Questões sobre Práticas Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Práticas Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao contrário da “leitura de mesa”, na qual a abordagem é, antes de tudo, intelectual, Maria Lúcia Pupo (2005) propõe o contato inicial com o texto por meio da apropriação lúdica, antes de passar à improvisação propriamente dita. Segundo a autora, esse procedimento tem como finalidade fazer o jogador

  • A.

    ficar impregnado sensorialmente do texto.

  • B.

    saber de cor o texto de modo lúdico.

  • C.

    desinibir-se para a ação vocal do texto.

  • D.

    falar em voz alta.

  • E.

    aprender a atuar como narrador.

Em Corpo e Ancestralidade (2006), Inaicyra Falcão dos Santos apresenta sua pesquisa/proposta pedagógica para a dançaarte- educação, cujos conteúdos situam-se na perspectiva

  • A.

    visual do universo mítico dos orixás da tradição religiosa do candomblé.

  • B.

    histórico-ideológica do universo social-simbólico dos escravos brasileiros.

  • C.

    histórico-religiosa do universo mítico-simbólico da tradição africana-brasileira.

  • D.

    tradicional do universo das crenças mítico-simbólicas do africano e australiano.

  • E.

    antropológica do universo mítico-simbólico do povo indígena.

Com relação ao contexto contemporâneo da dança e suas possibilidades educacionais, julgue os itens que se seguem.

A fim de se motivar a participação dos alunos nas práticas pedagógicas relacionadas à dança, deve-se considerar, nesse contexto, que as danças atuais são as que os alunos mais gostam de dançar.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os exercícios de iniciação à técnica da mímica surtem melhor efeito realizados a partir de situações da vida cotidiana, pois essa prática propicia uma melhor identificação pelos colegas, permitindo a elaboração de comentários e críticas posteriores.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A técnica de improvisação não é recomendada para a iniciação do aluno à técnica dramática, por deixá-lo demasiadamente solto, prejudicando o seu rendimento nesse exercício de expressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação artística foi incluída no currículo escolar em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de então. A partir da atual LDB — Lei n.o 9.394/1996 —, a arte passou a ser considerada disciplina obrigatória na educação básica.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

A implementação da arte na escola, no âmbito da arte-educação, objetiva, unicamente, estabelecer um momento de lazer e descanso durante a jornada de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Um aspecto positivo do ensino da técnica corporal é a retomada da linguagem corporal, trazendo um maior equilíbrio diante da predominância da verbal na educação tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os exercícios de iniciação à técnica da mímica surtem melhor efeito realizados a partir de situações da vida cotidiana, pois essa prática propicia uma melhor identificação pelos colegas, permitindo a elaboração de comentários e críticas posteriores.Os exercícios de iniciação à técnica da mímica surtem melhor efeito realizados a partir de situações da vida cotidiana, pois essa prática propicia uma melhor identificação pelos colegas, permitindo a elaboração de comentários e críticas posteriores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ensino das técnicas teatrais e à criatividade, assinale a opção correta.

  • A.

    Os exercícios de expressão corporal devem ser organizados a partir de objetivos específicos, e as atividades devem sempre prever a participação conjunta de alunos de faixas etárias distintas.

  • B.

    O ensino da técnica vocal na escola contribui para que o aluno identifique a importância da voz e da fala na comunicação.

  • C.

    Nos exercícios de descontração, que constituem um trabalho de preparação do corpo, devem ser seguidas técnicas rígidas e o corpo deve estar contraído.

  • D.

    A relação entre a aprendizagem da técnica e a prática da atividade de expressão é muito tênue, portanto podem ser dissociadas.

Com relação às etapas de desenvolvimento de uma atividade de expressão, assinale a opção correta.

  • A.

    O estímulo ou provocação do interesse do aluno pode ser promovido por meio de leitura de jornais e revistas.

  • B.

    A sensibilização é uma atividade em que, por meio de uma linguagem acessível, o professor conscientiza os alunos da importância da participação para o alcance dos resultados, o que dispensa a realização de debates.

  • C. O objetivo das atividades de expressão corporal deve ser traçado durante a realização de exercícios de expressão corporal.
  • D.

    O roteiro das atividades de expressão corporal deve ser feito pelo professor por meio de uma lista de temas, sendo cada um deles discutido com os alunos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...