Questões sobre Teoria em Arte

Lista completa de Questões sobre Teoria em Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • C. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Considere as afirmativas a seguir:

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • B. Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
  • C. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

"Os estímulos que causam as sensações cromáticas estão divididos em dois grupos: os das cores-luz e o das cores- pigmento. Cor-luz ou luz colorida é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca. Sua expressão máxima é a luz solar, por reunir, de forma equilibrada todos os matizes existentes na natureza. Cor-pigmento é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela."

(Israel Pedrosa, 1980)

De acordo com a definição de Cor-luz e Cor-Pigmento, acima citada e analisando as figuras abaixo, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    A ilustração 1 representa o conceito de cor-pigmento

  • B.

    A ilustração 1 representa o conceito de cor-pigmento e cor-luz, respectivamente.

  • C.

    A ilustração 2 representa o conceito de cor-luz e cor-pigmento, respectivamente.

  • D.

    A ilustração 2 representa o conceito de cor-luz e cor-pigmento, respectivamente.

  • E.

    A ilustração 1 representa o conceito de cor-luz e a ilustração 2, cor-pigmento, respectivamente.

"Apesar da identidade básica de funcionamento dos elementos no ato de provocar a sensação colorida (os objetos físicos estimulando o órgão visual), a cor apresenta uma infinidade de variedades, geradas por particularidades dos estímulos, dizendo mais respeito à percepção do que à sensação. Assim, guiados pelos dados perceptivos, os estudiosos do assunto propuseram uma classificação e nomenclatura das cores, segundo suas características e formas de manifestação."

(Israel Pedrosa, 1980).

Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda (classificação) com as descrições à direita (conceito).

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    1E - 2A - 3D - 4C - 5B - 6F

  • B.

    1D - 2A - 3E - 4C - 5F - 6B.

  • C.

    1A - 2D - 3E - 4C - 5B - 6F.

  • D.

    1B - 2A - 3C - 4E - 5D - 6F.

  • E.

    1C - 2E - 3A - 4F - 5B - 6D.

PARA A QUESTÃO 16, LEIA O TEXTO A SEGUIR.

Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa que corresponde às três facetas da Proposta Triangular.

  • A.

    A criação, a leitura da obra e a contextualização.

  • B.

    O desenho de ornatos, o desenho geométrico e o canto orfeônico

  • C.

    O produto dos trabalhos em arte, os trabalhos manuais e o esquema de luz e sombra

  • D.

    Noções de proporção e perspectiva, esquema de luz e sombra e construções gráficas para ilustrar as aulas.

  • E.

    O conhecimento do professor acerca de arte, a habilidade manual, a organização dos alunos e a memorização do aluno a cerca dos grandes artistas.

São estruturas elementares da composição:

  • A.

    a forma, a linha e o suporte.

  • B.

    o ritmo, equilíbrio e simetria

  • C.

    as tintas, a ordem estética e a unidade na composição.

  • D.

    a simetria, a forma e o equilíbrio

  • E.

    a hierarquia estética, a simetria e os valores cromáticos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o entendimento da Arte como conhecimento, é correto afirmar que:

  • A.

    a Arte tem por objetivo único representar a realidade.

  • B.

    a Arte é conhecimento porque se baseia, unicamente, na experiência sensível da percepção.

  • C.

    o conhecimento artístico não tem como objetivo compreender e definir leis gerais que expliquem porque as coisas são e como são.

  • D.

    no caso do conhecimento artístico, o domínio do imaginário é irrelevante.

Com relação aos conceitos e à importância da arte, julgue os seguintes itens.

Arte pode ser conceituada como pura linguagem em que se manifesta o máximo esforço realizado pelo homem para se expressar do modo mais belo, original e perfeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos conceitos e à importância da arte, julgue os seguintes itens.

Obra de arte é todo trabalho que produz emoção estética.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos conceitos e à importância da arte, julgue os seguintes itens.

O conceito de beleza e perfeição de uma obra de arte é o mesmo em qualquer época e cultura e independe da subjetividade do artista.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...