e a verossimilhança.
III) Um dos seus impulsos foi o descontentamento crítico com os estereótipos do teatro comercial, na época invadido pela peça de sala de visita, a comédia de costumes e a adulação dos clássicos.
IV) Estava ligado às expressões da alma, ao gesto justo e ao desenho do movimento.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Considere ainda as questões abaixo, sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista.
I) A revolta de 1844 dos tecelões silesianos, retratada por Hauptmann em Os Tecelões, foi dirigida por Meyerhold, ajustando-se à atmosfera de crise social que impregnava toda a Europa nos anos 90.
II) A temporada de Antes da Aurora, de Hauptmann, causou reações fortes: os atores recebiam cartas de ameaça; e em uma das apresentações, durante a cena de trabalho de parto, onde os gritos vinham dos bastidores, um espectador levantou-se e, em meio protestos e aplausos, brandou um par de fórceps sobre a própria cabeça, simulando a técnica de retirar os bebês à força no momento do parto.
III) Em 1891 Artaud publicou A Essência do Ibsenismo, fazendo referência ao realismo de Ibsen, que se torna um modelo em oposição ao teatro comercial.
IV) Hauptmann foi chamado de Ibsen inteiramente desiludido, o verdadeiro capitão do bando negro dos realistas, que mostra a vida como ela realmente é, em seu completo horror.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Sobre o cinema moderno, são verdadeiras as afirmações, EXCETO:
Assinale a alternativa que contém somente nomes de cineastas ligados ao movimento da Nouvelle Vague francesa:
William Shakespeare (1564-1616) é considerado atualmente o mais influente dramaturgo do mundo. Considere o fragmento abaixo.
A frase ser ou não ser, eis a questão (no original em inglês: To be or not to be, that is the question) comumente utilizada como reflexão existencial profunda vem da fala de um famoso personagem de uma de suas peças teatrais. O nome do personagem e a peça teatral a que ele pertence são:
Sobre o termo Gótico, NÃO é correto afirmar que
Com relação ao teatro no Brasil, julgue os itens seguintes. O marco do teatro no Brasil é a chegada dos jesuítas, na segunda metade do século XVI, os quais vieram com a finalidade de catequizar a população indígena. A tradição teatral era os autos, que, sob inspiração da obra de Gil Vicente, relacionavam temas locais a histórias de santos e referências bíblicas.
O Pagador de Promessas foi escrita em 1959 por Dias Gomes e encenada pela primeira vez em 1960 no Teatro Brasileiro de Comédias (TBC), em São Paulo, sob a direção de Flávio Rangel. A alternativa que caracteriza corretamente a importância dessa peça na dramaturgia moderna brasileira é:
O teatro épico, também chamado de drama não aristotélico, é um termo cunhado por Bertolt Brecht para denominar sua própria concepção do teatro, na qual:
a intenção era reproduzir diretamente a falta de sentido da sociedade atual.
se preocupava com o retorno aos argumentos e personagens do teatro grego.
se baseava em termos sacros e profanos, inseridos no desenvolvimento do teatro popular.
surgiu como cul to aos deuses para, posteriormente, ser encenado de modo convencional.
o espectador se vê forçado a refletir sobre a obra, emvez de compenetrar-se com ela.
A metodologia para o ensino do teatro, em que uma das principais estratégias é a do educador assumindo o papel de professor-ator, é conhecida como:
espelho
arena.
sucessão.
drama
reflexo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...