Questões sobre Produção/Divulgação Cultural

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Correlacione as colunas a seguir:

 

 Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a correlação correta da aplicação do conceito market mix na cultura.

  • A.

    I - V - VI - II - IV - III

  • B.

    I - VI - IV - II - V - III

  • C.

    III - II - IV - V - VI - I

  • D.

    III - V - VI - II - I - IV

  • E.

    IV - I - VI - III - II - V

As estratégias de marketing adotadas pelas empresas muitas vezes contemplam o investimento em patrocínios e/ou apoio a projetos socioculturais.

Muitas empresas já reconhecem as vantagens de associar seu nome à cultura. A justificativa é que tal prática, além de ajudar a melhorar a imagem institucional, se traduz em oportunidades de negócios, ganho de mercado e de diferencial competitivo. O público que freqüenta ou se relaciona no meio cultural tem características socioeconômicas diferenciadas. O perfil do consumidor de bens culturais, o gosto por viagens, a atração pela história e pelo novo, o gosto pela leitura e o paladar especializado ou diferenciado podem representar oportunidades comerciais inimagináveis.

Ao "patrocinar" um evento cultural, a empresa tem a possibilidade de realizar ações promocionais aproveitando o potencial do público.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não representa uma oportunidade de promoção.

  • A.

    realização de pesquisas de mercado no local antes, durante e depois do evento, assim como a composição de um mailing list por meio da coleta de dados cadastrais e do perfil dos participantes

  • B.

    participar ativamente da elaboração do regulamento, legalização e organização do evento

  • C.

    praticar merchandising: colocação de faixas, cartazes, display, estandes demonstrativos, etc.

  • D.

    promoção de vendas: distribuição de brindes/amostras grátis, degustação, mídia compartilhada, etc.

  • E.

    comercialização de produtos de fabricação própria no local do evento, como, por exemplo, carros, eletrodomésticos, alimentos, bebidas, entre outros

O indivíduo desenvolve-se absorvendo a cultura naturalmente. É a cultura que proporciona à sociedade sua identidade cultural. Pode-se dizer que a identidade cultural é o conjunto de caracteres  próprios e exclusivos de conhecimento, o conjunto de traços psicológicos, o modo de ser, de sentir e de agir de um grupo, que se reflete em ações e na cultura material. Os produtos de turismo e lazer cultural, apesar de terem um forte componente de tangibilidade, atuam na mente do consumidor (turista ou não) mais fortemente por meio dos aspectos intangíveis. O grande desafio que se impõe está relacionado não mais apenas a conquistar a lembrança agradável, a posição de destaque nas emoções do consumidor em relação ao produto cultural/turístico (share of mind), mas em uma participação e fixação no emocional do consumidor (share of heart). A fidelidade ao produto do turismo cultural se dá pela boa impressão causada na viagem, no serviço ou informação recebida e no conhecimento adquirido. A grande jogada das ações de marketing no turismo é a transformação do turista em um propagador das vantagens de se vivenciar a experiência.

Assinale a alternativa que não se traduz em aspectos intangíveis determinantes para o sucesso de projetos pessoais ligados ao psicológico do consumidor e sua motivação.

  • A.

    satisfação pessoal

  • B.

    realização de sonhos

  • C.

    busca por novos conhecimentos

  • D.

    reconhecimento social

  • E.

    retorno financeiro e ascensão social

Na realidade brasileira, a cultura e o lazer cultural são quase figuras de retórica. Durante muitos anos a função de administrar, divulgar e executar atividades culturais foi atribuição exclusiva do poder público. Tais circunstâncias levaram os administradores de museus, de casas de cultura e de núcleos históricos passíveis de utilização turística a adotar posturas passivas. Aguardavam-se os visitantes, não havia interesse em promoção ou em projetos de incentivo ao turismo cultural.

Hoje a mentalidade começa a se modificar. Conceitos de marketing são utilizados na gestão dos bens culturais. Dentre outras ferramentas, está a utilização da teoria dos 4Ps, o market mix, que, se aplicada de maneira inteligente, pode contribuir para o desenvolvimento das atividades de cultura e turismo cultural.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que representa a composição descrita na teoria dos 4Ps de marketing.

  • A.

    Praça, Preço, Produto e Potencial de mercado

  • B.

    Preço, Produto, Potencial de mercado e Políticas públicas

  • C.

    Praça, Preço, Produto e Promoção

  • D.

    Promoção, Preço, Produto e Propaganda

  • E.

    Preço, Produto, Posição e Praça

Com base no enunciado a seguir, responda às questões 53 a 56.

Assinale a alternativa que apresente as questões eminentemente voltadas para as parcerias com empresas privadas e patrocinadores.

  • A.

    I, III, V, XII e XIII.

  • B.

    V, VI, VII, X e XV.

  • C.

    II, III, IV, V, XV.

  • D.

    V, VI, VIII, X. XV.

  • E.

    I, V, VI, X, XI, XV.

Com base no enunciado a seguir, responda às questões 53 a 56.

Assinale a alternativa que apresente as questões que mantêm estreita relação com os benefícios ou impactos que incidirão sobre a população local.

  • A.

    II, IV, IX, XII e XIII.

  • B.

    I, IV, IX, X e XII.

  • C.

    I, III, V, VII e XIII.

  • D.

    IV, V, VIII, XI e XIII.

  • E.

    I, IV, IX, XII e XIII.

Com base no enunciado a seguir, responda às questões 53 a 56.

Assinale a alternativa que apresente as questões que necessitam de forma imperativa da participação do poder público na sua execução.

  • A.

    I, II, VIII, IX e X.

  • B.

    I, II, IV, XI e XIV.

  • C.

    II, VIII, IX, XI e XIII.

  • D.

    VIII, IX, XI, XIII e XIV.

  • E.

    II, VIII, IX, XII e XIV.

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