Questões de Artes da Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ)

Lista completa de Questões de Artes da Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Pré-História é um dos períodos mais fascinantes da história humana. O território brasileiro possui um valioso patrimônio arqueológico, em que podem ser encontradas inúmeras representações de figuras humanas e de animais, em cenas de grande dinamismo. Um dos sítios arqueológicos brasileiros mais importantes fica estado do Piauí, no local denominado:

  • A. Sambaqui da Barra do Rio Itapitangui
  • B. Serra da Lua de Monte Alegre
  • C. Parque Nacional da Serra da Capivara
  • D. Ilha dos Martírios de Xambioá
  • E. Lagoa da Cerca Grande de Matozinhos

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou a pintura no final do século XIX. A grande modificação técnica utilizada pelos pintores impressionistas está relacionada, principalmente, com o seguinte aspecto:

  • A. representação realista e tridimensional
  • B. contrastes de preto e branco
  • C. linhas e cores dramáticas
  • D. volume e dimensão das formas
  • E. efeitos das cores e da luz

Sua cerâmica surpreende o observador pela harmonia graciosa das pequenas figuras que expressam, com poesia, a vida nas cidades do interior nordestino. Está se referindo ao famoso escultor sertanejo brasileiro chamado:

  • A. Aldemir Martins
  • B. Mestre Vitalino
  • C. Heitor dos Prazeres
  • D. Mestre Ataíde
  • E. Rubem Valentim

Piet Mondrian foi um dos mais importantes inovadores da arte abstrata, no início do século XX. Em muitos de seus trabalhos, ele utilizava apenas linhas verticais e horizontais e as cores vermelho, amarelo e azul, que são classifi cadas pela seguinte nomenclatura:

  • A. análogas
  • B. primárias
  • C. quentes
  • D. secundárias
  • E. complementares

A atividade artística está relacionada aos modos de vida e produção de uma sociedade. No século XX, a velocidade e o movimento característicos da vida humana nessa época foram reproduzidos, fundamentalmente, pela arte denominada:

  • A. cinematográfica
  • B. fotográfica
  • C. performática
  • D. conceitual
  • E. ambiental

Vários autores, em seus estudos, apresentam algumas definições para o Folclore. De acordo com Felipe (2004), o Folclore é uma manifestação com características determinantes de cunho:

  • A. erudito, essencial e moderno
  • B. tradicional, erudito e durável
  • C. popular, durável e moderno
  • D. funcional, tradicional e essencial
  • E. coletivo, popular e funcional

Os movimentos artísticos nascem a partir do contexto histórico e geralmente contestam os preceitos dos movimentos anteriores. O surgimento da Dança Moderna se caracterizou pela rejeição ao rigor acadêmico do Balé Clássico e teve Isadora Duncan como precursora. Uma de suas principais fontes inspiradoras tem origem na:

  • A. Rússia
  • B. Itália
  • C. Grécia
  • D. França
  • E. Alemanha

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte apresentam princípios para nortear o trabalho do professor nas aulas de dança. Um desses princípios é o da “dança como expressão humana”. Um dos conceitos propostos pelo referido princípio é a:

  • A. integração na criação de sequência de movimentos
  • B. identificação das qualidades de movimento de outros alunos
  • C. pesquisa de grupos de dança e manifestações culturais
  • D. experimentação de movimentação com mudança de ritmo
  • E. diversidade na produção das modalidades e estilos

"Vou voltar / Sei que ainda vou voltar / Para o meu lugar....."

O cenário, o Rio de Janeiro, Maracanãzinho lotado, com o público vaiando a música vencedora do III Festival Internacional da Canção – “Sabiᔠcomposição de dois grandes nomes da música brasileira – Tom Jobim e Chico Buarque. Como afirma Albin (2003), a plateia não reconheceu a mensagem que, embora sutil, protestava contra o regime militar do país e era uma paráfrase ao poema de Gonçalves Dias denominado:

  • A. Ainda uma vez – Adeus
  • B. Últimos Cantos
  • C. I-Juca Pirama
  • D. Seus Olhos
  • E. Canção do Exílio

Em todos os exercícios propostos por Viola Spolin (1998), os “times” (grupos de atuação) são escolhidos aleatoriamente. Para ela, os alunos devem aprender a se relacionar com todos. Isto está relacionado com a própria atuação, pois muitos atores tornam-se dependentes de maneirismos de outras pessoas e coisas. Com o mesmo objetivo que fundamenta a proposta da escolha aleatória dos “times”, a autora considera altamente recomendável, no desenvolvimento do curso, exceto:

  • A. a mudança de salas
  • B. o uso de palcos circulares
  • C. o recurso de marcação por área do espaço cênico
  • D. a improvisação diante de câmeras e microfones
  • E. a utilização do proscênio
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...