Questões de Artes da COPEVE/ UFAL

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Em relação à origem do Teatro no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A. O teatro brasileiro teve sua origem no século XVI, quando o Brasil passou a ser colônia de Portugal. Os Jesuítas vieram para catequizar os índios e trouxeram suas influências culturais, como a literatura e o teatro.
  • B. O teatro brasileiro teve sua origem no século XVI, quando os Jesuítas chegaram ao Brasil e, assim, desenvolveram práticas teatrais construídas a partir das referências indígenas.
  • C. O teatro brasileiro teve sua origem a partir da invasão holandesa no século XVII, época em que os holandeses trouxeram técnicas de interpretação e mímica.
  • D. A origem do teatro brasileiro se deu no século XVI, com a chegada dos negros e seus conhecimentos específicos sobre dança e movimento.
  • E. O teatro brasileiro se originou com a chegada dos espanhóis ao Brasil no século XIX.

Rudolf Laban, criador da dança moderna na Alemanha, desenvolveu um sistema de criação e notação do movimento que revolucionou o pensamento da dança até os dias atuais. Esse sistema foi construído buscando uma dança

  • A. criada a partir de obras de esculturas gregas.
  • B. extremamente feita de códigos e passos.
  • C. ilustrada por uma narrativa literária.
  • D. livre de códigos pré-estabelecidos.
  • E. criada a partir da música.

Dadas as características do Teatro Realista e Naturalista,

I. Os personagens são pessoas comuns, e, portanto, não idealizados. Os temas mais recorrentes são ligados ao cotidiano, fraquezas humanas e também aos problemas de ordem social. A linguagem utilizada nos textos de dramaturgia da época é simples, coloquial e objetiva.

II. Enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Teve como objetivo a produção de uma arte que estava sendo destruída pelo racionalismo. Combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente.

III. Retratação da sociedade de uma forma bem objetiva. Abordagem da existência humana de forma materialista.

O homem é encarado como produto biológico. verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, II e III.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II, apenas.
  • E. I, apenas.

Dadas as afirmativas quanto ao gênero cênico Teatro de Rua,

I. É uma modalidade teatral em que os atores utilizam seu corpo e sua voz a serviço da construção estética no espaço aberto, sobretudo nas cidades.

II. A improvisação nesse gênero cênico existe tanto como elemento estético, ou seja, utilizado como característica da própria apresentação, quanto como elemento técnico de construção técnica dos atores, dos personagens, do texto, da própria cena.

III. O trabalho do ator no Teatro de Rua necessita do exagero, tanto na construção física dos seus personagens como na voz.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. II, apenas.

No teatro grego, os escritores trágicos recorriam aos mitos como estímulo para o processo de criação, e os espectadores, que conheciam esses mitos, apreciavam as apresentações por meio da adaptação realizada pelo viés artístico. Sobre essa perspectiva, é correto afirmar:

  • A. o mito sobre Antígona debate questões individuais.
  • B. o conflito da peça Antígona não reflete a atualidade.
  • C. a protagonista Antígona aceita a lei imposta por Creonte.
  • D. os escritores trágicos reconhecidos são Ésquilo, Sófocles e Téspis.
  • E. a tragédia Antígona expõe o conflito entre o direito divino e o humano.

Durante três séculos, a Commedia dell’arte fascinou o público se destacando por apresentar um teatro que requeria um grande desempenho dos atores tanto na parte prática quanto em conhecimento. Sobre suas características, assinale a alternativa correta.

  • A. As máscaras utilizadas eram Pantaleão – velho avarento apaixonado pelas jovens; Doutor – médico ou advogado; Arlequim – uma figura desconhecida; Capitão – militar fanfarrão, entre outros.
  • B. Na apresentação, os atores seguiam os canevas que continham apenas os fatos principais; oportunizavam, assim, a criação, por meio de improvisação.
  • C. Cada personagem apresentava traços de caráter e de comportamento de forma contrária às máscaras que usavam.
  • D. As companhias de Commedia dell‘arte começaram a se formar na França.
  • E. A herança da Commedia dell’arte não reflete na atualidade.

A improvisação teatral é um procedimento que favorece o desenvolvimento do psicofísico dos alunos, assim como potencializa a criação das cenas no processo de criação de uma montagem teatral. O processo de ensino aprendizagem por meio da improvisação é uma metodologia que poderá ser realizada de várias formas. Nesse contexto, dadas as afirmativas,

I. Há várias propostas de jogos de improvisação, mas, no Brasil, existem somente os jogos do teatro oprimido.

II. Na contemporaneidade, muitos grupos de teatro utilizam a improvisação no momento da apresentação, ou seja, trabalham com o espetáculo em processo, construído juntamente com os espectadores.

III. A improvisação utiliza o coringa, que é a denominação do jogador que realiza a mediação com o público, técnica do teatro fórum, caracterizada por não discutir assuntos sociais.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. II, apenas.

Sobre o Teatro Contemporâneo, assinale a alternativa correta.

  • A. O espectador não é encarregado de organizar impressões e conferir alguma coerência à obra.
  • B. Há uma reafirmação da quarta parede no processo de encenação cênica.
  • C. A tendência é trabalhar a encenação interativa e a produção de textos coletivos.
  • D. O Espaço/Tempo da ação cênica é uniforme.
  • E. A encenação contemporânea torna-se una.

Berthold Brecht interroga-se sobre a função do texto dentro do conjunto da realização cênica, sobre as possibilidades que ele oferece de representar diversos significados, tratando das várias possibilidades e interpretações do texto, além de intervir no mesmo, concomitantemente, com inserções de novos elementos cênicos ou gráficos como músicas (os songs), tabuletas, projeções, inscrições, diagramas etc. (ROUBINE, p.76). Esses elementos e termos formam a teoria do “Distanciamento” criada por Brecht, que consiste

  • A. em deixar claro para os espectadores que o espetáculo não é uma imitação do real, mas uma simulação de um objeto fictício, alterando os diálogos, mixando comentários e situações nos personagens, criticando-os, ao mesmo tempo em que os expõem em seus dramas.
  • B. na representação fiel da realidade fazendo com que o espectador se emocione com toda a beleza proporcionada pela estética do espetáculo.
  • C. em fazer os espectadores se emocionarem ao ponto de não pensar e refletir sobre as questões postas em cena.
  • D. em deixar os espectadores emocionados com a interpretação exageradamente dramática dos atores.
  • E. na imitação do real sem crítica e sem abordagem reflexiva.

As imagens apresentadas referem-se a qual conceito do Sistema Laban criado por Rudolf Von Laban?

  • A. Movimento uniforme.
  • B. Percepção física.
  • C. Biopolítica.
  • D. Cinesfera.
  • E. Rizoma.
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