Lista completa de Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, considerando as ideias suscitadas pelo texto e a trajetória política do ensino da arte no Brasil.
A institucionalização do ensino da arte no Brasil ocorreu com a divisão do território brasileiro em capitanias hereditárias.
A partir do conceito de arte desenvolvido por Gombrich, julgue os itens de 97 a 100, relativos à arte na educação brasileira.
O conceito de arte como expressão da humanidade estimula a construção de habilidades cognitivas e favorece o desenvolvimento de propostas significativas e interdisciplinares.
A partir do conceito de arte desenvolvido por Gombrich, julgue os itens de 97 a 100, relativos à arte na educação brasileira.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica introduzem o conceito de arte como linguagem ao incorporar a proposta triangular e seus eixos articuladores no processo de ensino e aprendizagem.
A partir do conceito de arte desenvolvido por Gombrich, julgue os itens de 97 a 100, relativos à arte na educação brasileira.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a flexibilidade da estrutura curricular estabelece concepções e técnicas para o ensino da arte com uma prática descontextualizada da aprendizagem.
A partir do conceito de arte desenvolvido por Gombrich, julgue os itens de 97 a 100, relativos à arte na educação brasileira.
O conceito de arte como linguagem pressupõe estratégia pedagógica que contemple a transdisciplinaridade e o aspecto transmetodológico.
Tendo como referência a obra reproduzida na figura VIII, julgue os itens que se seguem.
Tendo como referência a obra reproduzida na figura VIII, julgue os itens que se seguem.
A educação artística foi incluída no currículo escolar em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de então. A partir da atual LDB Lei n.º 9.394/1996 , a arte passou a ser considerada disciplina obrigatória na educação básica.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A cultura e os saberes de uma comunidade, ou de um povo, podem constituir conteúdos importantes para as disciplinas de artes.
Tendo em vista que a arte, no contexto educativo, é uma poderosa ferramenta no processo de construção da cidadania, e que o contato com as várias linguagens artísticas é fundamental para a educação, capacitando o aluno para a apreciação da arte, desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico, julgue os itens de 88 a 93.
Os elementos e temas de cultura popular devem ser explorados, estritamente, na produção do artesanato.
Por ser um país formado por culturas e etnias diversas, o Brasil é um país multicultural, que reúne, em seu território, várias influências de populações distintas. Em geral, gradativamente, esses vários elementos culturais vão-se integrando em uma miscigenação de credos e de todo o tipo de manifestações culturais. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Arte e cultura popular são manifestações homogêneas e inexoravelmente presas a estereótipos, não pertencendo a um tempo ou lugar específicos.
Por ser um país formado por culturas e etnias diversas, o Brasil é um país multicultural, que reúne, em seu território, várias influências de populações distintas. Em geral, gradativamente, esses vários elementos culturais vão-se integrando em uma miscigenação de credos e de todo o tipo de manifestações culturais. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Falar em cultura popular é falar de um fenômeno que agrega referências tradicionais, porém em constante movimento e transformação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...