Lista completa de Questões sobre História das Artes Cênicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - História das Artes Cênicas - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Na Idade Média, o teatro, mesmo contribuindo para a catequização, foi expulso de dentro das igrejas e foi para as ruas, praças e estradas. Nesse período, surge o embrião de uma prática teatral que florescerá plenamente no Renascimento, mais especificamente na Itália, e que, ainda hoje, é considerada a grande manifestação da competência do teatro popular, pela destreza corporal de seus intérpretes e por seu domínio improvisacional. Esse fenômeno teatral é conhecido como
Artes - História das Artes Cênicas - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Por muitos séculos, o texto dramático foi o principal indutor da construção teatral. Na contemporaneidade, outros elementos da linguagem são utilizados para construir a cena: uma imagem, um som, uma história de vida, um fato do cotidiano, um gesto etc. A arte da escrita verbal para o teatro chama-se
Artes - História das Artes Cênicas - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
A máscara é um elemento utilizado em cena desde a origem dos rituais, do teatro e da dança. Muitas manifestações cênicas brasileiras utilizam-se das máscaras, como é o caso do carnaval. No Pará, as máscaras também se fazem presentes. As manifestações cênicas paraenses que fazem uso de máscaras em suas cenas são:
A tragédia, a comédia e a sátira foram escritas há 2500 anos e são representadas até hoje. Elas tratam dos sentimentos mais profundos dos seres humanos, que não mudaram, como o amor, o ódio, o ciúme e a inveja. A tragédia tratava de temas religiosos e do conflito entre os grandes heróis e heroínas com as leis divinas e o destino; a comédia tratava de assuntos cotidianos com situações ridículas que se referiam, por vezes, ao comportamento de políticos e pessoas importantes da sociedade, e a sátira ou drama satírico eram tragédias mais curtas, mas tratadas com humor e ironia. Em que lugar surgiram esses gêneros teatrais?
Egito.
Grécia.
Roma.
China.
Índia.
A antiga forma de representação que constitui um rico tipo de atividade artística a ser explorada pelo professor, em que o aluno "fala através de gestos", sem o uso da voz, criando, em situações curtas, um mundo fantástico, cheio de objetos e de personagens imaginários, é a:
prosódia.
prosopopéia.
sátira.
paródia.
mímica.
O teatro de bonecos é muito antigo e há mais de mil anos antes de Cristo já era muito popular na China e na Índia. Os bonecos podem ser confeccionados com diversos materiais e manipulados de várias maneiras, sendo possível criá-los e utilizá-los em sala de aula para que os alunos desenvolvam capacidades variadas. Um exemplo é o trabalho com figuras sem fios, que têm a cabeça de madeira, de barro ou de papel, e que são manipuladas com a mão dentro da indumentária, enquanto a cabeça é movida com os dedos, que são os:
fantoches.
marionetes.
títeres.
licocós.
bonecos de vara.
Com relação à arte e ao folclore brasileiro, julgue os itens a seguir.
Segundo a história da arte, o ator que representava nas peças populares de teatro originou-se dos bobos encarregados de divertir os senhores portugueses com mímicas e farsas populares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...