Lista completa de Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir das ideias suscitadas pelo texto, julgue os itens subsequentes, acerca de arte e cultura no Brasil.
As esculturas em barro de Mestre Vitalino podem ser entendidas como expressões de sentimentos e experiências de indivíduos que sofreram o impacto da civilização industrial.
A partir das ideias suscitadas pelo texto, julgue os itens subsequentes, acerca de arte e cultura no Brasil.
Nas obras dos mestres do barro do Vale do Jequitinhonha (MG) ou do Alto do Moura, em Caruaru (PE), são representados o ciclo da vida e suas etapas e os ritos sociais, como namoro, casamento, escola e brincadeiras infantis.A partir das ideias suscitadas pelo texto, julgue os itens subsequentes, acerca de arte e cultura no Brasil.
As paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, no Espírito Santo, confeccionam utensílios em barro utilizando o mesmo processo de fabricação indígena.
A partir das ideias suscitadas pelo texto, julgue os itens subsequentes, acerca de arte e cultura no Brasil.
A vitalidade da cultura popular no Brasil desconsidera a viola caipira, os cancioneiros, os folguedos, a literatura de cordel, as invenções e bricolagens, bem como as festas profanas e os rituais religiosos.
A partir das ideias suscitadas pelo texto, julgue os itens subsequentes, acerca de arte e cultura no Brasil.
O folclore, como campo de estudo no Brasil, tem sua origem na busca de definição da identidade brasileira e preservação de elementos simbólicos materiais e imateriais de pertencimento de grupos e formas de manifestação.
O material determina as formas e não o oposto escreveu o crítico Nikolai Tarabukin ao definir o Construtivismo russo, mediante a observação de alguns trabalhos do artista Vladimir Tatlin. Considerando essas informações e a figura apresentada acima, julgue os próximos itens.
O movimento concretista brasileiro compunha-se de dois grupos principais: um de São Paulo, com orientação menos dogmática em relação aos princípios da arte concreta, e outro do Rio de Janeiro, com orientação mais ortodoxa.
Tendo as figuras I, II e III como referência, julgue os itens seguintes.
A obra representada na figura II, na qual os espectadores vestem parangolés (espécies de capas), ganha existência e sentido com o movimento livre e improvisado de cada espectador que veste o parangolé e que, com isso, transforma-se em escultura viva de movimento.
Tendo as figuras I, II e III como referência, julgue os itens seguintes.
Na obra apresentada na figura III, que compõe a série denominada Bichos, é proposta uma abordagem diferente à obra de arte, que pode ser manipulada pelo espectador, que passa a ser uma espécie de participante da obra.
Julgue os itens seguintes, considerando as ideias suscitadas pelo texto e a trajetória política do ensino da arte no Brasil.
A reforma educacional de 1971 inseriu no currículo educacional a ideia de arte como prática polivalente (artes plásticas, música e artes cênicas).
Julgue os itens seguintes, considerando as ideias suscitadas pelo texto e a trajetória política do ensino da arte no Brasil.
As primeiras influências educacionais no Brasil ocorreram no período colonial, decorrentes da atuação dos jesuítas, que introduziram a dicotomia entre as artes liberais e a dos ofícios manuais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...