Questões de Artes da Universidade Federal do Goiás (UFGO)

Lista completa de Questões de Artes da Universidade Federal do Goiás (UFGO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

A cultura visual tem sido defendida como uma possível metodologia de ensino de artes nas escolas por desenvolver

  • A. o potencial mercadológico dos sujeitos produtores de arte, bem como o seu olhar estético sobre o poder estabelecido pela sociedade e economia.
  • B. a capacidade do estudante de ler imagens de arte, a fim de apreciar e obter prazer estético no contato com as formas criativas produzidas pelos artistas.
  • C. a compreensão crítica do papel das práticas sociais do olhar e da representação visual, de suas funções sociais e das relações de poder.
  • D. a percepção visual sobre a arte e suas novas tecnologias, que representam a consolidação das relações sociais e culturais da atualidade.

Em uma abordagem formalista, pode-se descrever as poltronas da designer brasileira Júlia Krantz, enfatizando-se

  • A. formas geometrizadas com base na esfera, textura háptica e ritmo ondulado.
  • B. formas concretas baseadas na natureza, textura lisa e ritmo curvilíneo.
  • C. formas naturalistas, textura estriada e ritmo uniforme das linhas de construção.
  • D. formas orgânicas, textura visual estriada e ritmo linear contínuo.

De acordo com Pimentel (In: BARBOSA, 2002, p.114-115), a arte, em todos os tempos, sempre recorreu as inovações tecnológicas para seus propósitos, até mesmo porque necessita do que está disponível, para que algo seja criado. A autora argumenta que “ a escola se apropria das tecnologias desenvolvidas com o mesmo enfoque tradicional de supremacia do texto em detrimento ao estudo da imagem”.

Seguindo a argumentação da autora, o uso da tecnologia (informática e computação) na escola não tem favorecido o ensino de artes visuais, porque

  • A. as tecnologias na sala de aula ressignificam o repertório visual na aprendizagem cultural dos alunos.
  • B. o uso das tecnologias de imagens gera impasses na aprendizagem textual.
  • C. o programa de ensino prioriza a edição de textos e bancos de dados.
  • D. os programas e softwares são explorados como ferramenta para a alfabetização visual.

Na arte/educação contemporânea, estimula-se a utilização das redes de comunicação e o uso de softwares gráficos para

  • A. a criação individual mais consistente por meio da pesquisa na internet.
  • B. o conhecimento de como a arte informatizada contribui para as outras disciplinas.
  • C. a originalidade dos trabalhos de arte sem referência das cópias de outros artistas.
  • D. o intercâmbio e simultaneidade de operações artísticas.

As recentes metodologias para o ensino de artes investem na proposição de projetos com narrativas individuais e/ou coletivas. Pode-se justificar esse investimento pelo fato de as narrativas

  • A. transmitirem conteúdos mais eficazes da história da arte.
  • B. permitirem construir trabalhos artísticos mais refinados.
  • C. revelarem relações dos sujeitos com eles mesmos e com os outros.
  • D. facilitarem a tarefa de avaliar os conteúdos proposto no plano de aula.

 

Na atualidade é urgente a atenção às questões ambientais em todas as áreas do currículo. Na estreita ligação entre as artes visuais e o meio ambiente, pode-se destacar

  • A. a relação estética entre natureza, invenção humana e cultura que configura aspectos emergentes de uma nova cidadania.
  • B. a relação entre o artista e a natureza que pode incrementar o mercado de artes na contemporaneidade.
  • C. a aproximação entre o ser humano e o ambiente natural que gera relações estéticas existentes no passado.
  • D. a relação arte e natureza que configura uma necessidade de artistas engajados em cargos do governo.

Segundo Ana Mae Barbosa, o esforço de se entender a área de Arte-Educação ou Ensino de Arte em relação à cultura tem gerado estudos significativos que apontam a arte como cultura e

  • A. expressão.
  • B. experiência.
  • C. sensibilidade.
  • D. racionalidade.

Na década de 80, chegaram ao Brasil metodologias norteamericanas de leitura de imagens, que utilizavam as habilidades de descrever, analisar, interpretar e produzir como as bases do ensino de artes. Por mais de duas décadas, os professores brasileiros de artes encontraram dificuldades de apropriação dessas propostas, porque

  • A. a tradição do “saber fazer” que predominava no contexto brasileiro desvalorizava outras habilidades como o saber ler e interpretar.
  • B. as concepções de alfabetização visual aceitas e utilizadas no Brasil eram as formuladas pelos autores espanhóis e portugueses.
  • C. as vivências pedagógicas existentes no contexto brasileiro possuíam uma sólida base de leitura de imagem, refutando um modelo estrangeiro.
  • D. o entendimento comum dos educadores era o da incapacidade natural das crianças brasileiras para a habilidade da leitura e descrição de imagens.

O relato dessa experiência permite afirmar que as ações desenvolvidas tiveram por base procedimentos metodológicos

  • A. intradisciplinares, que envolvem diversas linguagens artísticas.
  • B. transdisciplinares, que colocam a arte como eixo transversal.
  • C. multidisciplinares, que colocam a arte e os demais campos de conhecimento num mesmo projeto ambiental.
  • D. interdisciplinares, que buscam o diálogo entre linguagens da arte e meio ambiente.

Uma das tarefas mais complexas dos professores de artes no contexto da educação formal é a avaliação. Arte-educadores, na atualidade, investem na avaliação formativa, porque

  • A. oferece parâmetros para diagnosticar o grau de originalidade.
  • B. estabelece etapas de evolução na produção de imagens.
  • C. oportuniza modificações contínuas, valorizando o processo.
  • D. permite aferir a liberdade de expressão de cada aluno.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...