Questões de Artes da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Artes da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando analisamos obras de arte devemos sempre lembrar que elas participam ativamente das ambiências e manifestações estéticas de nossa vida quotidiana, tanto direta, quanto indiretamente. Nesse sentido, ao longo dos estudos escolares, não devemos esquecer dos componentes que se inter-relacionam no processo artístico, para que possamos entender e refletir convenientemente sobre o fazer artístico: os autores/artistas, os produtos artísticos/obras de arte. Nesse processo, o papel do público/audiência/espectadores:

  • A.

    não faz a menor diferença no processo;

  • B.

    contribui apenas para a manutenção do artista, sem nenhuma influência sobre a obra ou sua percepção/apreciação;

  • C.

    não é relevante, apesar de seus diferentes modos e níveis de saber admirar, gostar, apreciar e julgar, culturalmente aprendidos.

  • D.

    contribui apenas para a manutenção do artista, influenciando sua obra.

  • E.

    é ativamente participativo, por meio de seus diferentes modos e níveis de saber, admirar, gostar, apreciar e julgar.

Segundo os pressupostos da Metodologia Triangular para o ensino da arte, difundida e orientada no Brasil principalmente por Ana Mae Barbosa, para que o aluno domine o conhecimento em arte, é necessário integrar três facetas fundamentais desse conhecimento. O tripé sugerido por essa metodologia fica completo quando além de proporcionar o contato com os fatos acerca da história da arte e a análise de obras, o professor também concentra esforços:

  • A.

    em ensinar ao aluno as técnicas da pintura;

  • B.

    em preparar avaliações escritas acerca de todo o conteúdo trabalhado;

  • C.

    no fazer artístico dos alunos;

  • D.

    no contato dos alunos com o maior número possível de reproduções;

  • E.

    no conhecimento das datas mais importantes dessa história.

A Metodologia Triangular encontra um paralelo, na educação musical, na proposta de Keith Swanwick conhecida como modelo T.E.C.L.A. Seu modelo propõe que os conteúdos sejam trabalhados de forma vinculada, favorecendo o desenvolvimento cognitivo de forma integral. Nenhum dos cinco aspectos indicados pela sigla devem ser priorizados ou desprezados. Essa sigla refere-se à técnica, à execução, à literatura, à apreciação e:

  • A.

    à classificação;

  • B.

    à composição;

  • C.

    à cultura;

  • D.

    ao conhecimento;

  • E.

    ao concerto.

A história da educação escolar em arte no Brasil mostra que no início do século XX o ensino de arte tinha um sentido utilitário de preparação técnica para o trabalho. Valorizava-se a repetição de modelos, que vinham geralmente de fora do país. Do ponto de vista metodológico, os professores encaminhavam os conteúdos por meio de atividades que seriam fixadas pela repetição e tinham por finalidade exercitar a vista, a mão, a inteligência, a memorização, o gosto e o senso moral. Esse tipo de ensino estava interessado principalmente no produto do trabalho escolar e a relação professoraluno era bastante autoritária. Estamos falando aqui da:

  • A.

    Metodologia Triangular para o ensino da arte;

  • B.

    Pedagogia Tradicional para o ensino da arte;

  • C.

    Pedagogia Nova para o ensino da arte;

  • D.

    Pedagogia Libertadora para o ensino da arte;

  • E.

    Metodologia Libertadora para o ensino da arte.

Augusto Rodrigues, artista pernambucano que liderou a criação da Escolinha de Arte do Brasil, em 1948, no Rio de Janeiro, estruturou sua proposta nos moldes e princípios da:

  • A.

    Pedagogia Tradicional;

  • B.

    "Educação Através da Arte";

  • C.

    Pedagogia Libertadora;

  • D.

    Pedagogia Tecnicista;

  • E.

    "Educação e Arte".

Um dos movimentos mais significativos do ensino da arte no século XX teve grande contribuição de um autor inglês, que publicou, entre outros, os livros "Educação pela Arte" e "A Redenção do Robô". Seu nome é:

  • A.

    Herbert Read;

  • B.

    John Dewey;

  • C.

    Viktor Lowenfeld;

  • D.

    Robert Saunders;

  • E.

    Vicent Lanier.

No sistema aditivo de cores, as cores primárias são:

  • A.

    azul, magenta e vermelho;

  • B.

    ciano, magenta e verde;

  • C.

    azul, verde e vermelho;

  • D.

    ciano, verde e vermelho;

  • E.

    azul, ciano e magenta.

No corte de perfil abaixo, os elementos 1, 2 e 3, indicados pelas setas são, respectivamente:

  • A.

    talude de corte; ponto de crista; talude de aterro;

  • B.

    talude de aterro; ponto de passagem; talude de corte;

  • C.

    talude de corte; ponto de passagem; talude de corte;

  • D.

    talude de aterro; ponto de crista; talude de aterro;

  • E.

    talude de corte; ponto de passagem; talude de aterro.

As curvas de nível apresentadas abaixo, nas plantas 1 e 2, representam, respectivamente:

  • A.

    vertente e vale;

  • B.

    vale e garganta;

  • C.

    vale e vertente;

  • D.

    garganta e vale;

  • E.

    vertente e garganta.

Nos projetos de arquitetura, observando a convenção ilustrada abaixo, a linha "traço e ponto" e o sentido da seta representam, respectivamente:

  • A.

    plano secante e parte descartada do corte;

  • B.

    contorno de secção e parte remanescente do corte;

  • C.

    eixo de secção e parte remanescente do corte;

  • D. plano secante e visada do observador do corte;
  • E. contorno de secção e visada do observador do corte.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...