Questões sobre Práticas Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Práticas Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das abordagens pedagógicas do teatro na educação, assinale a opção correta, tendo como referência o texto acima.

  • A.

    O Teatro do Oprimido, formulado por Augusto Boal, consiste, basicamente, em um conjunto de procedimentos de atuação teatral improvisada, com o objetivo de, pela conscientização do público, manter imutáveis as tradicionais relações de produção material nas sociedades capitalistas.

  • B.

    O teatro invisível, o teatro-fotonovela e o teatro-mito fazem parte da estrutura geral do sistema curinga proposto por Augusto Boal.

  • C.

    A metodologia proposta por Peter Slade foi elaborada com base em uma abordagem instrumental do jogo dramático, tendo como objetivo final o entretenimento.

  • D.

    A idéia principal de Berthold Brecht com suas peças didáticas é conscientizar os jogadores das suas muitas possibilidades de ação para a transformação da realidade estabelecida.

Uma das metodologias de ensino que se pode desenvolver na aula de dança é a proposta triangular que preconiza: o fazer, o apreciar e o contextualizar. Esse procedimento auxiliará a desenvolver algumas competências e o processo de avaliação do professor. Segundo os PCN, um dos critérios que o professor deve verificar é a capacidade do seu aluno de observar, compreender e avaliar as diversas danças como:

  • A.

    manifestações culturais.

  • B.

    práticas lúdicas.

  • C.

    eventos sociais.

  • D.

    brincadeiras infantis.

  • E.

    apresentações eruditas.

Conforme os PCN, "o teatro no ensino fundamental leva a criança a compreender e estar habilitada para se expressar na linguagem dramática." Com esse critério, o professor poderá, entre outras coisas, avaliar se o seu aluno desenvolve capacidades de:

  • A.

    atenção, concentração e observação.

  • B.

    técnica, interação e raciocínio.

  • C.

    teoria, motivação e memória.

  • D.

    hiperatividade, criatividade e estilo.

  • E.

    competitividade, intuição e raciocínio.

Quando a criança brinca de ser outra pessoa, ela representa, inventando situações, disfarçando-se com roupas e objetos, passando a criar as suas próprias histórias, mesmo que não tenha um público presente. Dessa forma, ela se prepara para relacionar-se com o seu grupo e as pessoas, de um modo geral. Essa brincadeira, além de provocar o desenvolvimento físico, psicológico e motor, também a prepara para a vida social de adulto. Assim, entre as habilidades que estão sendo desenvolvidas na criança, está a:

  • A.

    aculturação.

  • B.

    identificação

  • C.

    imaginação.

  • D.

    superação.

  • E.

    erudição.

O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os exercícios de iniciação à técnica da mímica surtem melhor efeito realizados a partir de situações da vida cotidiana, pois essa prática propicia uma melhor identificação pelos colegas, permitindo a elaboração de comentários e críticas posteriores.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A técnica de improvisação não é recomendada para a iniciação do aluno à técnica dramática, por deixá-lo demasiadamente solto, prejudicando o seu rendimento nesse exercício de expressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

"A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, religião e as atividades de lazer. Os povos sempre privilegiaram a dança, sendo esta um bem cultural e uma atividade inerente à natureza do homem. Toda ação humana envolve a atividade corporal. A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas. A ação física é necessária para que a criança harmonize, de maneira integradora, as potencialidades motoras e cognitivas. A criança se movimenta nas ações do seu cotidiano. Correr, pular, girar e subir nos objetos são algumas das atividades dinâmicas que estão ligadas à sua necessidade de experimentar o corpo não só para o seu domínio mas na construção de sua autonomia. A ação física é a primeira forma de aprendizagem da criança, estando a motricidade ligada à atividade mental."

(PCN-Arte, 1997)

Dentre as alternativas abaixo assinale o item INCORRETO com relação ao ensino da dança.

  • A.

    A atividade da dança na escola pode desenvolver, na criança, a compreensão de capacidade de movimento.

  • B.

    A dança propicia um maior entendimento de como o corpo funciona.

  • C.

    A dança é também uma fonte de comunicação e de criação informada nas culturas.

  • D.

    Não faz parte dos objetivos educacionais da dança a compreensão da estrutura e do funcionamento corporal.

  • E.

    A dança é uma forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva.

Olga Reverbel inicia o seu livro "Jogos Teatrais na Escola", destacando a utilização da linguagem cênica tanto nas atividades quanto nas avaliações, ressalta que o educador deve conhecer as palavras-chaves do jogo teatral. Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda com as descrições à direita.

A relação CORRETA é

  • A.

    1F; 2C; 3G; 4B; 5E; 6D; 7A.

  • B.

    1E; 2A; 3B; 4D; 5G; 6C; 7F.

  • C.

    1F; 2C; 3G; 4D; 5B; 6E; 7A.

  • D.

    1F; 2E; 3A; 4F; 5C; 6B; 7D.

  • E.

    1B; 2C; 3G; 4D; 5E; 6F; 7A

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quanto à linguagem específica do teatro, na educação básica, é correto afirmar:

  • A.

    O jogo de regras não deve ser utilizado, pois limita a criatividade do aluno.

  • B.

    Os exercícios de improvisação não devem ser utilizados, porque incentivam a espontaneidade.

  • C.

    O jogo teatral é baseado em problemas a serem solucionados e regras a serem cumpridas, propiciando a concentração e a apropriação dos elementos compositivos da linguagem teatral.

  • D.

    A estrutura do jogo teatral está baseada nos seguintes elementos: quem (personagem); quando (o tempo em que a ação acontece) e onde (o local em que a ação acontece), já a ação não é um dos seus elementos compositivos.

Com relação às idéias do texto e considerando a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem da arte, julgue os itens a seguir.

Um dos objetivos do ensino da dança no currículo escolar é motivar os alunos a apreciarem a dança, pautados em três ações: ver, criar e executar.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...