Lista completa de Questões sobre Teoria em Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa correta.
"Os estímulos que causam as sensações cromáticas estão divididos em dois grupos: os das cores-luz e o das cores- pigmento. Cor-luz ou luz colorida é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca. Sua expressão máxima é a luz solar, por reunir, de forma equilibrada todos os matizes existentes na natureza. Cor-pigmento é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela."
(Israel Pedrosa, 1980)
De acordo com a definição de Cor-luz e Cor-Pigmento, acima citada e analisando as figuras abaixo, assinale a alternativa CORRETA.
A ilustração 1 representa o conceito de cor-pigmento
A ilustração 1 representa o conceito de cor-pigmento e cor-luz, respectivamente.
A ilustração 2 representa o conceito de cor-luz e cor-pigmento, respectivamente.
A ilustração 2 representa o conceito de cor-luz e cor-pigmento, respectivamente.
A ilustração 1 representa o conceito de cor-luz e a ilustração 2, cor-pigmento, respectivamente.
"Apesar da identidade básica de funcionamento dos elementos no ato de provocar a sensação colorida (os objetos físicos estimulando o órgão visual), a cor apresenta uma infinidade de variedades, geradas por particularidades dos estímulos, dizendo mais respeito à percepção do que à sensação. Assim, guiados pelos dados perceptivos, os estudiosos do assunto propuseram uma classificação e nomenclatura das cores, segundo suas características e formas de manifestação."
(Israel Pedrosa, 1980).
Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda (classificação) com as descrições à direita (conceito).
Assinale a alternativa CORRETA.
1E - 2A - 3D - 4C - 5B - 6F
1D - 2A - 3E - 4C - 5F - 6B.
1A - 2D - 3E - 4C - 5B - 6F.
1B - 2A - 3C - 4E - 5D - 6F.
1C - 2E - 3A - 4F - 5B - 6D.
PARA A QUESTÃO 16, LEIA O TEXTO A SEGUIR.
Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa que corresponde às três facetas da Proposta Triangular.
A criação, a leitura da obra e a contextualização.
O desenho de ornatos, o desenho geométrico e o canto orfeônico
O produto dos trabalhos em arte, os trabalhos manuais e o esquema de luz e sombra
Noções de proporção e perspectiva, esquema de luz e sombra e construções gráficas para ilustrar as aulas.
O conhecimento do professor acerca de arte, a habilidade manual, a organização dos alunos e a memorização do aluno a cerca dos grandes artistas.
São estruturas elementares da composição:
a forma, a linha e o suporte.
o ritmo, equilíbrio e simetria
as tintas, a ordem estética e a unidade na composição.
a simetria, a forma e o equilíbrio
a hierarquia estética, a simetria e os valores cromáticos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre o entendimento da Arte como conhecimento, é correto afirmar que:
a Arte tem por objetivo único representar a realidade.
a Arte é conhecimento porque se baseia, unicamente, na experiência sensível da percepção.
o conhecimento artístico não tem como objetivo compreender e definir leis gerais que expliquem porque as coisas são e como são.
no caso do conhecimento artístico, o domínio do imaginário é irrelevante.
Com relação aos conceitos e à importância da arte, julgue os seguintes itens.
Arte pode ser conceituada como pura linguagem em que se manifesta o máximo esforço realizado pelo homem para se expressar do modo mais belo, original e perfeito.
Com relação aos conceitos e à importância da arte, julgue os seguintes itens.
Obra de arte é todo trabalho que produz emoção estética.
Com relação aos conceitos e à importância da arte, julgue os seguintes itens.
O conceito de beleza e perfeição de uma obra de arte é o mesmo em qualquer época e cultura e independe da subjetividade do artista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...