Questões de Artes da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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O estilo Gótico apresentou três fases mais remarcáveis. São elas, da mais antiga para a mais recente:

  • A.

    Estilizada, Lanceolada e Complexa

  • B.

    Radiante, Soturna e Flamejante

  • C.

    Lanceolada, Radiante e Flamejante

  • D.

    Lanceolada, Flamejante e Barroca

  • E.

    Flamejante, Compacta e Estilizada

No texto abaixo, E. H. Gombrich faz uma comparação entre a pintura dos povos setentrionais, situados no norte da Europa, e a pintura italiana do mesmo período. A que época artística o Historiador da arte se referia a fazer tal comparação?

  • A.

    século XV, na passagem do Gótico para o Renascimento

  • B.

    século XVIII, durante o abandono da pintura Gótica e a adoção do Barroco

  • C.

    século XII, na transição do Românico para o Gótico

  • D.

    século XIX, com a passagem do Neoclassicismo para o Romantismo

  • E.

    século XVI, na fase maneirista da pintura, quando pontificou a arte de El Greco

O texto que vem a seguir traduz o pensamento de um grande educador brasileiro.

Considerando a idéia chave que o texto possui ao vincular o ato da leitura com a realidade objetiva na qual se insere o leitor, aponte, nas opções abaixo, seu idealizador:

  • A.

    Jean Piaget

  • B.

    Paulo Freire

  • C.

    Barão de Macaúbas

  • D.

    Augusto Rodrigues

  • E.

    Darcy Ribeiro

Analice Pillar faz distinção entre a "leitura" de uma obra de arte e sua eventual "releitura". Para essa autora, a releitura é:

  • A.

    um tipo de plágio, pois recorre ao processo criativo alheio, reproduzindo-o na obra de um outro artista menos criativo

  • B.

    um tipo de cópia feita sobre a obra de um mesmo autor. Para Analice, apenas os autores podem rever criticamente as suas próprias obras

  • C.

    a mesma coisa que cópia, mas sem se configurar necessariamente num ato de má-fé

  • D.

    sempre praticada pelos artistas de vanguarda

  • E.

    um processo criativo, se o seu autor tiver a intenção de recriar a obra dentro de um novo contexto

Os estágios de compreensão estética propostos por Abigail Housen aparecem ordenados corretamente na opção:

  • A.

    Descritivo, narrativo; Construtivo; Classificativo; Interpretativo; Re-criativo

  • B.

    Classificativo; Perceptivo; Descritivo; Interpretativo; Normativo

  • C.

    Avaliativo; Classificativo; Retórico; Normativo; Re-criativo

  • D.

    Descritivo, narrativo; Informativo; Descritivo; Classificativo; Fruitivo

  • E.

    Classificativo; Normativo; Retórico; Re-criativo; Avaliativo

A renomada "Escolinha de Arte" foi uma experiência pedagógica no campo das artes, que apresentou as seguintes características históricas:

  • A.

    foi concebida em Brasília por Darcy Ribeiro, sensibilizado pelos ensinamentos de Lionello Venturi no campo das artes

  • B.

    fundada por Rodolfo Amoedo na Bahia, ignorou todos os modelos europeus e instituiu uma teoria totalmente brasileira

  • C.

    adaptando o modelo da antiga Academia Imperial de Belas-Artes, usou os ensinamentos de Joachin Lebreton depois da Proclamação da República

  • D.

    se organizou em São Paulo logo após a Semana de Arte Moderna de 1922, tendo sido dirigida por Di Cavalcanti

  • E.

    foi fundada no Rio de Janeiro por Augusto Rodrigues, inspirada nos ensinamentos de Herbert Read, autor da obra "Educação pela Arte"

A pedagogia da "Escola Nova" se situa na história da educação artística brasileira como uma linha pedagógica que:

  • A.

    enfatiza a expressão, preocupa-se com o método e com o aluno, sendo essencialmente de natureza experimental, como também fundamentada na Psicologia e na Biologia

  • B.

    ressalta o papel das dinâmicas interativas, preocupando-se com a Sociologia e a Antropologia em suas construções criativas

  • C.

    aprimora a introspecção como fator de auto-avaliação didático-pedagógica, fomentando o trabalho de auto-conhecimento e de avaliação participativa, a partir do estudo da Psicopedagogia

  • D.

    exalta o ensino a distância como paradigma da formação estética e criativa no campo das artes visuais, procurando pontos de contato entre as diversas formas tecnológicas de conhecimento

  • E.

    reitera o papel do saber racional como base para o conhecimento artístico destinado a provir uma sociedade tecnológica e pautada no sistema produtivo industrial, fundamentando-se no estudo da Geometria

A pedagogia "Tecnicista", criada em países industrializados em meados do século XX e chegada ao Brasil na década de 1960 e 1970, se caracteriza pelo fato de:

  • A.

    o professor e o aluno ganharem o mais alto status no ambiente escolar por constituírem a base do processo ensino-aprendizagem nas escolas de arte

  • B.

    o professor e os responsáveis dos alunos terem posição de destaque, já que a educação tecnicista valoriza o ambiente familiar como base do processo educativo

  • C.

    os responsáveis pelos alunos e a direção da escola terem posição secundária, uma vez que o mais importante é o aluno e os quadros administrativos da escola

  • D.

    o professor e o aluno assumirem uma posição secundária, pois o elemento principal é o sistema técnico de organização da aula e do curso

  • E.

    a tecnologia assumir papel fundamental ao lado do aluno e do professor, cujos interesses e necessidades passam a fundamentar toda a estratégia de ensino

Ao comentar o trabalho de Maria Helena Martins, segundo a qual a leitura das imagens pode ser (a) "uma decodificação mecânica" e (b) "um processo de compreensão", Analice Pillar diz que essas duas visões são:

  • A.

    complementares, pois ao lermos as coisas utilizamos, simultaneamente, as duas

  • B.

    excludentes, porque ambas jamais podem ser compreendidas num mesmo processo

  • C.

    recíprocas, já que uma e outra interagem continuamente na desconstrução do olhar

  • D.

    problemáticas, uma vez que é preciso tornar o olhar uma experiência complexa e revolucionária

  • E.

    colaterais, considerando a idéia de paralelismo que ambas expressam

Para Heloísa Ferraz, a pedagogia tradicional, ministrada no Brasil do século XIX, caracteriza, historicamente, por considerar o ensino da arte:

  • A.

    subordinado à religião, em que os alunos conheciam técnicas de pintura e escultura sacras

  • B.

    relacionado à tecnologia eletrônica e ao estudo da percepção interativa

  • C.

    um confronto com as imposições da censura de um governo marcado pela arbitrariedade e exclusão

  • D.

    destinado às fábricas, marcado pelo estudo de Desenho e de ornatos importados, em que os conteúdos eram considerados verdades absolutas

  • E.

    um conhecimento que alcançou seu apogeu, sendo seguido até os dias de hoje

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