Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Artes da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um(a) compositor(a) erudito(a) brasileiro(a), do século XX, é considerado(a) principal responsável pela criação de uma linguagem musical de cunho peculiarmente brasileiro, por suas obras conterem nuances e tonalidades das culturas regionais brasileiras misturadas com elementos das canções indígenas e populares. Assinale a opção que apresenta o nome desse(a) compositor(a) e o movimento artístico ou ao gênero musical ao qual se filia.

  • A. Jos¨¦ Maur¨ªcio Nunes Garcia ¨D Classicismo
  • B. Heitor Villa-Lobos ¨D Nacionalismo
  • C. Chiquinha Gonzaga ¨D Samba
  • D. Carlos Gomes ¨D Romantismo
  • E. Chiquinha Gonzaga ¨D Choro

O folclore maranhense é marcado por uma grande pluralidade de danças e festividades. O Bumba Meu Boi, em seus variados sotaques, é considerado a típica dança maranhense, em decorrência de sua popularidade. O Bumba Meu Boi

  • A. é uma dança com ritmo musical marcado pela batida das mãos e pés dos dançarinos.
  • B. é uma dança em forma de desafio, praticada apenas por homens.
  • C. é uma mistura entre dança e encenação em torno da lenda da morte e ressureição do boi.
  • D. é uma mistura entre dança e encenação em torno da lenda de um jovem guerreiro que sozinho defendeu sua tribo de uma tribo rival.
  • E. é uma dança de roda de origem indígena e uma das principais fontes rítmicas da lambada.

O bumba meu boi do Maranhão, reconhecido como patrimônio cultural do Brasil, possui determinadas características regionais, denominadas de sotaques, que se constituem de ritmos, instrumentos, indumentárias e danças próprios. Entre esses sotaques, são reconhecidos aqueles relativos a

  • A. matraca, zabumba, orquestra, costa de mão e baixada.
  • B. matraca, cazumba, orquestra, Cururupu e Pindaré.
  • C. ilha, cazumba, orquestra, boi de mamão e Pindaré.
  • D. zabumba, Pindaré, Cururupu, pandeiro e ilha.
  • E. ilha, Guimarães, orquestra, boi de mamão e Pindaré.

O sotaque de bumba meu boi de que trata o texto apresentado e que também é reconhecido pelo pandeiro e pelo modo de tocá-lo é o

  • A. zabumba ou bumba meu boi de Guimarães.
  • B. bumba meu boi de Pindaré.
  • C. bumba meu boi da ilha ou matraca.
  • D. bumba meu boi de Cururupu.
  • E. bumba meu boi de orquestra.

A seguir, estão apresentados padrões de escrita de sons que representam duas matracas diferentes sendo tocadas. Nas linhas referentes às matracas 1 e 2, cada X representa um pulso acentuado e cada ponto (.), uma pausa.

Com base nessas informações, é correto afirmar que o ritmo do som emitido pelas matracas 1 e 2 é de

  • A. 6 contra 5.
  • B. 4 contra 3.
  • C. 8 contra 7.
  • D. 3 contra 2.
  • E. 7 contra 6.

O emprego simultâneo de duas ou mais estruturas rítmicas diferentes é denominado

  • A. polirritmia.
  • B. polissomia.
  • C. polissemia.
  • D. politomia.
  • E. politonalidade.

O balé moderno de Jean Cocteau, Parade, tem como tema a festa popular parisiense, música de Éric Satie (da qual fazem parte sons de máquinas de escrever, sirene, garrafas de leite, pistola, piano), direção de Serge Diaghilev, coreografia de Léonide Massine e figurinos do pintor cubista Pablo Picasso. A obra, do ano de 1917, insere-se no contexto da expansão da sociedade de massa e no interesse crescente dos artistas pelos temas populares ou, ainda, por sua difusão nos espaços da elite.

Entrar em contato com uma obra como essa e seu contexto possibilita ao professor desenvolver nos estudantes as seguintes habilidades e competências:

  • A. criticar a divisão de classes no contexto artístico.
  • B. compreender a falta de rigor e os critérios artísticos do início do século XX.
  • C. compreender os aspectos de inovação e articulação de múltiplas linguagens.
  • D. criticar sujeitos sociais e sua produção equivocada.
  • E. valorizar a racionalidade como critério artístico.

O objetivo do Movimento Armorial era valorizar a cultura popular do Nordeste, buscando construir uma arte erudita a partir das raízes populares da cultura do país. O movimento tinha interesse por diversas linguagens artísticas, como a música, a pintura, a literatura, a dança, o teatro, o cinema e a arquitetura. Um dos membros fundadores desse movimento, surgido em 1970, em Pernambuco, foi

  • A. Antonio Nobrega.
  • B. Antonio Madureira.
  • C. Ariano Suassuna.
  • D. Catulo da Paixão Cearense.
  • E. Gilvan Samico.

Considerando as obras e os textos precedentes, julgue os itens a seguir, no que se refere ao uso das linguagens da arte moderna e contemporânea.

Ao criar uma linha no solo em Uma linha feita pela caminhada, calcada por seu próprio caminhar, Richard Long, integrante da Land Art, transforma as relações entre arte e natureza, alargando os sentidos do papel da arte e do artista frente ao meio ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as obras e os textos precedentes, julgue os itens a seguir, no que se refere ao uso das linguagens da arte moderna e contemporânea.

Na obra de Klee, o trapézio é um elemento visual importante, devido à relação estabelecida com os demais elementos da obra.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...