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A respeito das abordagens pedagógicas do teatro na educação, assinale a opção correta, tendo como referência o texto acima.
O Teatro do Oprimido, formulado por Augusto Boal, consiste, basicamente, em um conjunto de procedimentos de atuação teatral improvisada, com o objetivo de, pela conscientização do público, manter imutáveis as tradicionais relações de produção material nas sociedades capitalistas.
O teatro invisível, o teatro-fotonovela e o teatro-mito fazem parte da estrutura geral do sistema curinga proposto por Augusto Boal.
A metodologia proposta por Peter Slade foi elaborada com base em uma abordagem instrumental do jogo dramático, tendo como objetivo final o entretenimento.
A idéia principal de Berthold Brecht com suas peças didáticas é conscientizar os jogadores das suas muitas possibilidades de ação para a transformação da realidade estabelecida.
Uma das metodologias de ensino que se pode desenvolver na aula de dança é a proposta triangular que preconiza: o fazer, o apreciar e o contextualizar. Esse procedimento auxiliará a desenvolver algumas competências e o processo de avaliação do professor. Segundo os PCN, um dos critérios que o professor deve verificar é a capacidade do seu aluno de observar, compreender e avaliar as diversas danças como:
manifestações culturais.
práticas lúdicas.
eventos sociais.
brincadeiras infantis.
apresentações eruditas.
Conforme os PCN, "o teatro no ensino fundamental leva a criança a compreender e estar habilitada para se expressar na linguagem dramática." Com esse critério, o professor poderá, entre outras coisas, avaliar se o seu aluno desenvolve capacidades de:
atenção, concentração e observação.
técnica, interação e raciocínio.
teoria, motivação e memória.
hiperatividade, criatividade e estilo.
competitividade, intuição e raciocínio.
Quando a criança brinca de ser outra pessoa, ela representa, inventando situações, disfarçando-se com roupas e objetos, passando a criar as suas próprias histórias, mesmo que não tenha um público presente. Dessa forma, ela se prepara para relacionar-se com o seu grupo e as pessoas, de um modo geral. Essa brincadeira, além de provocar o desenvolvimento físico, psicológico e motor, também a prepara para a vida social de adulto. Assim, entre as habilidades que estão sendo desenvolvidas na criança, está a:
aculturação.
identificação
imaginação.
superação.
erudição.
O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os exercícios de iniciação à técnica da mímica surtem melhor efeito realizados a partir de situações da vida cotidiana, pois essa prática propicia uma melhor identificação pelos colegas, permitindo a elaboração de comentários e críticas posteriores.
O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A técnica de improvisação não é recomendada para a iniciação do aluno à técnica dramática, por deixá-lo demasiadamente solto, prejudicando o seu rendimento nesse exercício de expressão.
"A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, religião e as atividades de lazer. Os povos sempre privilegiaram a dança, sendo esta um bem cultural e uma atividade inerente à natureza do homem. Toda ação humana envolve a atividade corporal. A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas. A ação física é necessária para que a criança harmonize, de maneira integradora, as potencialidades motoras e cognitivas. A criança se movimenta nas ações do seu cotidiano. Correr, pular, girar e subir nos objetos são algumas das atividades dinâmicas que estão ligadas à sua necessidade de experimentar o corpo não só para o seu domínio mas na construção de sua autonomia. A ação física é a primeira forma de aprendizagem da criança, estando a motricidade ligada à atividade mental." (PCN-Arte, 1997)
Dentre as alternativas abaixo assinale o item INCORRETO com relação ao ensino da dança.
A atividade da dança na escola pode desenvolver, na criança, a compreensão de capacidade de movimento.
A dança propicia um maior entendimento de como o corpo funciona.
A dança é também uma fonte de comunicação e de criação informada nas culturas.
Não faz parte dos objetivos educacionais da dança a compreensão da estrutura e do funcionamento corporal.
A dança é uma forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva.
Olga Reverbel inicia o seu livro "Jogos Teatrais na Escola", destacando a utilização da linguagem cênica tanto nas atividades quanto nas avaliações, ressalta que o educador deve conhecer as palavras-chaves do jogo teatral. Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda com as descrições à direita.
A relação CORRETA é
1F; 2C; 3G; 4B; 5E; 6D; 7A.
1E; 2A; 3B; 4D; 5G; 6C; 7F.
1F; 2C; 3G; 4D; 5B; 6E; 7A.
1F; 2E; 3A; 4F; 5C; 6B; 7D.
1B; 2C; 3G; 4D; 5E; 6F; 7A
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quanto à linguagem específica do teatro, na educação básica, é correto afirmar:
O jogo de regras não deve ser utilizado, pois limita a criatividade do aluno.
Os exercícios de improvisação não devem ser utilizados, porque incentivam a espontaneidade.
O jogo teatral é baseado em problemas a serem solucionados e regras a serem cumpridas, propiciando a concentração e a apropriação dos elementos compositivos da linguagem teatral.
A estrutura do jogo teatral está baseada nos seguintes elementos: quem (personagem); quando (o tempo em que a ação acontece) e onde (o local em que a ação acontece), já a ação não é um dos seus elementos compositivos.
Com relação às idéias do texto e considerando a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem da arte, julgue os itens a seguir.
Um dos objetivos do ensino da dança no currículo escolar é motivar os alunos a apreciarem a dança, pautados em três ações: ver, criar e executar.
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