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"O Belo manifesta-se [...] por intermédio dos juízos estéticos ou juízos de gosto, fundamentados na satisfação interior, desinteressada, de caráter contemplativo, proveniente das representações ou intuições". Essa afirmação de Benedito Nunes em Introdução à filosofia da arte, refere-se à definição da experiência estética na obra do filósofo
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
A história da arte no Brasil é fundamental para a formação de nossa identidade cultural. Nessa história, um elemento social foi importante para a solidificação dos saberes artísticos e para o ensino das artes visuais pintura, desenho, escultura, instalação, performance, fotografia e cinema), tendo colocado o Brasil no roteiro das grandes ações mundiais em artes visuais. Trata-se do (da)
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Roque de Barros Laraia, em seu livro Cultura: um conceito antropológico 2006), define cultura como um sistema dinâmico que, no amplo sentido etnográfico, inclui conhecimentos, crenças, arte, moral e leis, costumes e quaisquer outros hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Nesse universo, o artesanato tem deixado de ser algo apenas utilitário para receber também a qualificação de objeto artístico, dada a qualidade de sua execução. Enquadra m)-se nessa definição o as)
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São características do Modernismo brasileiro:
Os objetivos de uma verdadeira educação artística na escola podem ser definidos, segundo Porcher, por meio da democratização do acesso à arte. Assim, o autor indica três princípios para a educação artística:
No que diz respeito ao ensino das artes visuais, ainda hoje se discute no Brasil se "o que importa para a criança é o processo ou o produto". Os objetivos, os métodos e os conteúdos do ensino das artes visuais podem estar ligados à função da arte na sociedade e à função da arte na escola. Duas categorias de justificativas para o ensino de arte têm determinado a função educacional das artes visuais o
Os elementos constitutivos da obra de arte que nos permitem compreendê-la foram definidos por Ostrower como "os conceitos mundializados sobre mensagem visual". Esses elementos são:
Para ler e interpretar a obra de arte, é preciso perceber sua distribuição espacial – a chamada "composição artística" –, ou seja, a maneira como o autor utiliza os elementos da sintaxe visual, distribuindo-os no espaço bidimensional. A composição artística pode ser
Segundo Ostrower, criar é, basicamente, formar dar uma forma a) fenômenos que foram relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos. Assim, o artista tem a possibilidade de reescrever o mundo em uma ótica pessoal. Nos anos 70 e 80, quando a arte paraense extrapolou as fronteiras regionais e apareceu até em Bienais, um artista paraense fez uma releitura das tramas da arte marajoara em suas obras. Esse artista foi
Durante aproximadamente quatro séculos, o ensino de arte no Brasil baseou-se na concepção da arte como técnica. Uma prova de que ainda hoje, nas práticas escolares, adota-se essa concepção é o (a)
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