Questões de Artes da SOLER Instituição Soler de Ensino

Lista completa de Questões de Artes da SOLER Instituição Soler de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Teorizada por Ana Mae Barbosa, a Proposta Triangular para o ensino de arte tem como uma de suas finalidades:

  • A.

    Promover a integração entre alunos de classes sociais diferentes.

  • B.

    Eliminar as práticas artísticas de ensaios nas escolas.

  • C.

    Ensejar estudos de planejamento educacional.

  • D.

    Desenvolver no aluno habilidades de leituras de obras de arte.

Ensinar arte significa articular três campos conceituais: a criação/produção, a percepção/análise e o conhecimento da produção artístico-estética da humanidade, compreendendoa histórica e culturalmente. Esses três campos conceituais estão presentes nos PCN-Arte e, são respectivamente, denominados:

  • A.

    Fruição, reflexão e produção.

  • B.

    Produção, reflexão e fruição.

  • C.

    Reflexão, produção e fruição.

  • D.

    Produção, fruição e reflexão.

Ao professor de arte, é importante:

  • A.

    Aperfeiçoar-se, continuamente, em seus “saberes sobre arte e sobre o ser professor de arte”, para intermediar a formação artística e estética dos alunos.

  • B.

    Não interferir em momento algum na produção do aluno, para que o mesmo desenvolva atividades totalmente livres e sem qualquer base.

  • C.

    Repetir as mesmas aulas em todas as séries, independente da faixa etária e interesses.

  • D.

    Criticar sempre para impor respeito.

Destacou-se como escultor. Entre as suas esculturas evidenciam-se “Pietà” (1499) e “David” (1501-1504). Quando esculpiu Pietà o artista tinha apenas 23 anos. Entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina no Vaticano.

O texto se refere a:

  • A.

    Leonardo Da Vinci.

  • B.

    Rafael Sanzio.

  • C.

    Michelangelo.

  • D.

    Rodin.

“O teatro no ensino fundamental leva a criança a compreender e estar habilitada para se expressar na linguagem dramática” (PCN).

Com esse critério, o professor poderá, entre outras coisas, avaliar se o aluno desenvolve capacidade de:

  • A.

    Técnica, interação e raciocínio.

  • B.

    Teoria, motivação e memória

  • C.

    Atenção, concentração e observação.

  • D.

    Raciocínio, intuição e competitividade.

Cabe ao professor de arte, ao ensinar conceitos e princípios:

  • A.

    Confirmar que a memorização dos conteúdos não pertence a uma rede de significações.

  • B.

    Criar múltiplas oportunidades de interação dos estudantes com esses conteúdos, variando as formas de apresentálos.

  • C.

    Criar isoladas oportunidades de interação dos estudantes com esses conteúdos, variando as formas de apresentálos.

  • D.

    Não permitir ao aprendiz chegar a definições mais complexas, através das oportunidades de interações.

É necessário que o professor conheça diversos procedimentos em arte para ensiná-los aos seus alunos. São alguns exemplos de conteúdos procedimentais que devem ser dominados pelos professores em artes visuais:

  • A.

    Pintura, desenho, gravura, silêncio, modelagem e utilização de softwares.

  • B.

    Pintura, desenho, gravura, jingle, modelagem e utilização de softwares.

  • C.

    Pintura, desenho, gravura, modelagem e utilização de softwares.

  • D.

    Pintura, desenho, gravura, coreografia, modelagem e utilização de softwares.

Roma e, sobretudo a Grécia foram retomadas como modelo. O estilo está contextualizado na época da Revolução Francesa, do império de Napoleão Bonaparte, do Iluminismo, entre outros”. Trata-se do:

  • A.

    Renascimento.

  • B.

    Rococó.

  • C.

    Romantismo.

  • D.

    Neoclassicismo.

Assinale a alternativa que revele os elementos visuais presentes na Obra do artista holandês, Piet Mondrian (1872/1944):

  • A.

    Ponto, linha, forma e cor.

  • B.

    Ponto, linha, cor e volume.

  • C.

    Linha, forma, cor e textura.

  • D.

    Cor, volume, textura; além de luz e sombra.

Sobre o Movimento Expressionista, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias do homem do século XX.

  • B.

    Na pintura, há a deformação das figuras. Para isso o artista faz uso de linhas sinuosas, o que provoca certo efeito visual e plástico.

  • C.

    Foi uma reação à pintura realista, o que justifica a existência da deformação na pintura.

  • D.

    Sobre a temática, preferência pelo patético, trágico, triste e sombrio, além dos medos e inseguranças do homem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...