Lista completa de Questões sobre Teoria em Arte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Arte deve ser compreendida como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Sobre as afirmações abaixo, ocorridas a partir da segunda metade do século XX, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.
I. ( ) Surgiram os cursos de História da Arte, ultrapassando as hegemonias do Desenho Geométrico, do Desenho Técnico, da Geometria Descritiva e do Desenho Pedagógico.
II. ( ) O ensino da música, antes predominantemente baseado no Canto Orfeônico, começou a ser modificado nos anos de 1960 com a introdução de novos métodos da Educação Musical no trabalho escolar.
III. ( ) A Lei 5692/71, responsável pela reforma do ensino de 1º e 2º graus no Brasil, passou a considerar a Arte como experiência de sensibilização e conhecimento genérico.
IV. ( ) Com o estabelecimento da Lei 5692/71, nas escolas, a Arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar. Além disso, os professores de Arte deveriam atender a todas as linguagens artísticas com um sentido de prática polivalente.
V. ( ) Para ajudar no enfrentamento e na superação dos problemas, ausências e distorções do Ensino da Arte, foram organizadas, a partir de 1972, as Associações de Arte-Educadores em diversos estados do Brasil.
Marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:
A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O ensino das artes não se relaciona à dimensão social das manifestações artísticas.
A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Aprender a perceber, a sentir e a articular a arte dissocia-se das funções das escolas e da sociedade.
A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A arte pode ter função criadora na construção do devir humano.
A educação artística foi incluída no currículo escolar em 1971 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Porém, somente a partir da atual LDB (Lei n.º 9.394/1996), a arte passou a ser considerada disciplina obrigatória na educação básica. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem. Os rituais, as tradições e os saberes de uma comunidade, um povo ou um grupo podem ser fonte de conteúdos para o ensino de artes.
Artes - Teoria em Arte - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Com relação às mudanças ocorridas no ensino da Arte, pode-se afirmar que, até o início do ano 1980, o compromisso que sustentava o referido ensino era apenas com o desenvolvimento da expressão pessoal do aluno (livre expressão), ideia claramente influenciada pelo movimento Modernista. Para os adeptos do referido movimento, entre os fatores envolvidos na criatividade, o de máximo valor era a:
Artes - Teoria em Arte - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Nas afirmativas:
O que importa é o processo criador da criança e não o produto que realiza, Aprender a fazer, fazendo e A arte adulta deve ser mantida fora dos muros da escola, pelo perigo da influência que pode macular a genuína e espontânea expressão infantil, a concepção de ensino da Arte evidenciada refere-se à tendência:
Artes - Teoria em Arte - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
No livro Arte na Educação Escolar, as autoras propõem algumas orientações metodológicas para um planejamento da atuação profissional docente preocupado com a experiência e o crescimento cultural/artístico do estudante. Conhecer a prática social e cultural vivida pelos alunos com relação aos aspectos artísticos, estéticos e históricos abordados nas unidades do programa; identificar ao mesmo tempo o que lhes falta saber sobre o assunto são diretrizes ou objetivos considerados pelas autoras como:
Artes - Teoria em Arte - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Se a Arte é tratada somente como um grito da alma, não estamos oferecendo uma educação nem no sentido cognitivo, nem no sentido emocional.
(Ana Mae Barbosa)
Uma prática pedagógica que articule a criação, a análise e o conhecimento da produção artística e estética da humanidade, compreendendo-a histórica e culturalmente, pressupõe uma concepção da Arte, sobretudo, como:
Artes - Teoria em Arte - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Os Parâmetros Curriculares Nacionais Arte para o ensino fundamental definem objetivos gerais para o ensino da Arte. Um dos objetivos gerais definidos pelo referido documento, é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...