Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as obras e os textos precedentes, julgue os itens a seguir, no que se refere ao uso das linguagens da arte moderna e contemporânea.

A obra Estrada principal estradas secundárias estrutura-se sem a presença de uma composição, devido à apresentação de formas semelhantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as obras e os textos precedentes, julgue os itens a seguir, no que se refere ao uso das linguagens da arte moderna e contemporânea.

Ao entender as obras de Klee e Long como mensagens visuais, o público, como receptor dessas mensagens, está apto a compreendê-las integralmente, independentemente de seus contextos históricos, artísticos e culturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as obras e os textos precedentes, julgue os itens a seguir, no que se refere ao uso das linguagens da arte moderna e contemporânea.

A comparação entre os textos apresentados evidencia a preocupação formal, na contemporaneidade, e a preocupação conceitual, na modernidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de apreciação da arte, o qual permite ao indivíduo refletir sobre questões que tangenciam, por exemplo, a organização dos elementos que compõem as diferentes linguagens artísticas,

  • A. envolve e depende exclusivamente da percepção visual, como mecanismo que permite observar pequenos detalhes.
  • B. envolve o exercício conjunto do pensamento, da intuição, da sensibilidade e da imaginação.
  • C. exige domínio específico de padrões eruditos de formação acadêmica.
  • D. depende de valores morais, éticos, religiosos e sexuais apreendidos no contexto escolar.
  • E. depende de uma formação ampla, vivenciada em outras culturas, países e do domínio de línguas estrangeiras.

A Pop Art surgiu em meados da década de 50 do século passado no Reino Unido e no fim da mesma década nos Estados Unidos da América. Entre os expoentes britânicos incluem-se Eduardo Paolozzi e Richard Hamilton; entre os norte-americanos, Jasper Johns e Robert Rauschenberg. Seu maior expoente é Andy Warhol, cujo legado é inegável.

Considerando a obra Marylin Dyptich, de Andy Warhol, e os múltiplos aspectos relacionados à Pop Art, assinale a opção correta.

  • A. A Pop Art utilizava contrastes e tonalidades estritamente baseados na forma como o mundo se apresenta aos olhos.
  • B. A Pop Art ambicionava conscientizar o espectador sobre os perigos do sexo e da vaidade feminina relacionados à condição de estrelas hollywoodianas.
  • C. Na Pop Art, a estratégia/recurso de repetição da imagem tinha como propósito o reforço da importância e identidade das celebridades.
  • D. A Pop Art desafiava as Belas Artes, por incorporar imagens e ícones da cultura popular, bem como da publicidade e das mídias impressas.
  • E. Na Pop Art, apesar da contradição, as regras de composição eram rígidas e seguiam uma lógica de inspiração renascentista.

Muitas são as linguagens e suportes artísticos, e suas origens remontam a épocas e períodos historicamente diversificados. No que diz respeito às artes visuais, as linguagens e(ou) suportes originadas no século XX são

  • A. desenho, fotografia e xilogravura.
  • B. arte computacional, cerâmica e linoleogravura.
  • C. aquarela, intervenção urbana e serigrafia.
  • D. cianotipia, encáustica e litografia.
  • E. instalação, performance e vídeoarte.

A arte africana baseia-se na representação dos usos e costumes das tribos africanas, com objetos funcionais e simbólicos. Uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos é a escultura, com destaque para as máscaras, meio de expressão mais popular da arte africana. O material mais utilizado na feitura das máscaras africanas, que representam um canalizador para, por exemplo, a incorporação de espíritos e forças mágicas, é

  • A. o barro.
  • B. o bronze.
  • C. o marfim.
  • D. a madeira.
  • E. o ouro.

Os versos apresentados constituem trecho inicial da canção “ABsurdo” apelidada de “marcha maluca” pelos autores, que criticavam, em tom pejorativo, um movimento artístico do século XX, lançado em 1909 pelo italiano Filipo Tommaso Marinetti. Esse movimento foi o

  • A. Cubismo, que se caracterizou pela decomposição, geometrização e representação das formas naturais e dos objetos em sua totalidade.
  • B. Romantismo, caracterizado pelo subjetivismo e pela liberdade de temas e de composição na expressão de estados emocionais.
  • C. Tropicalismo, que uniu elementos da cultura nacional a outros da arte pop e da vanguarda erudita.
  • D. Antropofagismo, que combinou elementos nativos brasileiros às tendências europeias modernas e à arte de vanguarda.
  • E. Futurismo, movimento modernista baseado em uma concepção dinâmica da vida e no combate ao culto do passado e da tradição.

O movimento artístico da década de 60 do século XX que pretendia romper as fronteiras entre o erudito e o popular, o moderno e o antigo, o nacional e o internacional e que apontou o caráter sincrético e mestiço da cultura brasileira foi o

  • A. futurismo.
  • B. sincretismo.
  • C. modernismo.
  • D. tropicalismo.
  • E. antropofagismo.

Considerando a obra e os textos anteriormente apresentados, julgue os seguintes itens, no que concerne a diferentes modos e categorias de percepção e criação artístico-estética.

Para Luquet, diferentes processos cognitivos fazem que a percepção estética e a representação gráfica da criança e do adolescente sejam distintas das do adulto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...